Arquà Petrarca, bate-volta a partir de Padova
A região das Colinas Eugâneas fica muito próxima a Padova e é repleta de atrações interessantes para um bate-volta a partir da cidade. Para quem quer fugir do óbvio e visitar um dos burgos mais belos da Itália, vale a pena esticar até Arquà Petrarca, que fica a apenas 25 km de Padova.
A região de origem vulcânica pertence à província de Padova e é conhecida pela produção de vinhos e azeite de oliva de primeira qualidade. Mas não só. Além da paisagem maravilhosa, o lugar ainda hospeda vilas vênetas incríveis e é destino de muitos ciclistas para pedaladas em meio à natureza.
A cidade de Arquà Petrarca pertence à lista dos burgos mais belos da Itália e hospedou ninguém menos que o famoso escritor e poeta Francesco Petrarca, tido por muitos como pai do Humanismo, que inspirou a movimento da Renascença.
Uma atração imperdível é uma visita à casa onde Petrarca viveu os últimos anos de sua vida. Ele morreu em 1374 e a casa virou um lugar de peregrinação dos artistas, poetas e literatos. Depois de sua morte, o imóvel passou por diversas mãos, e nos anos 1500 o então proprietário Paolo Valdezocco mandou pintar as paredes com afrescos inspirados em duas obras de Petrarca, Il Canzoniere e l’Africa.
Os afrescos estão lá por toda a casa e ainda podem ser vistos. É incrível. Outra curiosidade: Petrarca era amante dos gatos e era completamente apaixonado por uma gata em especial, que se deitava em seus pés enquanto ele escrevia. Depois de morta, a gata foi embalsamada e ainda hoje pode ser vista na casa de Arquà Petrarca.
Arquà tem ainda algumas lojinhas e bodegas que vendem produtos típicos como o brodo de giuggiole, um licor feito com uma fruta da região chamada giuggiole. Eu comprei os bombons. Eram maravilhosos.
Em Arquà encontrei também uma daquelas lojinhas fantásticas e cheirosas que vendem lavanda, sabonetes completamente artesanais e outros mimos, a Terrebianche, comandada pela simpática senhora Monica Ferrarese, uma grande defensora das tradições e da valorização do território.
Além da cidade ser linda, a estrada que de Padova vai a Arquà Petrarca também tem uma paisagem deslumbrante.
Passagens de trem – pesquise aqui as melhores ofertas
Maravilha de lugar. Gostei mesmo foi da oferta do Miele de Acacia. Veja o que é isto., Deve ser saboroso. Asim que encontrar compre para eu experimentar. Sempre fui fã ardoroso de Petrarca. Muito bom o documentário. Valeu…
Pai corujão…
Oi,papito,
O mel de acácia é muito bom, mas o melhor mel do mundo é aquele que você faz no sítio, pra mim não tem comparação. A cidade é realmente linda. Um beijo e obrigada pelo recadinnho
Espero sempre ansiosamente pela próxima “viagem” que farei em seu post. Simplesmente encantada! Você falou a palavra mágica: “lavanda”. Sou louca por lavanda; perfumes, água de cheiro, creme, sabonete, todos os cosméticos que tiverem lavanda em sua composição. Lindo lugar! Abraço
Cara Adelina,
Que alegria saber que você aguarda ansiosa por nossos posts. Fazemos tudo com o maior carinho e adoramos compartilhar as belezas que vemos por aqui. Em muitas cidadezinhas a gente encontra essas lavandas, além da cor que é linda, o perfume é realmente delicioso. Que bom que você gostou de Arquà Petrarca, é realmente encantadora. Um grande abraço
Que sonho os jovens deitados na grama sem medo de serem assaltados rsrsrs… belo lugar!!!!
Hohohohoho….sem chances de assalto…uma paz absoluta nesse lugar..um gramadão frequentado por todos: crianças,velhos, jovens, cachorro, namorados… uma delícia….
Olá Isabela!
Obrigada por compartilhar tantas histórias!
Gostaria de saber como você chegou ao vilarejo, foi de carro ou tem transporte público desde Pádova?
Oi,Talita,
A melhor solução é o carro mesmo.
O vilarejo é lindo e vale a pena visitar com calma.
Isa