5 fatos que nunca te contaram sobre Veneza
Veneza por si só é um mistério. A própria construção da cidade anexando pequenas ilhas e levantando palácios sobre um ambiente insólito já é um feito fascinante. Mas a cidade guarda em sua história fatos e curiosidades que reforçam a atmosfera misteriosa e a admiração do visitante. Listei e fatos que nunca te contaram sobre Veneza e que certamente te farão sonhar ainda mais com este destino tão sedutor.
1 – A palavra CIAO nasceu em Veneza
A saudação mais usada na Itália – aqui Ciao se usa seja para dar “Oi” que para realmente “dar tchau” – vem de uma expressão tipicamente veneziana. Antigamente ao se cumprimentarem pelas calles e campi, os venezianos diziam: “s’ciavo vostro”, ou seja, vosso escravo, como quem diz “a vosso dispor”. Com o tempo, a contração da expressão derivou na palavra s’ciavo (o CI se lê chi) e depois ciao.
2- Em Veneza nasceu a primeira mulher com curso superior do mundo
Bem próximo à Ponte de Rialto, em um palácio no Canal Grande, uma placa indica a casa onde viveu Elena Lucrezia Corner Piscopia. A jovem, filha de um importante procurador e de uma mulher do povo, conseguiu o doutorado em Filosofia, em 1678, na importante universidade de Padova. Elena estudava música, matemática, teologia, astronomia e conhecia línguas como grego, latino, hebraico, francês, espanhol e italiano. Morreu aos 38 anos.
3- Foi publicado o primeiro livro de bolso da história
Poucos sabem, mas Veneza foi um dos maiores centros europeus de tipografia. Aqui, na primeira metade do século XVI, era impressa quase a metade de todos os livros produzidos na Itália. Em 1501, Aldo Manuzio, editor, gramático e humanista, quis criar um livro com uma leitura ágil, simples e fácil de transportar, já que os livros na época eram enormes e muito pesados. Manuzio dobrou várias páginas até chegar a um formato de bolso. Foi ele também a introduzir a letra cursiva nos livros. O primeiro livro de bolso publicado foi Il Canzoniere, do poeta Francesco Petrarca.
4 – Os irmãos Lumière fizeram o primeiro filme em movimento da história do cinema
O primeiro registro que se tem na história do cinema é a saída dos operários de uma fábrica e a chegada de um trem em uma estação na França. As imagens foram captadas e projetadas pelos irmãos Lumière em Paris. Meses depois, em julho de 1895, os irmãos chegaram a Veneza para apresentarem seus trabalhos. Encantados com a cidade, Louis e Auguste subiram em um vaporetto e percorreram o Canal Grande com o cinematógrafo ligado. Captaram assim as primeiras imagens em movimento da história do cinema.
5 – Veneza foi a primeira nação no mundo a abolir a escravidão
Já no ano de 876, uma lei promulgada pelo doge Orso Partecipazio, proibia o comércio ou a troca de escravos e condenava os estrangeiros que o fizessem. Existiam escravos em Veneza, que serviam as famílias nobres, mas a troca e o comércio eram terminantemente proibidos e punidos com a mutilação, morte ou a retirada dos bens. O grande controle da República neste aspecto desencorajou e enfraqueceu o uso dos escravos pelas famílias e no final do século 16, já não existiam mais escravos na cidade.
Muito interessante! Adoro este tipo de curiosidades. 🙂
Beijos pra vc!
Oi,Carina,
Eu também adoro esse tipo de curiosidade porque são coisas que não imaginamos, como a questão da abolição. Muito legal,né.
Muitos beijos pra você e pra mascotinha linda.
Isa
Nossa, eu já tinha uma grande paixão pela Itália, Veneza, e.t.c. agora então sabendo que Veneza foi há primeira cidade abolir há escravidão…estou mais ainda fascinada por esse país. ❤
Neia,
Também fiquei feliz ao saber.
Um abraço,
isa
Olá Isa. Muito interessante a sua publicação. Sabendo mais agora da Itália que eu adoro. Estive aí em Maio/2013 e fiquei 10 dias passeando por diversas cidades. Adorei Veneza e era meu sonho conhecer. Gostaria de retornar a essa encantadora Itália. Abraços….
Oi,José Vicente,
Que bom que gostou do post e de Veneza. Espero que consiga voltar.
Isa
TENHO 87 ANOS e CADA VES ME SINTO MAIS FELIZ DE DESSENDER DESTE POVO ITALIANO
Oi,Arnaldo,
Que legal! A Itália é mesmo maravilhosa e ser descendente de italianos é mesmo muito bom. Pessoas corajosas e trabalhadoras, que partiram à descoberta de um novo mundo no Brasil.
Isa
Mágica Veneza……cheguei a Veneza num 21/11/90, ÀS 10:00 hrs da manhã, imagine na Praça San Marco os relógios ….ah!!!!!! foi mágico…..e agora sabendo q abriga certas curiosidades, fantástico….sou uma italiana meio-a-meio, mas meu pai um italiano vero…kkkk
Bjssssssssss
Filomena,
Fico muito contente que tenha aproveitado vem a cidade. Aqueles sinos são mesmo lindos.
Bjos,
isa
Belíssima Veneza, tive o prazer em conhece-la em 2015, em 2018 estarei voltando para bela Itália para tirar minha dupla cidadania e retornarei para essa bela cidade
Olá,João,
Que bom. Aproveite bastante.
isa
Adooorooo Veneza! paixão à primeira Vista!
Isa
parabens, seus posts sempre sao interessantes. Fui a esta encantadora cidade inumeras vezes e a historias e estorias dela sao inacreditaveis, belas, convidativas semprte para um grande retorno e outras descobertas. obrigada.
Oi,Francine,
Obrigada pelo incentivo. Sim, Veneza é mesmo uma cidade de tantas historias. Espero que possa voltar sempre.
Isa