Verdades e Mitos sobre Veneza
Um dos maiores desafios em explorar Veneza em um dia é otimizar seu tempo, já que estamos diante de uma cidade que é um verdadeiro labirinto e muito fácil de se perder. Com uma história milenar, ela apresenta um grande número de atrações, palácios, igrejas, museus, além de suas curiosidades e elementos do cotidiano como por exemplo o Mercado de Rialto.
Um ótimo aliado para te ajudar a explorar a cidade é o E-book Passeios em Veneza. Nele eu proponho 5 itinerários, entre clássico – para explorar a parte essencial da cidade e alternativos – para conhecer a verdadeira Veneza dos venezianos. Os roteiros são enriquecidos com a descrição dos monumentos, mapas ilustrados e o passo a passo para percorrer todos os itinerários.
Recebo alguns relatos apaixonados e outros nem tanto. De certo, passear pela cidade por um ou dois dias é muito pouco para tirar conclusões. Pensando em quem veio e amou, em quem veio e não teve uma boa experiência, mas também em quem ainda não conhece e sonha em conhecer, resolvi tentar esclarecer alguns mitos e verdades sobre Veneza.
Veneza cheira mal
Algumas pessoas pensam que Veneza cheira mal, mas este é mais um dos mitos que existem sobre a cidade. O que pode acontecer é que nos dias mais quentes do verão, a maré baixa possibilite o contato das algas da laguna com a atmosfera e sua consequente deterioração. Geralmente o fato acontece na zona de Porto Marghera, do outro lado da ponte que liga a “terra ferma” à ilha. O que algumas pessoas dizem por aí é que Veneza cheira mal, como se toda a cidade fosse assim durante todo o ano.. Eu nunca senti qualquer tipo de odor ruim pelos canais de Veneza, nem mesmo durante os verões mais quentes. Ah, e as águas dos canais também não são sujas como algumas pessoas dizem.
Veneza está desaparecendo
Todo mundo escuta a história de que a cada ano Veneza desaparece alguns centímetros. O fenômeno da “acqua alta”, ou seja, da maré alta, faz parte do cotidiano dos venezianos nos meses invernais. O vento que sopra do Adriático traz uma maior quantidade de água na Laguna. O normal é que a maré suba +80 cm e quando isso acontece, os pontos mais baixos da cidade, como Praça São Marcos, são afetados. A maré alta dura cerca de 3 a 4 horas e logo depois a cidade volta à normalidade. Geralmente colocam-se passarelas nos pontos afetados e as pessoas podem caminhar sem se molhar.
Quando a maré sobe + 140 cm, 59% da cidade fica alagada, mas são casos que ocorrem poucas vezes chamados marés excepcionais. Quando é previsto um aumento de +110 cm, a população é avisada com sinais sonoros. Os vaporettos podem mudar as rotas, mas funcionam normalmente. Lembrando que o fenômeno acontece nos meses de inverno, geralmente entre novembro e dezembro. Quanto à historia que Veneza irá desaparecer, os últimos estudos dizem que a cidade perde um milímetro por ano pelo cedimento do solo e o aumento do nível do mar.
Veneza é um labirinto
Sim, é verdade. Se a sua ideia é sair da estação e chegar na Praça São Marcos, pode seguir as placas Per San Marco, Per Rialto. Mas se você desviar do caminho por um instante, pode se perder no emaranhado de ruas, becos, pontes. Os endereços de Veneza são difíceis de decifrar, geralmente a casa ou estabelecimento tem um número acompanhado do nome do bairro. O endereço da Osteria Vecia Carbonera, por exemplo é Cannaregio 2329. Os mapas podem ajudar a se situar, mas na prática você pode se sentir em um verdadeiro labirinto. A notícia boa é que quando você se permite “perder” em Veneza, pode encontrar os lugares mais incríveis da viagem. E caso a coisa não esteja muito divertida, basta pedir uma ajuda a um morador. Eles estão acostumados a ajudar os turistas perdidos.
Passagens de trem – pesquise aqui as melhores ofertasOs venezianos são mal educados
Não dá pra generalizar. Quando a gente viaja para um país diferente, devemos lembrar que os usos e costumes são diferentes e devemos ser respeitosos. Você irá encontrar venezianos simpaticíssimos e disponíveis a te ajudar ou oferecer uma informação. Em uma das minhas primeiras idas a Veneza, precisei achar uma das secretarias da universidade e pedi ajuda a uma senhora, que me levou quase na porta, desviando de seu caminho. Em outros casos, os venezianos podem ser sim impacientes. Vale lembrar que não deve ser fácil viver o quotidiano em uma cidade repleta de ruas estreitas, centenas de pontes e milhares de turistas. Não dá pra adivinhar a pessoa que está na nossa frente. Se tiver uma experiência ruim com um veneziano, não pense que todos são assim.
