, ,

A fascinante Villa Maser, obra-prima de Palladio no Vêneto

Uma das atrações mais fascinantes do Vêneto são as vilas realizadas pelo arquiteto Andrea Palladio, considerado uma das personalidades mais importantes da arquitetura ocidental. Na época renascentista, Palladio projetou inúmeras obras como prédios públicos, templos, igrejas e as famosas vilas na República de Veneza. Muitos exemplos da arquitetura palladiana estão espalhadas pela região do Vêneto e, em 1996, suas vilas foram declaradas patrimônio mundial pela UNESCO junto de Vicenza, cidade onde se formou e viveu nos anos 1500.

Palladio e as vilas venetas

A arquitetura de Palladio foi fundamentada na tecnologia e na arte monumental, urbanística e paisagística. A partir da inspiração na arquitetura romana clássica, Palladio realizou um trabalho único e genial e contribuiu para a evolução da arquitetura mundial, criando o famoso estilo palladiano, que se difundiu pela Europa e América do Norte.

As vilas paladianas foram construídas a partir da demanda das famílias nobres, aristocratas e da alta burguesia. A República de Veneza dominava o comércio marítimo, mas com a crescente disputa de territórios e outros imbróglios diplomáticos e políticos, se viu no papel de encontrar outras formas de comércio. Assim apostaram na agricultura, na produção do trigo, do vinho e necessitavam passar períodos no campo, mas de modo confortável e sofisticado. Por isso as vilas geralmente ficam longe dos grandes centros e é difícil que sejam propostas em um roteiro turístico padrão.

As vilas eram utilizadas também como casas de campo para onde os venezianos fugiam no verão para descansarem e evitarem as altas temperaturas impostas pelo ecossistema da laguna. Não eram raras as festas, saraus, reuniões onde se dedicavam à poesia, à filosofia e à discussão sobre a política.

Se você vier visitar Veneza, procure saber mais sobre as outras atrações do Vêneto, como as vilas paladianas. No total existem 3477 vilas no Vêneto (as 24 vilas de Palladio são patrimônio UNESCO) e em algumas delas é possível celebrar festas de casamentos. Com certeza um cenário inesquecível.

Villa Barbaro ou Maser

Villa Barbaro, mais conhecida como Villa Maser, fica na cidade de Maser, a 30 km de Treviso e a 50 km de Veneza.  A propriedade era da família Barbaro, que pertencia à nobreza veneziana, e foi construída a pedido de Marcantonio e Daniele Barbaro. Palladio projetou a vila em 1550 e, como em outros projetos, se inspirou nos antigos templos romanos, o que dá pra perceber marcadamente nas colunas e no tímpano do edifício principal.

Na tradicional vila paladiana a construção é dividida basicamente em corpo central e barchesse. As barchesse eram projetadas ao lado do edifício principal com muitos pórticos e serviam para guardar as ferramentas utilizadas no trabalho do campo e armazenar parte da colheita. Era neste espaço também que funcionava a cozinha e ficavam as dependências dedicadas ao utilizo dos camponeses.

Os afrescos de Paolo Veronese

Parte da vila é aberta à visitação e além de poder admirar a atmosfera bucólica dos jardins, a grandiosidade da arquitetura de Palladio, é possível ainda visitar o interior e admirar os afrescos de Paolo Veronese. Porque se os proprietários contratavam grandes arquitetos para projetar, eram os artistas de maior fama do período os responsáveis por decorar as vilas.

Geralmente os motivos das decorações evocam a mitologia, a Antiga Grécia, a Antiga Roma, além da vida cotidiana do espaço rural que celebravam a vida do campo e a fertilidade da terra. No caso da Villa Barbaro, os afrescos feitos por Veronese abusaram das falsas arquiteturas e perspectivas com colunas, arcos, janelas e detalhes que parecem fazer parte da construção, mas na verdade são pinturas.

A peschiera

Palladio pensou para a Villa Barbaro em um importante sistema de distribuição da água e realizou o que chamamos de peschiera, uma estrutura responsável pela irrigação do campo e que também fornecia a água necessária para o utilizo no espaço interno da vila. A peschiera é monumental e foi decorada com esculturas que representam deuses do Olimpo e dos bosques por Alessandro Vittoria, aluno de Jacopo Sansovino.

A Villa Barbaro hoje

A vila hoje é habitada pelos descendentes do Conde Volpi di Misurata. O cultivo da uva ainda é um dos recursos vivos.. Já em seu tempo Palladio pensava nas estruturas para fabricação do vinho com as uvas dos vinhedos que a circundam. É possível comprar os vinhos fabricados na vila, além de aproveitar o aperitivo oferecido em uma espécie de bar bistrô simpático e charmoso.

villa barbaro veneto

maser veneto

Para conhecer os dias e horários de funcionamento e visitas na Villa Barbaro aconselho visitar o site da estrutura com informações atualizadas.

Para conhecer outras vilas vênetas, recomendo a leitura dos seguintes posts:

Conheça a Villa Emo, obra-prima de Palladio

Villa Foscari, a Malcontenta, vila veneta de Palladio

Villa Pisani, a rainha das vilas venetas

Villa Papadopoli, a mais diferente das vilas venetas

Villa Tiepolo, hospedagem em Treviso em uma típica vila veneta

 

 

 

 

 

 

 

 

4 replies
  1. Suely Discacciati Pinto
    Suely Discacciati Pinto says:

    Hum! Me deu água na boca esse antepasto c os vinhos. Qualquer dia chego aí.
    Parabéns p vcs pelo blog. Foii uma idéia genial.bjs Suely

    • Isabela Discacciati
      Isabela Discacciati says:

      Tia Suely querida,
      Estou te esperando com muita ansiedade pra te levar nesses e outros muitos lugares. Bjo grande e obrigada

  2. Jullyanna
    Jullyanna says:

    Tou morrendo com esse blog. Me salvem! Muita vontade de voltar para ver tudo que eu não vi.

Comments are closed.