,

5 curiosidades sobre a Praça São Marcos

O maior cartão postal de Veneza causa verdadeiro estupor. Chegar à Praça São Marcos é emocionante seja para quem a vê para primeira vez, que para quem passa por lá com certa frequência. A grandiosidade da Basílica e o imponente conjunto arquitetônico que a circunda fizeram com que não só a praça, mas toda a cidade e sua laguna figurassem a partir de 1987 na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
Difícil concentrar-se nos detalhes tendo a frente um dos lugares mais bonitos do mundo. Mas a praça tem muitos aspectos únicos e curiosos. Resolvi listar 5 deles para que na sua próxima ida a Veneza você repare bem nestes detalhes e entenda melhor a história.

1 – Os cavalos de bronze de São Marcos

5 curiosidades sobre a praça são marcos

Na fachada central da Basílica de São Marcos, estão posicionados os quatro cavalos de bronze que fizeram uma longa viagem antes de chegarem a Veneza. Em origem acredita-se que eles sejam de época romana, mas adornavam o hipódromo de Constantinopla antes que os venezianos saqueassem a cidade e levassem-nos embora, em 1204, durante a IV Cruzada. Em 1254, os cavalos foram posicionados no terraço da Basílica de São Marcos, onde ficaram até 1797, quando Napoleão invadiu a cidade e os levou para Paris. Eles serviram de inspiração para os cavalos do Arco do Triunfo do Carrossel. Finalmente em 1815, após a Batalha de Waterloo, os cavalos voltaram à Serenissima. Hoje os cavalos originais estão no Museu da Basílica para proteger-los da poluição e riscos. No terraço da basílica estão as cópias idênticas.

2 – Os Tetrarcas

5 curiosidades sobre a praça são marcos (2)

Na lateral da Basílica de São Marcos, esta estranha escultura chama a atenção. Uma escultura retrata quatro homens, abraçados dois a dois com ar bem misterioso. A peça também foi trazida de Constantinopla no mesmo período dos cavalos e existem algumas histórias sobre sua origem. Popularmente os venezianos os chamam de os quatro ladrões porque segundo a lenda, eles representam quatro homens que foram petrificados no momento que tentavam roubar os tesouros de São Marcos. A interpretação mais aceitável é de que representem os comandantes do Império Romano divididos entre império do Oriente e império do Ocidente. Seriam Diocleziano, Massimiliano, Galerio e Costanzo.

3 – A Torre do Relógio

5 curiosidades sobre a praça são marcos

Um dos elementos mais interessantes da Praça São Marcos, a Torre possui um relógio construído no século XV, que à época indicava informações importantes aos navios que partiam do bacino de São Marcos em direção ao Oriente. O relógio indica horas, meses, fases lunares e signos do zodíaco. Em cima do relógio, estão as estátuas em bronze de dois homens, conhecidos como i mori di Venezia. São eles que por meio de um mecanismo se movem e batem os sinos do relógio. Reparem que um moro tem barba e aparência mais velha e o outro é mais jovem. Eles representam o passado e o futuro. O moro velho bate o sino dois minutos antes da hora certa e o moro jovem dois minutos depois.

4 – O Leão de São Marcos

5 curiosidades sobre a praça são marcos (3)

O leão alado é o símbolo de Veneza e é encontrado nas praças de todas as cidades que estiveram sob domínio da República Vêneta. Na Praça São Marcos são pelo menos 14 os leões alados. A pracinha que fica ao lado da igreja é o lugar preferido para quem quer tirar uma foto com o uma das estátuas. O leão é representado com o livro do evangelho aberto, com a escrita Pax Tibi Marce Evangelista Meus, Paz a te, Marcos, meu evangelista. Diz a lenda que um anjo teria dito estas palavras a São Marcos quando ele se encontrava na laguna, anunciando assim, que ali o evangelista encontraria repouso eterno. O leão alado simboliza a força da palavra do evangelista.

5 – As esculturas nas esquinas do Palazzo Ducale

5 curiosidades sobre a praça são marcos

As três esquinas do Palazzo Ducale, que dão para praça e para o bacino de São Marcos, possuem esculturas muito interessantes. A decoração do palácio e suas janelas, em estilo gótico veneziano, parece uma renda e deixa todo mundo de boca aberta. Mas você não pode deixar de reparar as três esculturas, que também impressionam. São elas: O Juízo de Salomão, Adão e Eva com a serpente e a Embriaguez de Noé.
Na sua próxima viagem a Veneza, depois de passado o inicial estupor pela beleza impressionante do conjunto, não deixe de observar estes cinco elementos curiosos. Conhecer estas e outras informações sobre a cidade, torna a sua experiência ainda mais rica.
17 replies
  1. Daniel
    Daniel says:

    Chegando em Veneza nos próximos dias. Separei 5 dias para conhecer Veneza e seus arredores.

    Obrigado pelas dicas!

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Daniel,
      Fez muito bem. Voce tera tempo para conhecer muitas coisas. Depois volte aqui pra contar como foi.
      Um abraço,
      Isa

  2. Daniela
    Daniela says:

    Muito legal! Parabéns por explorar de forma tão brilhante essa cidade que muitos conhecem de forma tão superficial.
    Veneza é bela, sempre bela, mas sabendo e entendendo sua história, seus detalhes e suas entranhas, tudo fica mais rico e deslumbrante de se apreciar!

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Muito obrigada. Quando a gente tem um pouco de informaçao antes de ir, a experiencia é muito mais rica. Concordo. Pra mim é um prazer ler e estudar sobre a cidade e compartilhar é uma alegria.
      Te espero aqui em muito breve.
      Bjos

  3. Tania
    Tania says:

    Isa, amooooo seus snaps!! São adoráveis e esclarecedores! Parabéns!! Tenho aprendido muito com vc e tendo acesso à lugares q ainda não fui em Veneza! E com certeza, nunca mais vou passar entre as colunas do item 4, depois q vc disse q execuções aconteciam ali e que os venezianos não passam, hehe. Grande abraço!!

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Tania,
      Obrigada pela tua companhia. Fico feliz que siga e que goste das explicações e dos passeios. Ah,sim, evite a coluna. Rs.
      Um abraço,querida

  4. Maurilucio Castro
    Maurilucio Castro says:

    Gostei muito do seu texto. Vou seguir suas dicas. Estou aqui em Veneza e estou amando a viajem.

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Alyson,
      Quando vierem encontraremos com certeza, espero em breve.
      Um bjão pra vcs,

      Isa

  5. maria sueli candeo
    maria sueli candeo says:

    DELICIA RELEMBRAR OS DIAS QUE PASSEI EM VENEZA…..PRETENDO VIAJAR PARA ITALIA COM MINHAS FILHAS….IREMOS A TREVISO…OS DESCENDENTES DO PAI DELAS ERA DE TREVISO..FAMILIA SMANIOTTO…PARABENS PELAS INDICAÇÕES…..BJS

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Maria Sueli,
      Que bom! Tenho certeza que vão adorar Treviso.
      Um abraço,
      isa

  6. Laura Barroso
    Laura Barroso says:

    Um dia realizarei meu sonho de ir a Itália e pretendo conhecer Florença,veneza e mais uma cidade …
    Nossa parece tão romântica tão misteriosa tão linda,cada paisagem ah comida ai ai um dia irei a Itália..

Comments are closed.