,

Bibanesi, o famoso grissini italiano

O grissini é um tipo de biscoitinho italiano muito difundido em todo o país e no exterior. No Brasil mesmo é muito fácil encontrar padarias que produzem e tantos restaurantes que o servem como couvert. Confesso que eu nem ligava muito pro tal grissini antes de vir morar no Vêneto. Fato é que eu não conhecia os famosos “Bibanesi”. Acho que o primeiro bibanesi a gente nunca esquece e a primeira coisa que pensei quando experimentei essa delícia foi: meu Deus, como consegui ficar tanto tempo sem esse biscoitinho?

Os bibanesi são grissini artesanais feitos em uma indústria da província de Treviso que seleciona a matéria prima em base a fatores muito rígidos de qualidade. A diferença entre um grissino normal e um bibanesi é percebida no sabor, na textura e até na cor do biscoito. Apesar de ser uma indústria com maquinário e estrutura modernos, a fábrica de bibanesi trabalha ainda em modo muito artesanal. Quando a gente abre o pacote, cada bibanese tem uma forma diferente. É difícil de acreditar mas a massa do grissini é aberta a mão e cortada por operárias que se revezam na linha de produção.

bibanesi

farina

farina grissini

A manualidade contribui para que os biscoitinhos se diferenciem dos normais grissini vendidos no supermercado. A estrutura molecular da massa não muda tanto como no processo automatizado de produção. É mais qualidade e mais sabor para o biscoito. Eu tive a grande oportunidade de visitar a maravilhosa fábrica onde são produzidos os Bibanesi. Já na entrada do espaço já dava pra sentir o cheirinho maravilhoso de biscoito recém saído do forno. Foi uma experiência incrível porque além de ver a produção dos meus amados biscoitos, pude experimentar novos sabores que em breve serão lançados no mercado. Huuuum!!!

grissini bibanesi

Para ter-se uma ideia, os bibanesi são tão famosos que foram reconhecidos como produto típico e não só mais uma marca de grissini. É como se o bibanese não fosse um grissino e sim um bibanese. Simples assim. Quer reconhecimento maior que esse? Nas degustações de vinho em eventos ou mesmo nas cantinas, a melhor combinação é o bibanese. Em abril eu visitei a Vinitaly, a maior feira mundial do setor e em todos os stands onde parei, em várias regiões diferentes da Itália estavam lá os famosos Bibanesi para serem degustados com os vinhos.

grissini italiani

 

grissini

Outro ponto forte dos Bibanesi é a embalagem. O senhor Giuseppe, proprietário da marca, é apaixonado por arte e convida ilustradores e artistas para desenvolverem os simpáticos desenhos das embalagens dos grissini.

bibagatto

 

11 replies
  1. Barbara
    Barbara says:

    Eu sou viciada, ja fiz promessa pra parar de comer.rsrsr Ja voltou do brasil pelo visto?E to indo em breve…Vamos marcar qualquer coisa.beijos

    • Isabela Discacciati
      Isabela Discacciati says:

      Me conta se a promessa funcionou? Ahahaha… é viciante,não é? Quando fui pro Brasil agora tive que levar 3 pacotes pra minha irmã. Vamos encontrar sim. Já tô de volta!! Bjo

    • Isabela Discacciati
      Isabela Discacciati says:

      Cara Vale,
      Dovresti fare una valigia solo di bibanesi quando parti per Cape Town. Hihihihi… Sono andata in Brasile mese scorso e ho dovuto portare tre pacchi a mia sorella, anche lei un’appassionata. Sai che i Bucaneve non li conosco? Procurerò!!!

  2. Caroline Antunes
    Caroline Antunes says:

    Moro no Brasil porem meus sogros são italianos…sempre vou p lá e minha sogra tem para acompanhar o almoço ou a janta…achei só em SP pra comprar…moro em Belo Horizonte, alguém sabe onde encontro em BH?

    • Isabela Discacciati
      Isabela Discacciati says:

      Ciao Caroline,
      Eu também AMO esse Bibanesi…é delícia demais. Minha irmã em SP achou no Pão de Açúcar. Não sei se em BH tem esse supermercado..dá uma procurada…espero que você encontre e faça teu estoque…teus sogros são do Vêneto???.. bacione

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Ricardo,
      Na Itália nos supermercados. Sei que no Brasil vende em alguns supermercados como Pão de Açúcar (pelo menos em São Paulo)

      Isa

  3. Rosin Cesare Augusto
    Rosin Cesare Augusto says:

    Bom dia Isa, moro no RS. Morei 11 anos em Follina TV voltei em 2004 antes da crise. Tenho uma filha que nasceu em Conegliano. Quando morava ali tinha um amigo que morava em Bibano iamos seguido visita lo , ele sempre tinha os biscottini. Hoje produzo massas e represento uma fabrica de maquinas italiana de Milano aqui no sul. Estou tentando produzir algo parecido com estes biscoitos aqui, nao esta facil o bibanese e è ùnico. Se puderes, visite a Abbazzia di Follina. Ah e mande saudacoes de minha parte. Bom dia e boa sorte.

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Olá, Cesare,
      Que legal.! Imagino que você tenha muitas saudades daqui. Eu adoro o bibanesi.

      Isa

Comments are closed.