Aprendendo italiano com a música
Aprender qualquer língua é sempre mais prazeroso quando a gente associa à música. Quando eu estudava italiano no Brasil tinha que me virar com a Laura Pausini e o Eros Ramazzotti e a novidade mais quente era Tiziano Ferro. Infelizmente, o melhor da música italiana nunca chega ao Brasil. Muitos amigos que estudam italiano sempre me pedem dicas do que escutar para poderem treinar o ouvido. Aprendendo italiano com a música a gente pode evoluir com a língua e passar momentos prazerosos em companhia de grandes nomes.
JOVANOTTI
Um dos meus cantores italianos preferidos é o Jovanotti, que tem uma relação interessante com o Brasil. Já fez parcerias com Daniela Mercury e Carlinhos Brown. Em setembro ele tocou no Rock in Rio com o pessoal da Orquestra Imperial. Neste link, confira a música que fez com Sergio Mendes, Punto.
LIGABUE
Outro grupo que eu gosto muito se chama Ligabue e é uma banda de rock dos anos 80, que sobrevive com um gás incrível ao longos dos anos e faz muito sucesso por aqui. Aconselho! Clique aqui para ver o clipe de Il Meglio deve ancora venire.
NEGRITA
O Negrita também é uma banda de rock e começou a fazer sucesso nos anos 90. As músicas deles são bem legais, fogem bem daquela coisa nostálgica que a gente conhece da música italiana. Em 2004, eles fizeram um tour no Brasil e gravaram no Rio e em Salvador o clipe dessa música, que fez um sucesso enorme no verão de 2005. A música e o clipe são massa!
GIORGIA
A Giorgia é uma cantora romana que faz muito sucesso na Itália e na Europa. Considerada muito sofisticada, ela canta com uma pegada soul e uma técnica vocal muito apreciada. Alguns dizem que é a Whitney Houston italiana. Essa música aqui é mais alegrinha, mas ela tem várias músicas mais nostálgicas que são lindas. Vale pesquisar.
MALIKA AYANE
Malika Ayane tem uma voz maravilhosa e as suas músicas são muito melódicas, o que facilita a compreensão da língua. Eu adoro! Esta música aqui é linda!
ORNELLA VANONI
Hora da velharia. Da boa,claro! Ornella Vanoni é uma das maiores cantoras italianas vivas, tem 60 anos de carreira. Mês passado apresentou seu novo álbum e anunciou a aposentadoria. O curioso é que nos anos 70, Ornella gravou um disco com Vinicius de Moraes e Toquinho que fez um sucesso estrondoso. Reconhecem esta canção??
MINA
Os grandes artistas italianos sempre flertaram com o Brasil. Mina Mazzini não ficou de fora. Ela, que é considerada uma das mais importantes cantoras italianas de todos os tempos, fez uma versão gloriosa para “Não vem que não tem”, cantada por Simonal. É incrível! Confira neste link.
Ficaria horas e horas falando de música italiana, dos cantores, cantoras e grupos preferidos, mas espero que essas poucas sugestões os ajudem a explorar e procurar por bandas legais e quem sabe também aprender ou praticar a língua. Dê uma olhada neste post, se você se interessa pelo cinema italiano.
Amei o post Isabella
Desta lista só conhecia o Jovanotti (que sou absolutamente louca, ouço 24h por dia e tenho todos os Cd’s), Ligabue e Giorgia.
O fato é que como gosto muito do Jovanotti e acho a música dele muito superior (inclusive a de muitos artistas brasileiros) acabo comparando com outros artistas e desanimado. Vou dar uma renovada no meu repertório de músicas italianas e tentar aprender mais um pouco dessa língua tão linda e que me é tão útil.
Obrigada pelas dicas
Dani Bispo
Dani,
Que bom que você gostou. Acho que a gente tem mais é que fazer justiça com a música italiana porque infelizmente as coisas boas dificilmente chegam aí. Eu também acho Jovanotti um artista fantástico e só o conheci quando vir morar aqui. O jeito é escutar rádio (A Antena 1 toca muita música italiana), pesquisar na internet e ir aos poucos descobrindo o som que nos dá prazer. Un bacione
Isabela, o que me dizes do Modà? Sempre tive curiosidade para saber o que os italianos acham deles, já que eu curto muito algumas músicas, mas às vezes me parece um pouco “boyband”. Estive aí agora em setembro e Jovanotti toca o tempo todo (apesar de ter mudado muito o estilo dele, de rap/ hiphop para poprock, certo?
Oi,Mathias,
O Modà faz o maior sucesso também. No inverno teve The Voice of Italy e o vocal do Modà foi “ajudante” de um dos técnicos, o Riccardo Cocciante. Engraçado que a mim também dão a impressão de boyband, apesar das músicas serem bem legais. Outro que gosto muito e não citei é o Negramaro. Conhece? Jovanotti é muito camaleônico, você tem razão. O últimos disco dele é muito eletrônico. Acho que eles consegue manter o sucesso exatamente por isso, ele muda sempre. Que bom que você curtiu o post. Um abração
Muito bom!!!
Aghata,
Depois conta pra gente de qual banda você mais gostou.