Veneza é cara
O apelo turístico de Veneza é indiscutível. São 25 milhões de turistas por ano, e ali está boa parte da base econômica da cidade. Pense também em todas as dificuldades ligadas à logística de Veneza, o transporte das mercadorias por barco. Em várias estatísticas Veneza aparece como uma das cidades mais caras da Europa e do mundo, e frequentemente os jornais relatam casos de turistas que deixaram bons euros nos exagerados cafés da Praça São Marcos. Veneza é sim uma cidade cara, mas não é impossível economizar. Quanto a hospedagem, existem apartamentos econômicos para alugar ou os hotéis fora da ilha, que têm um custo inferior. Dá para economizar também no transporte, comprando os passes de vaporetto de acordo com o número de dias que você vai ficar na cidade. Para os museus, uma boa opção é o ingresso integrado. E se você quiser comer bem e barato pode optar pelos apertivos em osterias. Para mais dicas de onde comer em Veneza, clique aqui.
Mais mitos e verdades
Cada cidade ou região da Itália tem seus mitos na cabeça de qualquer turista. Conheça também as verdades e mitos sobre Roma, Milão e Florença nos blogs:
Em tantos anos de Itália nunca escutei nada sobre o fato dos venezianos serem mal-educados. Sempre fui bem tratada por lá. Quanto ao cheiro, também nunca senti. E quanto a se perder, bem… eu amo me perder em Veneza! Mas sempre achei placas indicando a direção de Rialto e S. Marco. E foi me perdendo em Veneza que descobri o lindíssimo laranjal no pátio da faculdade de matemática da Universidade Ca’ Foscari.
Lu,
A melhor de todas é mesmo se perder, até porque so assim é possivel encontrar esses lugares que so os venezianos conhecem. Muita gente infelizmente tem uma ideia errada de Veneza quanto aos canais e certas particularidades da cidade. Sabe que nao conheço este laranjal…. vou procurar. Bjos
Como turista de primeira viagem, já fui com o pé atrás acreditando em tudo o que acabou de relatar e no que já havia escutado sobre o lugar e confesso que o meu maior medo era dos ratos…rs
Mas foi só colocar os pés naquele lugar mágico para perceber que cada um tem uma percepção diferente de acordo com o seu estado de espírito e como passei meu aniversário por lá, estava em estado de graça e não cruzei com pessoas mal educadas nem lugares caros, pelo contrário encontrei pessoas maravilhosas e fui muito bem atendida e lembram dos ratos? Se tinha não vi nenhum.
Senti um pouco de mal cheiro perto da Praça San Marco, mas perfeitamente natural já que fui no alto verão.
Aconselho quem visita Veneza e prefere não ter que subir e descer inúmeras pontes com malas que fique em hotéis em Veneza Mestre e vá de trem até a estação Santa Lucia, existem bons hotéis bem em frente à estação e aproveite para acordar cedo e caminhar até a Praça San Marco e se perder nas inúmeras lojinhas que vai encontrar no caminho (não tão caras assim, se procurar bem), aprecie o pôr do sol naquele lugar mágico e volte de Vaporetto à estação.
Vá sem rótulos e verá que Veneza não é assim tão ruim como pintam.
Bjos
Oi,Gabriela,
Que relato bonito. Obrigada! Concordo quando diz que tudo depende também do estado de espírito. Fico feliz que tenha aproveitado a cidade e guarde esta imagem linda de Veneza. Obrigada por compartilhar sua experiência aqui.
Um abraço,
isa
Buono! Buono!!!
Muito legal tudo o que você escreveu! adorei!!
Depois quero fazer um post com as curiosidades que me perguntou. A lista de coisas peculiares de Veneza é grande.
Bjos
Isa, a questão do mal cheiro é muito engraçada, pois percebo que algumas pessoas falam sem terem conhecimento, parecem que querem desmerecer a cidade. Perguntam e eu respondo que não senti nenhum mal cheiro em Veneza, mas não acreditam, acham que eu estou deslumbrada com a cidade ahahaha.
E outra coisa, há uma confusão aobre velho e antigo. Vêem as construções antigas e acham que tudo é velho, não imaginam que por dentro tudo está muito bem conservado e moderno. A questão é que a fachada é antiga e preservada.
Beijo amore.
Querida Maria Glória,
Pois é. Esta coisa do mal cheiro eu também nunca senti, nem nos dias de calor intenso. Vai ver meu estado de graça com Veneza é permanente. Ahaha. E é verdade, dentro dos palácios é tudo tão bem conservado e bonito. Sei que você é uma innamorata de Veneza e espero que possa voltar sempre pra cá.
Bjos
Fui duas vezes a Veneza, mas já faz muito tempo! Amei e não me decepcionei! Na primeira fiquei num hotel bem baratinho, mas na segunda, a convite da tia rica, fiquei no Canal Grande! Só não andei de gôndola pq confesso que fiquei com medo!
