As pontes do Canal Grande em Veneza
Quem já visitou Veneza sabe que a cidade é um vai e vem contínuo de pontes que atravessam os seus canais. Dizem que são mais de 400, a maioria construída em pedra. Quem tiver a curiosidade de conferir o censo das pontes de Veneza (com foto e diversas informações), este link é muito interessante. Mas existem 4 pontes que ligam as duas partes do centro histórico, separadas pelo Canal Grande, que traça um grande “S” na já curiosa geografia de Veneza. O percurso de aproximadamente 4km permite admirar os palácios históricos da cidade.
A primeira ponte construída para atravessar o Canal Grande é a famosa Ponte de Rialto. Inicialmente era uma ponte de madeira, construída em 1250, que foi danificada em diversos momentos e que cedeu durante uma regata. Em 1555, por meio de um concurso, foi escolhido o projeto de Antonio da Ponte que, em 1591, entregou a ponte que permanece até hoje da mesma maneira, e tornou-se símbolo de Veneza.
A Ponte degli Scalzi é a primeira a ser vista pela maioria dos turistas que chegam a Veneza, pois fica em frente à Estação Ferroviária. Construída em 1858 pelo austríaco Alfred Neville em ferro, foi reconstruída e inaugurada em 1934, desta vez em pedra de Istria pelo engenheiro Eugenio Miozzi. A vista de cima da ponte é uma prévia emocionante de todas as belezas de Veneza.
A Ponte dell’Accademia foi construída em 1854 pelo mesmo Alfred Neville, especialista em estruturas de ferro. Mas assim como a ponte degli Scalzi, não foi bem aceita pelos venezianos pela forma marcadamente industrial. Um concurso foi aberto para a construção de uma nova ponte em pedra. Durante a espera, em apenas 37 dias o engenheiro Miozzi fez uma ponte provisória de madeira, que nunca foi substituída.
Finalmente, a Ponte della Costituzione é a mais nova entre elas. Projetada pelo renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava, foi inaugurada em 2008, com muita polêmica e opiniões divergentes entre os venezianos. O estilo é claramente moderno e o pavimento é feito de vidro, o que em dias de chuva, neblina e neve é um tormento, já que provoca acidentes. A polêmica também vem dos recursos econômicos para a construção da ponte, que superaram os 6,7 milhões de euro previstos no edital original. Para vocês verem que não é só no Brasil que existem problemas nos contratos públicos. De qualquer forma, a Ponte de Calatrava permite admirar Veneza por um ângulo espetacular.
Que fotos lindas!! Estarei em Veneza nesse próximo final de semana e já encontrei muitas dicas no seu blog! Adorei!! =) Beijos e obrigada por compartilhar tantas coisas lindas
Ciao Estefane,
Que bom que você está vindo. Vai encontrar tempo bom, calor mas ventilado, agradável. Ficamos bem felizes por poder ajudar nos roteiros. Grazie mille e un bacione…aproveita bem a viagem e depois conta pra gente
Olá Isabela! Eu simplesmente me apaixonei por Veneza!! Me perdi por suas ruazinhas inúmeras vezes e valeu muito. As mais estreitas com casas coloridas e pequenas sacadas foram as minhas favoritas. Que fofura!! Experimentei o Spritz e comi em uma Osteria 🙂 E pra fechar minha passagem por lá, subi na torre da igreja em San Giorgio.. que lindoo!! Amei! Muito obrigada pelas dicas.. me ajudaram demais!! Beijos, Ciao!
Ciao Estefane,
Que maravilha! Muito obrigada por compartilhar suas impressoes sobre Veneza. Fiquei muito feliz que nossas dicas e posts te inspiraram e guiaram na tua viagem. Um beijo grande!
É meu sonho conhecer veneza!
Veronildes,
É mesmo uma cidade de sonho.
Um abraço