5 curiosidades sobre a Praça São Marcos
O maior cartão postal de Veneza causa verdadeiro estupor. Chegar à Praça São Marcos é emocionante seja para quem a vê para primeira vez, que para quem passa por lá com certa frequência. A grandiosidade da Basílica e o imponente conjunto arquitetônico que a circunda fizeram com que não só a praça, mas toda a cidade e sua laguna figurassem a partir de 1987 na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
Difícil concentrar-se nos detalhes tendo a frente um dos lugares mais bonitos do mundo. Mas a praça tem muitos aspectos únicos e curiosos. Resolvi listar 5 deles para que na sua próxima ida a Veneza você repare bem nestes detalhes e entenda melhor a história.
Na fachada central da Basílica de São Marcos, estão posicionados os quatro cavalos de bronze que fizeram uma longa viagem antes de chegarem a Veneza. Em origem acredita-se que eles sejam de época romana, mas adornavam o hipódromo de Constantinopla antes que os venezianos saqueassem a cidade e levassem-nos embora, em 1204, durante a IV Cruzada. Em 1254, os cavalos foram posicionados no terraço da Basílica de São Marcos, onde ficaram até 1797, quando Napoleão invadiu a cidade e os levou para Paris. Eles serviram de inspiração para os cavalos do Arco do Triunfo do Carrossel. Finalmente em 1815, após a Batalha de Waterloo, os cavalos voltaram à Serenissima. Hoje os cavalos originais estão no Museu da Basílica para proteger-los da poluição e riscos. No terraço da basílica estão as cópias idênticas.
Na lateral da Basílica de São Marcos, esta estranha escultura chama a atenção. Uma escultura retrata quatro homens, abraçados dois a dois com ar bem misterioso. A peça também foi trazida de Constantinopla no mesmo período dos cavalos e existem algumas histórias sobre sua origem. Popularmente os venezianos os chamam de os quatro ladrões porque segundo a lenda, eles representam quatro homens que foram petrificados no momento que tentavam roubar os tesouros de São Marcos. A interpretação mais aceitável é de que representem os comandantes do Império Romano divididos entre império do Oriente e império do Ocidente. Seriam Diocleziano, Massimiliano, Galerio e Costanzo.
Um dos elementos mais interessantes da Praça São Marcos, a Torre possui um relógio construído no século XV, que à época indicava informações importantes aos navios que partiam do bacino de São Marcos em direção ao Oriente. O relógio indica horas, meses, fases lunares e signos do zodíaco. Em cima do relógio, estão as estátuas em bronze de dois homens, conhecidos como i mori di Venezia. São eles que por meio de um mecanismo se movem e batem os sinos do relógio. Reparem que um moro tem barba e aparência mais velha e o outro é mais jovem. Eles representam o passado e o futuro. O moro velho bate o sino dois minutos antes da hora certa e o moro jovem dois minutos depois.
O leão alado é o símbolo de Veneza e é encontrado nas praças de todas as cidades que estiveram sob domínio da República Vêneta. Na Praça São Marcos são pelo menos 14 os leões alados. A pracinha que fica ao lado da igreja é o lugar preferido para quem quer tirar uma foto com o uma das estátuas. O leão é representado com o livro do evangelho aberto, com a escrita Pax Tibi Marce Evangelista Meus, Paz a te, Marcos, meu evangelista. Diz a lenda que um anjo teria dito estas palavras a São Marcos quando ele se encontrava na laguna, anunciando assim, que ali o evangelista encontraria repouso eterno. O leão alado simboliza a força da palavra do evangelista.
As três esquinas do Palazzo Ducale, que dão para praça e para o bacino de São Marcos, possuem esculturas muito interessantes. A decoração do palácio e suas janelas, em estilo gótico veneziano, parece uma renda e deixa todo mundo de boca aberta. Mas você não pode deixar de reparar as três esculturas, que também impressionam. São elas: O Juízo de Salomão, Adão e Eva com a serpente e a Embriaguez de Noé.
Na sua próxima viagem a Veneza, depois de passado o inicial estupor pela beleza impressionante do conjunto, não deixe de observar estes cinco elementos curiosos. Conhecer estas e outras informações sobre a cidade, torna a sua experiência ainda mais rica.
Chegando em Veneza nos próximos dias. Separei 5 dias para conhecer Veneza e seus arredores.
Obrigado pelas dicas!
Daniel,
Fez muito bem. Voce tera tempo para conhecer muitas coisas. Depois volte aqui pra contar como foi.
Um abraço,
Isa
Muito legal! Parabéns por explorar de forma tão brilhante essa cidade que muitos conhecem de forma tão superficial.
Veneza é bela, sempre bela, mas sabendo e entendendo sua história, seus detalhes e suas entranhas, tudo fica mais rico e deslumbrante de se apreciar!
Muito obrigada. Quando a gente tem um pouco de informaçao antes de ir, a experiencia é muito mais rica. Concordo. Pra mim é um prazer ler e estudar sobre a cidade e compartilhar é uma alegria.
Te espero aqui em muito breve.
Bjos
Isa, amooooo seus snaps!! São adoráveis e esclarecedores! Parabéns!! Tenho aprendido muito com vc e tendo acesso à lugares q ainda não fui em Veneza! E com certeza, nunca mais vou passar entre as colunas do item 4, depois q vc disse q execuções aconteciam ali e que os venezianos não passam, hehe. Grande abraço!!
Oi,Tania,
Obrigada pela tua companhia. Fico feliz que siga e que goste das explicações e dos passeios. Ah,sim, evite a coluna. Rs.
Um abraço,querida
Gostei muito do seu texto. Vou seguir suas dicas. Estou aqui em Veneza e estou amando a viajem.
Maurilucio,
Que bom. Aproveite.
Isa
Adorei o post, impossível não amar Veneza!
Sensacional esse texto, Isa.
Dá mais voltado ainda de voltar correndo pra Veneza e reparar em cada detalhe.
Um abraço.
Alyson
Alyson,
Quando vierem encontraremos com certeza, espero em breve.
Um bjão pra vcs,
Isa
DELICIA RELEMBRAR OS DIAS QUE PASSEI EM VENEZA…..PRETENDO VIAJAR PARA ITALIA COM MINHAS FILHAS….IREMOS A TREVISO…OS DESCENDENTES DO PAI DELAS ERA DE TREVISO..FAMILIA SMANIOTTO…PARABENS PELAS INDICAÇÕES…..BJS
Oi,Maria Sueli,
Que bom! Tenho certeza que vão adorar Treviso.
Um abraço,
isa
Um dia realizarei meu sonho de ir a Itália e pretendo conhecer Florença,veneza e mais uma cidade …
Nossa parece tão romântica tão misteriosa tão linda,cada paisagem ah comida ai ai um dia irei a Itália..
Laura,
Espero que possa conhecer a Itália.
isa
Oi, tudo bem ? gostei do seu site ! sempre que puder
voltarei aqui para acompanhar suas publicações. Parabéns !
Olá,Rafael,
Obrigada!!
Isa