Conhecendo Asolo, no Vêneto
Como um cenário de filme, a pequena Asolo abrigou em seus muitos anos personalidades da história que se refugiaram em suas ruas estreitas, atraídas por um charme especial. Uma de suas célebres moradoras foi Caterina Conaro, rainha de Cipro, que. no período em que Asolo esteve sob domínio da República de Veneza, se mudou para a cidade e trouxe consigo artistas, escritores, eruditos e poetas que contaram a história de Asolo às gerações posteriores.
A praça central com seus edifícios, as ruas e as vilas históricas formavam a atmosfera ideal para os artistas criarem. Asolo é conhecida por ter sido refúgio de mulheres independentes e à frente de seu tempo. Uma delas foi Eleonora Duse, atriz italiana que revolucionou o cinema e a sociedade com seus romances com homens e mulheres.
Duse estreou nos palcos em 1862, com apenas 4 anos de idade interpretando Cosetta na versão teatral de Os Miseráveis. Foi amante do poeta Gabrielle D’Annunzio que a trocou por outra e pelo resto da vida se arrependeu da sua escolha.
Outro personagem feminino da história de Asolo é Freya Stark, exploradora e escritora britânica. Freya era apaixonada pelo Oriente Médio e nos anos 20 aprendeu árabe e foi morar em lugares como Beirut e Bagdá, colaborando com o governo o britânico e com a BBC. Aos 76 anos foi explorar a Pérsia, o Afeganistão e o Iraque. Sua última expedição foi no Nepal a 88 anos. Depois disso refugiou-se na sua casa em Asolo, onde morreu em 1993, aos 100 anos.
Asolo é pequenina mas um passeio pela cidade pode durar poucas ou muitas horas. Vai depender da disposição de subir e descer suas ladeiras e deixar-se levar pela atmosfera que conquistou tantas personalidades interessantes. A cada segundo domingo do mês (exceto em julho e agosto), acontece na praça principal da cidade, um dos mais importantes mercados de antiquariado do norte da Itália. Alguns dos expositores participantes são os mais conhecidos do setor. Abaixo, a Villa Contarini, construída em 1558.
A enogastronomia de Asolo também é famosa. Além da região de Conegliano Valdobbiadene, Asolo é um dos territórios de produção do prosecco. Ainda mais rígidas são as regras do disciplinar de produção do Asolo Prosecco Superiore em respeito aos proseccos de outra origem, apesar de menos conhecido. Outra delícia da terra é o azeite de oliva das colinas asolanas, o maior representante das tradições agrícolas de Asolo. Asolo fica a 65 km de Veneza e o melhor modo de chegar à cidade é de carro ou de ônibus, saindo da cidade de Treviso.
Eleonora Duse
Freya Stark
Adoro vedere e provar a capire i tuo post! 🙂
Cara Valentina,
Mi fa veramente piacere che ci segua con tanto entusiasmo. Anche tu sei bravissima con i tuoi post che indicano sempre le cose carine da fare e da vedere in zona Treviso. Un bacione e grazie ancora
Tive o prazer de conhecer a Linda Asolo, Cidade onde nasceu meu Trisavô Pietro,
obviamente pretendo voltar novamente em breve…
Que ótimo.
Asolo é linda!
Asolo é uma cidade fantástica…amei de paixão.
Oi,Sandra,
Você esteve em Asolo? É tão lindinha a cidade e repleta de história. Um abraço e obrigada pela sua companhia aqui no blog.
Adorei passar uns dias em Asolo. E tomei a liberdade de usar teu texto para divulgar esta “pérola” de cidade no meu álbum no facebook! Grazie a te, Isabela!!!
Ciao Marcelo,
Que bom!! Asolo não é uma cidade tão conhecida nos roteiros tradicionais, mas merece todo destaque porque é linda. Grazie mille por compartilhar. Um grande abraço
Ola…minha família é desta linda cidade Asolo, descobri que temos mais de 1.000 anos nesta região..estou com minha documentação toda carimbada pelo consulado aqui de Curitiba onde moro, para poder dar entrada em Asolo…você teria dicas de hoteis ou hostels mais acessives..preciso ficar um tempo por la…
Oi,Elcimara,
Não conheço hotéis em Asolo. Pesquise quem sabe através do AirBnb se você encontra alguma coisa nas redondezas. Sinto não poder ajudar.
