Museus de Veneza: Ca´d’Oro
Dentre todas as magníficas fachadas dos palácios do Canal Grande, tem uma que consegue chamar ainda mais atenção. A Ca’d’Oro não é só um dos edifícios mais belos de Veneza, mas abriga também um museu repleto de obras e mostras interessantes.
O palácio foi construído entre 1421 e 1440 e sua fachada gótica-florida em seu vistoso emaranhado possuía elementos em ouro no projeto original, por isso o nome Ca’d’Oro, ou seja “casa de ouro”. Em 1847, ou seja, 400 anos depois, um príncipe russo comprou o edifício e realizou diversas mudanças adaptando a Ca’d’Oro ao seu gosto. Felizmente, o sucessivo proprietário, o barão Franchetti, restaurou o palácio seguindo o projeto original e devolveu à cidade uma de suas mais belas construções.
Mas não é só a fachada da Ca’d’Oro a chamar a atenção. Logo na entrada, o pátio interno é decorado com um impressionante mosaico pensado e desenhado pelo próprio barão Franchetti, que realizou a obra com diversas tipologias de mármore vindo da Grécia, Egito, Tunísia e Turquia. Uma maravilha!
O pátio interno tem ainda um poço decorado que impressiona pela perfeição de detalhes.
Os janelões do primeiro e segundo andares nos presenteiam com a sensação maravilhosa de se ver do outro lado daquela fachada símbolo de Veneza, além de proporcionar uma vista linda do Canal Grande. Já vale o passeio. É sempre muito interessante visitar os palácios museus que ficam no Canal Grande em parte por causa da decoração, mobiliário, arquitetura, mas também por poder visualizar as gôndolas, os barcos, os vaporettos e a vida que segue na cidade.
Olá Isa, precisa reservar o ingresso? Como faço isso? Obrigada mais uma vez, bjo
Cecilia,
Nao precisa reservar. O museu é muito bonito, voce vai gostar.
Um abraço,
Isa