5 lugares para ver Veneza do alto
1 – O magnífico terraço panorâmico do Fondaco dei Tedeschi
Um dos palácios mais antigos do Canal Grande (século XIII), o Fondaco dei Tedeschi era utilizado como depósito de mercadorias transportadas pelos mercadores alemães e seus escritórios. Depois de passar por várias transformações (entre um incêndio e sua completa desativação), em outubro de 2016 abriu suas portas como shopping de luxo. O projeto assinado pelo estúdio do arquiteto holandês Rem Koolhaas reserva uma joia: o terraço panorâmico. De lá tem-se uma vista lindíssima dos telhados da cidade, suas igrejas, campanários, mas não só, nos dias mais claros e ensolarados, é possível ver as Dolomitas, as Colinas Eugâneas e outros montes e paisagens da região. A entrada é gratuita, mas nos dias mais cheios é possível que você tenha que aguardar em uma fila. Basta dirigir-se à concierge do shopping e pegar uma senha. Para saber mais sobre o Fondaco dei Tedeschi, leia aqui.
2 – O campanário da Igreja de São Jorge
Quando você para em frente ao Palazzo Ducale para admirar a outra parte da cidade, se surpreende com a ilha de São Jorge. Ali surge uma igreja, projetada por Andrea Palladio, em estilo renascentista, em homenagem a São Jorge. Do campanário desta igreja tem-se uma das melhores vistas panorâmicas da cidade, justamente por estar voltada para São Marcos. É a chance de ver Veneza de outra perspectiva. A vantagem aqui também é não ter de enfrentar as filas quilométricas do Campanário de São Marcos e poder ainda visitar uma igreja histórica com obras de grandes artistas como Tintoretto. O preço do ingresso para subir até o campanário é 6 euros com o elevador. Para saber mais sobre o campanário de São Jorge, clique aqui.
3 – O terraço da Scala Bovolo
Uma das joias escondidas de Veneza, este palacete fica no bairro de São Marcos, não muito longe da praça, em um beco. Ao edifício original foi introduzida uma escada em forma de caracol para demonstrar o prestígio da família que ali vivia. Do alto do mirante da Scala Bovolo é possível admirar os telhados de Veneza e ver alguns dos edifícios mais famosos da cidade a 360 graus. A Basílica de São Marcos e suas cúpulas, campanários de algumas igrejas, a Madonna della Salute, em uma das vistas mais lindas da cidade. Ideal para um pôr do sol romântico. Para saber mais sobre o terraço da Scala Bovolo, clique aqui.
4 – Skyline Rooftop, bar do hotel Hilton, na Ilha da Giudecca
Um programa indicado principalmente para as tardes de primavera e do verão.É um dos aperitivos com vista mais bacanas da cidade. O bar do Hotel Hilton fica onde antigamente era o Mulino Stucky, um edifício onde funcionava um moinho. O estilo neogótico aplicado à arquitetura industrial do enorme prédio domina a ilha da Giudecca, em contraste com todo o resto de Veneza. A vista do terraço panorâmico é um deleite a ser desfrutado com a boa música e os drinks caprichados do bar. Para saber mais sobre o Skyline Rooftop bar, clique aqui.
5 – Terraço do Palazzetto Pisani
Outra opção se a ideia for um programa romântico. O Palazzetto Pisani é um dos inúmeros edifícios históricos construídos às margens do Canal Grande, bem próximo à ponte da Academia. O palácio pertencia à família Pisani, que era proprietária de um dos bancos de Rialto. Hoje, a propriedade abriga um hotel e um restaurante, mas manteve a decoração com objetos históricos em estilo veneziano. Mas o luxo não se restringe aos adornos do palácio. A vista para o Canal Grande é algo espetacular e inesquecível como experiência na cidade, a ser combinada com um jantar romântico ou em família. Para mais informações sobre o Palazetto Pisani, clique aqui.