Um grande beijo
Ola,
Quanta versatilidade.
Parabens menina!
Apesar de ouvir pouco,amo musicas italianas.
E como falou tao bem: estou com a velharia ….hehe.
Parabens!
Que bom que você gostou. Às vezes eu passo um tempão no youtube vendo os vídeos antigos dos musicais da RAI. Era uma coisa linda e luxuosa. Tem muito vídeo legal da Mina cantando música brasileira. No dia que tiver tempo, dá uma procurada. Um abraço!
Olá! Gostaria de parabenizar a página! A encontrei, primeiramente, no facebook, curti e sempre que postam algo venho correndo para ler! Amo muito a Itália, faço curso e pretendo cursar Letras com Habilitação em Italiano e, em breve, mudar para esta país do meu coração!
Obrigada por me aproximar, ainda mais, de tudo que amo tanto! As matérias são super interessantes e acrescentam muito!
Beijos e continue assim!
Oi, Juliana!
Que bom receber seu recadinho. A gente fica muito feliz porque a ideia é exatamente essa : tentar passar para as pessoas um pouco do que a gente faz e gosta por aqui. Se você tiver alguma sugestão ou mesmo algo que queira saber sobre a Itália, fala com a gente. Espero que em breve você possa vir pra cá viver essas maravilhas também. Un bacione
Olá, Isabela!
Que bacana este Blog, encontrei-o por acaso, quando pesquisava sobre o meu cantor predileto: Eros Ramazzotti. Como você mora na Itália, gostaria de saber como é a popularidade dele por ai, e quanto ao cantor Nék Felippo Neviani o que você tem a dizer? Em geral gosto muito das músicas, comidas, tradições e esse espetacular idioma. Um dia em breve pretendo conhecer tudo isso de perto. Um abraço e aguardo ansiosamente pelas suas respostas. Grazie!
Oi,Grace!
Tudo bem? Que bom que você curtiu o blog. É nosso cantinho para os apaixonados pela Itália. Então.. O Eros completou 30 anos de carreira há pouco e foi muito festejado por aqui, mas acredito que ele tem muita força no panorama internacional. O Nek eu gosto e ele faz muito sucesso aqui, mas quando eu morava no Brasil,eu não conhecia, a abrangência dele acredito seja menor. Tem muito cantor italiano legal que acaba não sendo conhecido no exterior. Tem que pesquisar mesmo. Se você quiser ficar por dentro das coisas que publicamos, curte a gente no Facebook e no Instagram. Un bacio!!!
É só ver quem ganhou as premiações do Sanremo e ir pesquisando!
Oi,Júlia,
Verdade. Boa ideia. Aqui também tem X-Factor e os vencedores costumam fazer bastante sucesso depois. Vale a pena pesquisar também. Um abraço
Muito lindo
Ciao Wanderley,
Que bom que gostou.
Saluti!
Muito bom seu artigo, eu adoro as músicas italianas e vale a pena estudar por elas, tenho aprendido muito, adoro a Giorgia, Nek, Alessandra Amoroso, Marco Mengoni Giusy Ferreri e tantos , ainda não conhecia os outros cantores que voce mostra no artigo, mas com certeza vou dar uma olhada. Beijos.
Oi Edna,
Que bom que voce gostou. Acho um modo prazeroso de treinar o ouvido e aprender a lingua. Também adoro a Giusy. Fico feliz que tenha curtido as dicas. Un bacio
Buongiorno! Realmente a música ajuda muito no aprendizado de qualquer língua. É um recurso excelente! “Nem Vem Que não Tem” é de autoria de Carlos Imperial…adorei a versão italiana rsrsrs Há também versões em francês. Mas para mim, o “crème de la crème” desta sua lista é o álbum da Ornella Vanoni com Toquinho e Vinícius. Pura poesia! Ouço sempre. Ainda não consegui me empolgar com os contemporâneos. Baci & abbracci.
Oi,Elaine,
Eu também adoro a versao de Nem vem que nao tem. A musica italiana misturada à brasileira fica linda.
Bjos
Isa
Esqueceram o biaggio antonacci
Oi,Miriam,
Nao esqueci nao, é porque nao gosto muito das musicas dele.. hihihihih
🙂
Chiara Civello, Zero assoluto, Noemi, Adriano Celentano e Elisa são ótimos também!
Meu <3 é da Pausini!
Ludmila,
Gosto de todos estes que voce citou!
Isa
Ciao caríssima!
Estive uma vez na Itália (quattro anni fa) e sou recém graduado em Italiano pela Wizard em São Paulo. Quando fiz um curso online na época conheci o Cesare Cremonini e sua fantástica Figlio de um Re. Durante esse curso conheci Malika, Nek, Alessandra Amoroso e vários outros nomes citados acima. Realmente me ajudou muito a “sintonizar” o ouvido para entender. De vez em quando assisto a RAI.
Gostei dessa sua página e ouvirei alguns citados acima que ainda não conheço. Preciso continuar treinando.
Un bacio.
Ciao, Ronoel,
Que legal, fico contente que tenha gostado do post. Também acho que a musica ajuda uito no aprendizado. Continue treinando sim. As radios online sao otimas pra isso.
Abraço,
isa