Abadia de Praglia, Pádua
Padova é meta de muitos turistas em passeio pela Itália, seja por devoção a Santo Antônio ou curiosidade em conhecer a cidade. Confira aqui o que ver por lá. Mas próximo a Padova existem ainda atrações incríveis que merecem atenção especial. A região das Colinas Eugâneas abriga pequenos burgos como Arquà Petrarca e joias da arquitetura como a Abadia de Praglia.
A fundação do mosteiro beneditino é do início do século XII, mas a construção atual foi feita entre 1460 e 1550. A abadia é habitada por uma comunidade de monges que realizam diversas atividades. Além das atividades espirituais, eles se dedicam à produção agrícola e enológica e são referência no restauro de livros e obras antigas.
A Abadia de Praglia possui quatro claustros que se comunicam entre si. Em seu tempo cada um era dedicado a uma atividade, como cultivo de plantas medicinais para a farmácia dos frades e espaço para hóspedes. Ainda hoje é possível se hospedar no mosteiro, os interessados podem acompanhar os monges nas suas atividades de oração, silêncio, de trabalho e estudo. Uma experiência diferente e certamente inesquecível.
Este é o antigo refeitório da abadia, com um enorme afresco da Crucificação da Montanha, de 1490
Como todos os anos, a Abadia de Praglia é a location escolhida pela Associação Italiana de Sommeliers para um evento de degustação dos melhores que eu já fui, o Simpósio Nacional das DOCG italianas. No ano passado também estive por lá e visitei a vinícola da Abadia, muito legal.
O bacana deste evento é que a AIS reúne produtores de vinho de toda a Itália. Na verdade é um mini Vinitaly, onde você pode degustar os mais variados vinhos de todas as regiões do país, só que em proporções bem menores, o que facilita e muito para quem quer conhecer novas realidades.
Além do vinho, a grappa e os destilados também estavam muito bem representados.
A Abadia de Praglia tem ainda uma lojinha onde vendem todos os produtos feitos pelos beneditinos, é o maior barato. Eu levei um pote de mel delicioso.
A Abadia de Praglia fica na cidade de Teolo, a 12 km de Padova e as visitas são feitas às tardes, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados, afinal os beneditinos não param nunca! Para informações sobre visitas e hospedagem, visite o site da Abadia.