Anita Garibaldi, heroína de dois mundos

No Dia Internacional da Mulher, que se comemora hoje, nos torna espontâneo pensar em Anita Garibaldi, a brasileira que esposou não só o homem Giuseppe Garibaldi, mas seus ideais revolucionários de liberdade até tornar-se a heroína de dois mundos. Anita nasceu em 1821 em Santa Catarina e aos 13 anos ficou sem seu pai e os três irmãos, o que fez com que se emancipasse e tivesse atitudes bem controversas para uma mulher da época. Se interessou pela política e pelos ideais de liberdade no cenário de um Brasil liderado pelo Império. Quando completou 14 anos, mesmo ano em que estourou a Revolução Farroupilha no sul do país, Anita foi obrigada pela mãe a se casar.

anita garibaldi

Quatro anos depois, os revolucionários, já apoiados por Garibaldi, conquistaram Laguna, a cidade onde morava Anita e neste momento eles se conheceram. Garibaldi ficou encantado e em suas memórias ele conta que disse: Devi essere mia! Anita deixou seu marido e seguiu com seu novo amor por trincheiras e batalhas, desafiando todos os perigos em nome dos ideais políticos compartilhados com o seu “José”. Após a retirada de Garibaldi da Revolução Farroupilha, o casal segue para o Uruguai, onde vive com muita dificuldade e sacrifício. Anita já tinha o primeiro filho e em Montevidéu nascem outros três (uma morre com apenas 2 anos).

Anita Garibaldi moderna, desenhada pela artista Roberta Maddalena

Anita Garibaldi moderna, desenhada pela artista Roberta Maddalena

Em 1848, a família parte para Nice. Anita e os filhos ficam com a mãe de Garibaldi que segue para Roma onde vem proclamada a República Romana. Com a reação de Pio IX, o homem se envolve na nova batalha e Anita o alcança, grávida de 4 meses. Quando Garibaldi a vê a apresenta aos companheiros: Esta é Anita, agora temos mais um soldado. Na fuga de Roma, Anita corta seus cabelos e se veste como os homens. Em uma difícil viagem a pé e a cavalo, Anita fica muito doente e mesmo grávida continua percorrendo as estradas em direção a Veneza, mas não resiste e morre em Ravenna, aos 28 anos. Foi sepultada numa cova na areia. Somente 10 anos depois Garibaldi pôde buscar os restos da mulher e levá-los até Nice. Em 1931, o governo italiano conseguiu que o corpo fosse sepultado em Roma, com honras e um monumento especial dedicado a Anita Garibaldi no Gianicolo, um dos lugares mais belos da cidade.

Giuseppe Garibaldi

Giuseppe Garibaldi

A vida de Anita Garibaldi foi breve, mas muito intensa. A sua coragem, determinação, entrega, renúncias, sacrifícios e desilusões a fazem uma mulher única até os dias de hoje. Nossa homenagem no dia de hoje vai a Anita, a mulher que saiu do Brasil, atravessou o continente para se tornar na Itália a heroína de dois mundos.

anita-herself-magazine

Leitura fashion de Anita Garibaldi para a publicação Herself Magazine

camicie-rosse

anita-2

O monumento em Roma dedicado a Anita fica no Gianicolo. Anita é representada em cima de um cavalo lutando e protegendo o filho

Para os apaixonados por história abaixo, um antigo vídeo com a inauguração do monumento dedicado a Anita, no Gianicolo. Todas as fotos do post foram tiradas da Internet.

16 replies
  1. Geraldo Fonseca
    Geraldo Fonseca says:

    Belíssima homenagem a Anita Garibaldi. Essa mulher representa o espírito
    de uma feminista autêntica. Parabéns pelo artigo. Que as mulheres de hoje, no Brasil, na Itália e no mundo se mirem no seu exemplo: Amor, dignidade e luta.

    • Isabela Discacciati
      Isabela Discacciati says:

      Oi,papito, que bom que gostou. Eu acho incrível a história da Anita e esse monumento em Roma no Gianicolo é realmente muito bonito. Um beijo e grazie por nos acompanhar.

  2. Mônica Almeida
    Mônica Almeida says:

    Linda homenagem! E parabéns pelo blog, meninas! Descobri-o há poucos dias e já li todinho. Fui à Itália ano passado e fiquei encantada. Espero poder voltar muitas vezes. E agora estarei sempre por aqui. Beijos!

    • Isabela Discacciati
      Isabela Discacciati says:

      Cara Mônica,
      Anita foi uma grande mulher,vero? A história dela é de muita coragem. Muito obrigada por acompanhar o blog, a gente adora compartilhar as belezas da Itália e mostrar aos nossos amigos o que descobrimos em nossas andanças. Curte a gente no Facebook também para estar sempre por dentro. Un bacio!!!

    • Isabela Discacciati
      Isabela Discacciati says:

      Maria Glória,
      Que bom que você gostou. Acho que valia a pena lembrar Anita Garibaldi num dia como esse. Fico feliz que você goste de navegar no nosso blog. Fazemos tudo com muito carinho. Um beijo grande e grazie mille

        • Isabela Discacciati
          Isabela Discacciati says:

          Maria Glória do céu!!! Que tanto de coisa deliciosa no teu blog!! Também quero virar degustadora oficial. Rs!! Ótimo saber mais de você e saber que também tem um pezinho aqui no Vêneto, terra de tantas delícias! A Osteria senza Oste é mesmo um lugar incrível. O problema para encontrar é que não tem nenhuma placa. O único ponto de referência é vinícola Col Vetoraz, a entrada fica bem pertinho. Vale muito a pena mesmo visitar! Um beijo e grazie pela sua companhia.

  3. Cristina Souza da Rosa
    Cristina Souza da Rosa says:

    Amo a história da Anita Garibaldi e também do Garibaldi. O monumento dela em Roma é, para mim, o mais lindo do mundo. Na minha tese de doutorado analiso o filme que vc postou aqui. Justamente analiso a criação do mito da Anita como heroína exemplo de mulher a ser seguido pelas jovens italianas do fascismo.

    Adorei o post, Isa!

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Caraca,Cris,
      Que legal! E que bom que voce gostou, Um elogio assim vindo de voce me deixa contente porque sei que voce é muito competente e fera na historia. Sua tese é o maximo. Vamos falar sobre isso quando a gente encontrar. Também adoro a Anita.
      Bjos

  4. Clara Bares
    Clara Bares says:

    Oi ISA! Estou fazendo um tabalho sobre Anita e gostaria de usar algumas fotos que vc postou, mas nao seo se elas têm Copyrigth, caso tiverem, vc me autoriza a utilizá-las?
    Bjo e obrigada!
    🙂

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Clara,
      Essas fotos eu também tirei da Internet, esta escrito ai no post. Adoro a historia da Anita. Bom trabalho.
      Bjos,
      Isa

  5. João
    João says:

    Bom dia Isa tudo bem.
    Lembro de uma viagem que fiz e num local perto de Lugano ou próximo de Milão, vi um monumento a Giuseppe, e acho que tbém de Anita.
    Você saberia me dizer que local é este?
    Outra pergunta: você trabalha como guia tbém?
    Estou pensando em fazer uma viagem com esposa próximo ano de uns 16 dias p/ Italia…
    Poderia me informar
    Aguardo resposta

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Olá,João,
      Tudo bem? Infelizmente não conheço este lugar que você citou. Quanto aos passeios, sim, por favor, pode me mandar um email.

      Isa

Comments are closed.