5 fatos que nunca te contaram sobre Veneza

Veneza por si só é um mistério. A própria construção da cidade anexando pequenas ilhas e levantando palácios sobre um ambiente insólito já é um feito fascinante. Mas a cidade guarda em sua história fatos e curiosidades que reforçam a atmosfera misteriosa e a admiração do visitante. Listei e fatos que nunca te contaram sobre Veneza e que certamente te farão sonhar ainda mais com este destino tão sedutor.

1 – A palavra CIAO nasceu em Veneza

sophia-loren-in-canne-1959
A saudação mais usada na Itália – aqui Ciao se usa seja para dar “Oi” que para realmente “dar tchau” – vem de uma expressão tipicamente veneziana. Antigamente ao se cumprimentarem pelas calles e campi, os venezianos diziam: “s’ciavo vostro”, ou seja, vosso escravo, como quem diz “a vosso dispor”. Com o tempo, a contração da expressão derivou na palavra s’ciavo (o CI se lê chi) e depois ciao.

2- Em Veneza nasceu a primeira mulher com curso superior do mundo

Bem próximo à Ponte de Rialto, em um palácio no Canal Grande, uma placa indica a casa onde viveu Elena Lucrezia Corner Piscopia. A jovem, filha de um importante procurador e de uma mulher do povo, conseguiu o doutorado em Filosofia, em 1678, na importante universidade de Padova. Elena estudava música, matemática, teologia, astronomia e conhecia línguas como grego, latino, hebraico, francês, espanhol e italiano. Morreu aos 38 anos.

3- Foi publicado o primeiro livro de bolso da história

aldo-manuzio
Poucos sabem, mas Veneza foi um dos maiores centros europeus de tipografia. Aqui, na primeira metade do século XVI, era impressa quase a metade de todos os livros produzidos na Itália. Em 1501, Aldo Manuzio, editor, gramático e humanista, quis criar um livro com uma leitura ágil, simples e fácil de transportar, já que os livros na época eram enormes e muito pesados. Manuzio dobrou várias páginas até chegar a um formato de bolso. Foi ele também a introduzir a letra cursiva nos livros. O primeiro livro de bolso publicado foi Il Canzoniere, do poeta Francesco Petrarca.

4 – Os irmãos Lumière fizeram o primeiro filme em movimento da história do cinema

 lumiere-brothers
O primeiro registro que se tem na história do cinema é a saída dos operários de uma fábrica e a chegada de um trem em uma estação na França. As imagens foram captadas e projetadas pelos irmãos Lumière em Paris. Meses depois, em julho de 1895, os irmãos chegaram a Veneza para apresentarem seus trabalhos. Encantados com a cidade, Louis e Auguste subiram em um vaporetto e percorreram o Canal Grande com o cinematógrafo ligado. Captaram assim as primeiras imagens em movimento da história do cinema.

5 – Veneza foi a primeira nação no mundo a abolir a escravidão

o-milagre-do-escravo-tintoretto-veneza
Já no ano de 876, uma lei promulgada pelo doge Orso Partecipazio, proibia o comércio ou a troca de escravos e condenava os estrangeiros que o fizessem. Existiam escravos em Veneza, que serviam as famílias nobres, mas a troca e o comércio eram terminantemente proibidos e punidos com a mutilação, morte ou a retirada dos bens. O grande controle da República neste aspecto desencorajou e enfraqueceu o uso dos escravos pelas famílias e no final do século 16, já não existiam mais escravos na cidade.
15 replies
    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Carina,
      Eu também adoro esse tipo de curiosidade porque são coisas que não imaginamos, como a questão da abolição. Muito legal,né.
      Muitos beijos pra você e pra mascotinha linda.

      Isa

  1. Neia morena.
    Neia morena. says:

    Nossa, eu já tinha uma grande paixão pela Itália, Veneza, e.t.c. agora então sabendo que Veneza foi há primeira cidade abolir há escravidão…estou mais ainda fascinada por esse país. ❤

  2. Jose Vicente Rocha
    Jose Vicente Rocha says:

    Olá Isa. Muito interessante a sua publicação. Sabendo mais agora da Itália que eu adoro. Estive aí em Maio/2013 e fiquei 10 dias passeando por diversas cidades. Adorei Veneza e era meu sonho conhecer. Gostaria de retornar a essa encantadora Itália. Abraços….

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,José Vicente,
      Que bom que gostou do post e de Veneza. Espero que consiga voltar.
      Isa

  3. ARNALDO DOMINGOS GATTAI.
    ARNALDO DOMINGOS GATTAI. says:

    TENHO 87 ANOS e CADA VES ME SINTO MAIS FELIZ DE DESSENDER DESTE POVO ITALIANO

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Arnaldo,
      Que legal! A Itália é mesmo maravilhosa e ser descendente de italianos é mesmo muito bom. Pessoas corajosas e trabalhadoras, que partiram à descoberta de um novo mundo no Brasil.
      Isa

  4. Filomena (Barbano) Novi
    Filomena (Barbano) Novi says:

    Mágica Veneza……cheguei a Veneza num 21/11/90, ÀS 10:00 hrs da manhã, imagine na Praça San Marco os relógios ….ah!!!!!! foi mágico…..e agora sabendo q abriga certas curiosidades, fantástico….sou uma italiana meio-a-meio, mas meu pai um italiano vero…kkkk
    Bjssssssssss

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Filomena,
      Fico muito contente que tenha aproveitado vem a cidade. Aqueles sinos são mesmo lindos.
      Bjos,
      isa

  5. João B. Franci
    João B. Franci says:

    Belíssima Veneza, tive o prazer em conhece-la em 2015, em 2018 estarei voltando para bela Itália para tirar minha dupla cidadania e retornarei para essa bela cidade

  6. Francine
    Francine says:

    Isa
    parabens, seus posts sempre sao interessantes. Fui a esta encantadora cidade inumeras vezes e a historias e estorias dela sao inacreditaveis, belas, convidativas semprte para um grande retorno e outras descobertas. obrigada.

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Francine,
      Obrigada pelo incentivo. Sim, Veneza é mesmo uma cidade de tantas historias. Espero que possa voltar sempre.
      Isa

Comments are closed.