Bosque do Cansiglio, passeio pela floresta que ajudou a construir Veneza
A história de Veneza não seria a mesma sem todos os recursos naturais das regiões que ela conquistou nos séculos em que foi uma república potente. O Bosque do Cansiglio fica a 30 quilômetros da cidade de Vittorio Veneto e no passado teve um papel importantíssimo no desenvolvimento da Sereníssima. Hoje é meta para quem procura a tranquilidade da montanha em um passeio pela floresta que ajudou a construir Veneza.
A importância histórica do Cansiglio é indiscutível. A madeira proveniente do bosque era altamente explorada pelos venezianos, seja na fundação da cidade sobre as águas que na construção da frota naval no Arsenal, a grande fábrica de embarcações de Veneza. O cultivo nos bosques desta região começou em torno ao ano de 1200 e, em 1548, a República de Veneza nomeou um capitão florestal para administrar a extração da madeira.
As árvores que cresciam na Floresta do Cansiglio produziam uma madeira do tipo ideal para a construção de remos e embarcações. Neste período Veneza era uma potência naval que desbravava o Oriente com seus navios e a produção do Arsenal era intensa. O capitão florestal era responsável por anotar a idade de cada árvore e calcular a época certa para o corte. Se a árvore era cortada no período anterior ao determinado por ele, o ato era passível de punição.
Mas não era somente para a construção dos navios que a madeira do Cansiglio era utilizada. Para quem não conhece a história de como Veneza foi construída vale lembrar que a base das casas é palácios é feita com troncos de árvores e muita dessa madeira veio exatamente do Cansiglio. Outro uso, era nas fornalhas que produziam os vidros em Murano.
Hoje o Cansiglio é um lugar de lazer para caminhadas, trekking, mountain bike, esqui e outros esportes. Aos domingos muitas famílias frequentam o lugar para respirar o ar puro da montanha e fazer um passeio.
Outra atração do Cansiglio são os restaurantes e refúgios típicos onde experimentar os produtos típicos feitos na região. O Cansiglio é conhecido pela fabricação de ótimos queijos, além é claro dos tradicionais pratos e doces da montanha. Nas localidades de Fregona, Tambre ou no Monte Pizzoc existem diversos restaurantes ou agroturismos onde aproveitar a culinária.
A paisagem do Cansiglio muda muito de acordo com as estações do ano. Sem dúvida, o melhor período para visitá-lo é o outono, quando as árvores ganham tons de amarelo, vermelho e marrom. No inverno, existe grande probabilidade de encontrar neve e primavera e verão são as estações mais gostosas para uma passeio.
Che bello! Eu amo o inverno, amo as montanhas mas infelizmente não consigo gostar de polenta. Mas juro que esse ano irei tentar novamente! Espero conseguir dar um pulo no Norte da Itália para aprender a esquiar e comer essa iguaria in loco!
Bjs
Dani Bispo
Dani,
Mentira que uma comilona feito você não gosta de polenta!! Magoei..ahahahaha…será que a que você comeu não estava tão boa? Vem pro Veneto da próxima vez que aqui a gente te coloca nos eixos. Bjão
Que delícia!!!!!!
Jessica!!!
E você bem longe do frio,né,danadona??!!!
Hahahahaha… Tô bem aqui curtindo o calorzão de SP, 32 graus ontem às 6 da tarde… Hahahaha
Tô sabendo…hehehe…aproveita muuuuuito. Bjão
Adorei Isabela!Ja anotei para quando voltar a Itália.
Obrigada!
Abraço,
Marina
Oi,Marina!
Que bom que você gostou! Menina, tem tanta coisa linda pra ver aqui! O Cansiglio é muito bonito,seja no inverno que no verão….as comidinhas então são uma delícia. Un bacione
q lugar lindo! adorei o post e as fotos! bjosss
Oi, Marcela,
Que bom que você gostou!!! Um beijo grande e grazie pela sua companhia aqui no blog.
Estou morando no Veneto e quero muuuito conhecer esse paraíso que acabei de descobrir pela internet mas, uma dúvida. Eu iria sozinha e estou morrendo de medo, no sentido de estupro. É perigoso? Te pergunto isso pq já passei por alguns sustos aqui na região do Veneto e em Milão.
Oi,Jolie,
Tudo bem? Não acredito que tenha problemas, nunca tive nenhuma experiência ruim, mas se você se sentir mais confortável, tente ir acompanhada.
Isa