Há muito tempo estava devendo este post. Quem me acompanha pelo Snapchat sabe o quanto eu falo sobre o prosecco e vive me pedindo dicas sobre os melhores proseccos para comprar no Brasil. Eu moro em Treviso, a zona quase que exclusiva de produção deste vinho. Para entender melhor a importância de comprar um bom prosecco, vou explicar brevemente como funciona o sistema de classificação e tutela do vinho na Itália. Em seguida vou falar sobre as melhores marcas de prosecco para comprar no Brasil.
Aqui na Itália existem regras e legislações rígidas no que diz respeito à produção do vinho. Os sistemas de denominação de origem (DOC e DOCG) são a garantia de que o produto é realizado seguindo uma série de regras que respeitam as técnicas, a matéria prima e todo o processo envolvido no desenvolvimento do vinho de uma certa região. Existem basicamente dois tipos de prosecco: o prosecco DOC, que só pode ser produzido em algumas províncias da região do Vêneto e uma pequena área da região do Friuli. Já o prosecco DOCG é produzido em uma zona ainda mais limitada, na região de Conegliano Valdobbiadene, colinas da província de Treviso.
Tudo isso quer dizer que o prosecco para ser verdadeiramente prosecco deve responder a diversas regras, e a mais importante delas é o lugar onde as uvas são produzidas. Muita gente não respeita esta legislação e produz vinhos que chamam de prosecco em terrenos não adequados ao cultivo da uva, inclusive no Brasil. Então é muito importante que você confira no rótulo a zona de produção do vinho.
Não existe prosecco produzido na Emilia Romagna e tampouco da Serra Gaúcha. Os Consórcios do Prosecco, órgãos que controlam e tutelam a produção do vinho, têm lutado contra a produção destes falsos proseccos. Ok, você pode comprar, pode beber, mas saiba que não está degustando um vinho verdadeiro e com a qualidade que deveria ter. É uma longa batalha.
Pois bem, resolvi listar algumas marcas de prosecco que eu conheço e que são vendidas no Brasil em supermercados e enotecas. Estas marcas são de vinícolas que ficam aqui perto em Valdobbiadene e que realmente eu conheço, já visitei ou provei os vinhos.
Villa Sandi
Já falei da Villa Sandi por aqui e é um dos proseccos que a gente encontra em alguns supermercados e enotecas no Brasil. É uma faixa média alta de mercado, aqui na Itália geralmente só vende em enoteca, não se encontra em supermercados. Outro prosecco da mesma vinícola é o
La Gioiosa, que também tem no Brasil.
Foss Marai
A vinícola fica em Valdobbiadene e o prosecco é produzido com as uvas de colina num pedaço da estrada do prosecco que se chama Guia. Uma ótima marca também.
Bisol
A família Bisol produz prosecco em Valdobbiadene a diversas gerações e conquistou uma boa faixa de mercado internacional. Já visitei a vinícola e a sala degustação é incrível. No rótulo pode estar escrito Belstar, Jeio ou Bisol, são todos da mesma marca.
Valdo
Uma marca de prosecco bem popular por aqui e no exterior, produz mais de 1 milhão de garrafas. Uma vinícola de grandes dimensões.
Mionetto
Também muito popular por aqui e de grande dimensão. A Mionetto foi fundada em 1887 em Valdobbiadene e tem grande parte de sua produção destinada à importação.
Le Colture
Fiquei muito feliz quando alguma pessoa no Snap me mandou a foto do prosecco Le Colture em um supermercado de São Paulo (Santa Luzia). É uma das minhas vinícolas preferidas, é de média dimensão e as uvas utilizadas na produção do vinho são todas de terrenos que pertencem à família.
Bom, estas são algumas marcas que podem ser encontradas no mercado brasileiro. Infelizmente não tenho os nomes de todos os revendedores, supermercados e enotecas. Então, por favor, quem quiser compartilhar outras vinícolas que conhecem ou têm dúvidas quanto à origem do prosecco que quer comprar, deixe um comentário, assim compartilhamos ainda mais informações.
Parabéns pela matéria, bem objetiva e elucidativa. Adoro prosecco, minha bebida predileta, e amo a Itália, berço da minha família no tronco paterno. Passei um mês em Firenze e voltei mais encantada. Retornei e fiquei mais deslumbrada ainda. Quanto ao prosecco, minha preferência é o Valdo, de Valdobbiadene. O La Gioiosa, Villa Sandi, também gostei. Agora, vou experimentar os demais proseccos sugeridos ! Obrigada !
Oi,Marcia,
Que bom que gostou. Depois me conta o que achou dos outros.
Um abraço,
Isa
Achei excepcional toda a matéria! !!! Parabéns! Muito instrutiva! Maravilhosa! Li para meu marido cujo antepassados vieram do Veneto, cuja região conhecemos no ano passado!
Oi,Maria Lucia,
Que bom que vocês gostaram. Obrigada!
Abraço,
Isa
Você sabe onde posso encontrar aqui no Brasil o procecco Maschio di Cavalieri?
Tomei este prosecco em San Marco Di Castelabate
Oi,Marcia,
Não tenho esta informação. Estas marcas do post são ótimas. Pode experimentar, que vai gostar.
Isa
Isa, encontrei um aqui no mercado um que chama Rivani e estava em promoção. Conhece?
Excelente conteúdo sempre! Permaneço com o snap no celular só para te seguir!
Um beijo
Mayara
Oi,Mayara,
Que legal!! Bom saber que você deixa o snap no celular pra me acompanhar. Valeu!
Não conheço a marca, mas olhe no rótulo se a proveniência é de Conegliano Valdobbiadene, assim é um prosecco DOCG de boa qualidade.
Um bjo,
isa