Anita Garibaldi, heroína de dois mundos
No Dia Internacional da Mulher, que se comemora hoje, nos torna espontâneo pensar em Anita Garibaldi, a brasileira que esposou não só o homem Giuseppe Garibaldi, mas seus ideais revolucionários de liberdade até tornar-se a heroína de dois mundos. Anita nasceu em 1821 em Santa Catarina e aos 13 anos ficou sem seu pai e os três irmãos, o que fez com que se emancipasse e tivesse atitudes bem controversas para uma mulher da época. Se interessou pela política e pelos ideais de liberdade no cenário de um Brasil liderado pelo Império. Quando completou 14 anos, mesmo ano em que estourou a Revolução Farroupilha no sul do país, Anita foi obrigada pela mãe a se casar.
Quatro anos depois, os revolucionários, já apoiados por Garibaldi, conquistaram Laguna, a cidade onde morava Anita e neste momento eles se conheceram. Garibaldi ficou encantado e em suas memórias ele conta que disse: Devi essere mia! Anita deixou seu marido e seguiu com seu novo amor por trincheiras e batalhas, desafiando todos os perigos em nome dos ideais políticos compartilhados com o seu “José”. Após a retirada de Garibaldi da Revolução Farroupilha, o casal segue para o Uruguai, onde vive com muita dificuldade e sacrifício. Anita já tinha o primeiro filho e em Montevidéu nascem outros três (uma morre com apenas 2 anos).
Em 1848, a família parte para Nice. Anita e os filhos ficam com a mãe de Garibaldi que segue para Roma onde vem proclamada a República Romana. Com a reação de Pio IX, o homem se envolve na nova batalha e Anita o alcança, grávida de 4 meses. Quando Garibaldi a vê a apresenta aos companheiros: Esta é Anita, agora temos mais um soldado. Na fuga de Roma, Anita corta seus cabelos e se veste como os homens. Em uma difícil viagem a pé e a cavalo, Anita fica muito doente e mesmo grávida continua percorrendo as estradas em direção a Veneza, mas não resiste e morre em Ravenna, aos 28 anos. Foi sepultada numa cova na areia. Somente 10 anos depois Garibaldi pôde buscar os restos da mulher e levá-los até Nice. Em 1931, o governo italiano conseguiu que o corpo fosse sepultado em Roma, com honras e um monumento especial dedicado a Anita Garibaldi no Gianicolo, um dos lugares mais belos da cidade.
A vida de Anita Garibaldi foi breve, mas muito intensa. A sua coragem, determinação, entrega, renúncias, sacrifícios e desilusões a fazem uma mulher única até os dias de hoje. Nossa homenagem no dia de hoje vai a Anita, a mulher que saiu do Brasil, atravessou o continente para se tornar na Itália a heroína de dois mundos.
O monumento em Roma dedicado a Anita fica no Gianicolo. Anita é representada em cima de um cavalo lutando e protegendo o filho
Para os apaixonados por história abaixo, um antigo vídeo com a inauguração do monumento dedicado a Anita, no Gianicolo. Todas as fotos do post foram tiradas da Internet.
Belíssima homenagem a Anita Garibaldi. Essa mulher representa o espírito
de uma feminista autêntica. Parabéns pelo artigo. Que as mulheres de hoje, no Brasil, na Itália e no mundo se mirem no seu exemplo: Amor, dignidade e luta.
Oi,papito, que bom que gostou. Eu acho incrível a história da Anita e esse monumento em Roma no Gianicolo é realmente muito bonito. Um beijo e grazie por nos acompanhar.
Linda homenagem! E parabéns pelo blog, meninas! Descobri-o há poucos dias e já li todinho. Fui à Itália ano passado e fiquei encantada. Espero poder voltar muitas vezes. E agora estarei sempre por aqui. Beijos!
Cara Mônica,
Anita foi uma grande mulher,vero? A história dela é de muita coragem. Muito obrigada por acompanhar o blog, a gente adora compartilhar as belezas da Itália e mostrar aos nossos amigos o que descobrimos em nossas andanças. Curte a gente no Facebook também para estar sempre por dentro. Un bacio!!!
Adorei ler!
Gosto de navegar aqui! Parabéns pelo blog.
Beijos!
Maria Glória,
Que bom que você gostou. Acho que valia a pena lembrar Anita Garibaldi num dia como esse. Fico feliz que você goste de navegar no nosso blog. Fazemos tudo com muito carinho. Um beijo grande e grazie mille
Sou uma seguidora do ‘Grazie a Te’ e com prazer! Se quiser, conheça o meu blog, o ‘Fare la Scarpetta’: http://farelascarpetta-mariagloriadamico.blogspot.com.br/#uds-search-results
Fiquei muito curiosa em conhecer a’Osteria senza Oste’. É muito difícil de achar o local?
Maria Glória do céu!!! Que tanto de coisa deliciosa no teu blog!! Também quero virar degustadora oficial. Rs!! Ótimo saber mais de você e saber que também tem um pezinho aqui no Vêneto, terra de tantas delícias! A Osteria senza Oste é mesmo um lugar incrível. O problema para encontrar é que não tem nenhuma placa. O único ponto de referência é vinícola Col Vetoraz, a entrada fica bem pertinho. Vale muito a pena mesmo visitar! Um beijo e grazie pela sua companhia.
Amiga amei esse articolo arrasou
Viu só…??!! Anita maravilhosa!!!!
Bjos
Amo a história da Anita Garibaldi e também do Garibaldi. O monumento dela em Roma é, para mim, o mais lindo do mundo. Na minha tese de doutorado analiso o filme que vc postou aqui. Justamente analiso a criação do mito da Anita como heroína exemplo de mulher a ser seguido pelas jovens italianas do fascismo.
Adorei o post, Isa!
Caraca,Cris,
Que legal! E que bom que voce gostou, Um elogio assim vindo de voce me deixa contente porque sei que voce é muito competente e fera na historia. Sua tese é o maximo. Vamos falar sobre isso quando a gente encontrar. Também adoro a Anita.
Bjos
Oi ISA! Estou fazendo um tabalho sobre Anita e gostaria de usar algumas fotos que vc postou, mas nao seo se elas têm Copyrigth, caso tiverem, vc me autoriza a utilizá-las?
Bjo e obrigada!
🙂
Oi,Clara,
Essas fotos eu também tirei da Internet, esta escrito ai no post. Adoro a historia da Anita. Bom trabalho.
Bjos,
Isa
Bom dia Isa tudo bem.
Lembro de uma viagem que fiz e num local perto de Lugano ou próximo de Milão, vi um monumento a Giuseppe, e acho que tbém de Anita.
Você saberia me dizer que local é este?
Outra pergunta: você trabalha como guia tbém?
Estou pensando em fazer uma viagem com esposa próximo ano de uns 16 dias p/ Italia…
Poderia me informar
Aguardo resposta
Olá,João,
Tudo bem? Infelizmente não conheço este lugar que você citou. Quanto aos passeios, sim, por favor, pode me mandar um email.
Isa