Receita suflê de abobrinha
Quando falei do aspargo por aqui, expliquei que a alimentação na Itália é baseada nos produtos da terra e nas frutas e verduras da estação. Isso é bom porque permite que a gente tenha uma dieta bem variada. Quando termina o período do radicchio, começa o do aspargo e depois chega a abobrinha. Como possuem uma cultura muito enraizada na comida, os italianos valorizam muito a boa mesa e isso faz com que a dieta seja mais saudável. Muita gente pensa que aqui come-se muita massa e pão, mas já reparou que aqui o pessoal na maioria das vezes está em ótima forma?
Pois é. Hoje vou falar da abobrinha porque desde que começou o verão eu como abobrinha pelo menos uma vez por semana. Chega fresquinha da horta e aqui a gente aproveita o que a terra tem para oferecer no momento. O período da abobrinha vai de junho a setembro, ou seja, durante todo o verão é possível ter esse produto na mesa.
A abobrinha no ponto justo deve ser firme e brilhante. Não faça como eu que uma vez confundi abobrinha com pepino. A abobrinha é bem verdinha, tem um cabinho e possui uns pelinhos imperceptíveis aos olhos mas que você pode sentir com as mãos. Opte pelas menores que têm menos sementes. Do ponto de vista nutritivo, a abobrinha é pouco calórica, contém 90% de água, é altamente digerível e contém potássio, vitamina E,C e ácido fólico.
Receitas com abobrinha são bem simples. Eu costumo cortá-las ao meio e cozinhar a vapor. É rápido e é uma refeição gostosa e saudável. Depois de cozinhar basta colocar um pouco de sal, azeite e balsâmico. Outro modo é refogá-la (cortada em pedacinhos) no azeite e no alho e deixar cozinhando por alguns minutos. Antes que fique pronta eu jogo salsinha picada. Dá pra comer quente ou fria.
Hoje fiz uma receita diferente. É fácil e gostosa. São muffins de abobrinha com ricota. É assim: pegue 400 gramas de abobrinha, corte 12 tirinhas bem finas e reserve. Vai servir para envolver o muffin. Depois corte o resto em pequenos cubinhos e cozinhe em panela antiaderente com um pouco de azeite. Enquanto isso, bata 3 ovos com 100 ml de leite e acrescente aos poucos 100 ml de óleo (milho ou soja). Depois junte 80 gramas de ricota peneirada e 200 gr de farinha de trigo e uma colher de fermento. Mexa bem e depois junte a abobrinha já cozida. Se quiser jogue um pouco de queijo tipo grana ou parmesão ralado. Teste o sal e a pimenta do reino. Envolva as forminhas com as tiras de abobrinha e preencha com a receita. Eu fiz metade da receita nas forminhas e a outra metade no ramequin. Esqueci de untar a forminha e agarrou um pouco. Sugiro colocar um pouquinho de manteiga seja na forminha que no ramequin. Asse em forno a 180 graus por mais ou menos 30 minutos. Se animar a fazer a receita, depois conte como ficou!!! Buon appetito!!!
Ah, me esqueci de dizer, se quiser comer abobrinha aqui na Itália basta pedir por “zucchine”, esse é o nome dessa delícia por aqui.
Gui e eu somos fã de abobrinha e pode saber que vou fazer essa receita em breve. Vi no seu Instagram ontem e já gostei da idéia. Aprendi que um dos segredos na hora de refogá-la é que seja em fogo bem alto para evitar que ela solte muita água, os italianos também fazem assim?
Leticia,
Testa,viu? Porque ficou bom! Entao.. a receita dizia para cozinhar em fogo bem baixo e foi o que eu fiz, mas vou procurar saber isso que disse sobre o fogo alto. Depois me conta. Bjos
Eu tb adoro zucchine, uso em varias receitas, ao vapor, refogada,como base de molhos para pasta,mas o jeito que eu mais gosto de comer sao ao forno com uma pitada de oregano,azeite e sal!Fica uma delicia…Mas qualquer dia vou fazer essa receita,muito carina 🙂
Oi,querida,
Ao forno com orégano,azeite e sal..as coisas mais maravilhosas são geralmente as mais simples. Vou testar! Obrigada.
Hum Isabela deu água na boca
Olha a abobrinha foi um dos legumes que o meu marido (Italiano da gema) me viciou. Pode faltar qq coisa aqui em casa, menos abobrinha,
Vou anotar esta receita para fazer.
Bjs
Dani Bispo
Oi,Dani,
Depois me conta com ficou. É bom e bem levinho, a gente com sem peso na consciência. E já que você tem sempre em casa,vai fundo. Rs. Bjo
Minha querida filha Isabela
Daqui do Brasil ,curti sua receita de abobrinha. Evidentemente, dá um pouquinho de trabalho sofisticar esse prato com ricota. Na prática, corto a abobrinha em fatias, jogo tempero, bato no ovo e faço um omelete.
Para esta semana, seu velho e querido pai está preparando um novo e delicioso prato denominado PESCOPÉ , ou seja, um ensopado de mandioquinha cozida com pescoço de peru e pé de porco. Fica uma delícia acompanhado de algumas doses de pinga, nossa grapa, e algumas cervejinhas,, a tradicional birra italiana.
Receba minha bênção e incentivo pelo belo trabalho no Grazieate.
Bejão…
Paisão mineiro
Geraldo R. Fonseca.
Oi,papito,
Que bom que gostou. Obrigada. Um beijo
Receita anotada 🙂 Adoro abobrinha 🙂
Aqui na Alemanha se chama Zucchini, parecido 🙂
Bjos, Camilian
Ahhhh…também adoro.]
Bjos
Excelente! Vou experimentar hoje mesmo! 🙂
Que bom!