Isa
Olá!!! Meu tataravô veio de Asolo junto com a esposa, filhos,nora e netos em 1887 para o Brasil , de sobrenome Guglielmin tenho sonho de ir até Asolo e quem sabe descobrir onde viveu minha familia. Obrigada por compartilha suas informações conosco. Grande beijo
Oi,Sandra,
Que bom!! Asolo é linda, fico contente que você tenha visto Asolo por aqui e espero que em breve possa conhecê-la.
Um abraço,
Isa
Minha familia veio de Asolo. Muito legal seu blog.
Oi,Ivan,
Que bom que gostou. Obrigada!
isa
iSA,ESTOU INDO PARA VERONA ASSISTIR ¨ÏL VOGLIO¨ COM MINHA FILHA,SOBRINHA E IRMÃ.DE LÁ VAMOS A ESLOVENIA E CROACIA.NA VOLTA GOSTARIA DE LEVA-LAS A ALGUMA VINÍCOLA NA REGIÃO DE TREVISO.QUERIA APROVEITAR ALMOÇAR EM ALGUMA DELAS.TEM ESSA POSSIBILIDADE AÍ?QUANDO ESTIVEMOS NA AFRICA DO SUL DEGUSTAMOS E ALMOÇAMOS NA MESMA VINÍCOLA.FOI FANTÁSTICO!FARIA UMA BELA SURPRESA A ELAS POIS,SOU A RESPONSÁVEL PELO ROTEIRO DA VIAGEM.DAÍ IREMOS AO LAGO DE GARDA E DE LÁ MILÃO E RUMO AO BRASIL.ABS.E OBRIGADA!!
Oi,Neusa,
Que roteiro legal!!! Tem sim. Dê uma olhada no post sobre a Villa Sandi.
Se precisar de alguma assistência para o passeio, me mande um email italiaperamore@gmail.com
Um abraço,
Isa
Mio Nono paterno, era de Asolo…… Veio para a cidade de Itirapina-SP, por volta de 1905…….. famiglia Bernardi…… Quem sabe, antes de morrer, irei conhecer…….. Belíssimo matéria, Isa..
Oi,Armando,
Asolo é um encanto, espero que você possa conhecer.
Um abraço,
isa
Olá ,moro em pérola no Paraná, também estou pretendendo ir para asolo estou entrando em contato com loris zamperoni um parente destante que mora lá! Foi difícil fazer a documentação, fica muito caro.Sou casada e tenho dois filhos.ainda estou analisando se vou. Como vc fez tudo
Olá,Andreia,
Minha cidadania foi feita há mais de 20 anos pela minha família, não fui eu que fiz.
Att.
Olá querida Isa!
Foi uma fascinante descoberta deste site sobre a linda cidade de Asolo.
Meu avô materno e sua família nasceram em Asolo e vieram ao Brasil em 1923 para trabalharem em lavouras de café em fazendas na região de Jaú – SP.
Meu sonho é conhecer a cidade de Asolo e a região do Vêneto e quem sabe reencontrar alguns remanescentes da família Dal Bello, descendentes da árvore genealógica do meu avô.
Obrigada Isa, por compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre esta linda cidade e sua região. Quem sabe você possa ser minha guia turística em breve!
Olá,Jacquelyne,
Obrigada pela sua mensagem. Espero que em breve você possa conhecer Asolo e toda a região.
Um abraço,
isa
Ciao, Isa!
Estarei pelo norte da Itália em final de Abril/2020. Verona e Treviso estão na agenda. Gostaria de ficar 1 ou 2 dias em Asolo, depois seguiremos para Liubliana. Só não sei onde ficar…
Alguma dica? Se eu for de ônibus, de Treviso, dá pra fazer um walking tour legal?
Mas eu queria mesmo é passar uma noite nas fazendas de agriturismo….rsrs…
Parabéns pelo blog! Tá uma delícia!
Arrivederci!
Olá,Janete,
Aproveite bastante!
Isa