Tina,
Também quero uma tia rica!! Rs…
Bjos, que bom que você curtiu a cidade
Amei o post, Isa. Eu estive em Veneza em novembro de 2006, nossa dez anos!, e não achei que Veneza cheirasse mal. Realmente, Veneza é muito caro. Me lembro que não comi em nenhum restaurante e comprei tudo em um supermercadinho. Bom, na época meu orçamento era de estudante. kkk. Tenho que voltar a Veneza. Que saudades desta cidade linda!
Cris,
Sim, também acho Veneza cara. Só depois que a gente conhece melhor, consegue achar um lugarzinho bom por exemplo para comer sem deixar um patrimônio. Espero que possa voltar em breve.
Bjos
Acho que esse mito de Veneza fedida é o maior deles. Nunca, nunca senti um cheiro nessa cidade que não tivesse sentido em outras pelo mundo afora.
Ótimo post!! Bjs
Magê,
Sim, concordo com você. Nem em verão de sol escaldante eu senti cheiro ruim. Mas realmente acho que é um dos mitos mais alimentados sobre Veneza.
Bjos
Adorei o post.
Isa, como a Itália está em relação a midias sociais…dizem que é mto atrasada. É vdd?
Bjos
Boa tarde.Estou escrevendo um romance e o local é Veneza.Gostaria de saber se em Veneza existe sob aquelas pontes uma caverna ou algum espaço que possa se usado como rota de fuga.Estive agora em Março mas olhando superficialmente não encontrei algum lugar que possa ser usado.Aguardo resposta.
Olá, Carminha,
Não conheço nenhum lugar com essas características. Existem pontes ou passagens fechadas entre alguns edifícios e outros, mas não cavernas ou rotas de fuga. Sinto não poder ajudar.
Isa
Eu estava com medo de estragar minha viagem com a ida a Veneza de tanto ouvir as pessoas falarem mal. No entanto, eu simplismente amei, amei amei a cidade!! É limpa, não tem cheiro ruim e a locomoção é fácil. O estilo é surpreendente!
Fernanda,
Que bom que gostou!!
isa
Boa noite estou neste momento em Veneza lugar maravilhoso lindo, estou hospedado à 5 minutos de San Marcos, nada de mau cheiro até agora td perfeito.
Que bom, Fábio.
Aproveite.
Att
Ola Isa, manda fotos internas dos palácios, meu sonho é conhecer a fascinante Veneza, infelizmente não tenho previsão de quando isso acontecerá, mas, para meu consolo mandei pintar um quadro e penduro na sala para sentir um pouco de Veneza em mim…Até meu filhinho ja aprendeu que Veneza é lindo!
Sou de lavras, Minas gerais, Brasil.
Olá,Débora,
Que legal que você tem o quadro com Veneza na sala. Espero que você possa vir com sua família ver de perto esta maravilha. No Instagram posto bastante foto. Me segue lá: @passeiosemveneza
Um abraço,
isa
Nossa, como eu amei… eu amei muito estar em Veneza! Me emociono e me lembro como se ainda estivesse lá. Eu realmente achei maravilhoso me perder (varias vezes), o clima, o cheiro… tudo me agradou. Foi minha primeira viagem internacional, amo paisagens históricas então estava encantada por tudo que via! Gostaria de retornar um dia, adoraria poder te encontrar! Obrigada pelo texto!!!
Olá,Andréia,
Que bom ler seu relato e saber que guarda boas recordações de Veneza. Espero que possa voltar.
Um abraço,
isa
Olá,
Estive em Veneza em março/2018. Estava frio e chuvoso mas nada disso atrapalhou o período que lá estive. Fiquei deslumbrada, a cidade é linda demais! O se perder e se achar faz parte do “pacote” de visita a Veneza, creio eu! E é maravilhoso! Em nenhum momento me senti incomodada com isso. Nada de mau cheiro umidade nos locais que frequentei. O preço das refeições é variável. Para encontrar preços melhores basta se afastar um pouco do grande canal e principais pontos turísticos.
Com certeza voltarei!
Olá,Ana,
Fico contente que a tua experiência em Veneza tenha sido tão agradável e feliz.
Um abraço,
Isa
Aos 52 anos fui realizar meu sonho: conhecer a minha tão amada e querida Veneza dos meus contos de fadas qdo criança. Queria encontrar uma palavra pra descrever Veneza, só em fazer esse comentário já ficou emocionado. Veneza é sonho, é vida, e mágica, e surreal. Depois da minha viagem, não tem um dia q eu não me lembre de Veneza. Amo eterno.
Olá, Antonio,
Que lindo o seu relato. Veneza é mesmo especial. Espero que você possa voltar em breve.
isa