Café da manhã na Itália

Ciao a tutti! Há uns dias perguntei no Facebook se vocês leitores gostariam de uma coluna no blog sobre como é viver na Itália. Não esperava tantas respostas positivas. Fiquei contente, mas ao mesmo tempo receosa porque sei que as expectativas são muitas e infelizmente eu não vivi todas as experiências que as pessoas têm curiosidade de saber.

Posso falar pouco ou nada sobre escolas porque não tenho filhos. Posso dar uma pincelada no mercado de trabalho. Assuntos burocráticos não são muito a minha praia. Custo de vida é um assunto um pouco difícil, já que cada um tem seus hábitos, mas eu já fiz um post geral sobre isso e sobre como é viver na Itália, com algumas informações importantes. Se esta é a sua curiosidade, leia aqui.

Se você quiser saber como é o dia a dia, os costumes, as diferenças, curiosidades etc, é exatamente sobre isso que eu quero falar nesta coluna “Viver na Itália”. Quando a gente vive em outro país, aprende realmente a apreciar e a respeitar as diferenças. Isto é primordial para se viver bem. Terminado este longo preâmbulo, vamos ao que interessa. Hoje vou falar sobre o café da manhã à la italiana.

café manhã na itália

Na Itália, a cultura do café no bar é bem difundida. Algumas pessoas saem de casa sem tomar café da manhã e preferem comer no bar. É o momento de ler o jornal, dar bom dia ao barista, encontrar com o vizinho, o colega, enfim, socializar. Geralmente pedem café ou cappuccino e a brioche, que nada mais é do que o croissant. As opções são várias: vuoto (sem recheio) e recheado com chocolate, nutella, geleia, mel, creme etc. Quem trabalha e está com pressa, toma o café em pé rapidamente “al volo”, como eles dizem. Quem tem um tempinho senta e ainda lê o jornal.

café da manhã italiano

Quem toma café da manhã em casa opta por biscoitos, leite, café ou torradas com geleia. Mas a coisa interessante e mais marcante do café da manhã à italiana para nós, é que você jamais verá um italiano comendo algo salgado durante o café da manhã. É religioso isso para eles. Pode perceber que se você for a um bar e pedir um sanduíche ou tramezzino no café da manhã, vão achar insólito. E se você pedir um café ou cappuccino para acompanhar, pior ainda. Corre o risco de te olharem torto.

pão italiano

Pão de manhã? Não, aqui não tem

No intervalo na empresa onde trabalho, as colegas acham estranho quando eu como um biscoito salgado tipo cream cracker acompanhado de café. Italianos são muito puritanos e respeitosos com a comida e as tradições. Para eles alguns sabores simplesmente não combinam e nada no mundo fará com que eles mudem de ideia.

Com o tempo, a gente que mora aqui, começa entender as restrições deles com certas combinações e até a segui-las. Realmente não é legal tomar um cappuccino depois de um almoço, mas meu biscoitinho salgado com café que não abro mão.

Pão com manteiga, biscoitinho com requeijão, pão na chapa, ai, que saudade!

 

 

 

12 replies
  1. Francine Forte
    Francine Forte says:

    Isa, tudo bem? Gostei muito do seu estilo ao escrever. Lógico que as pessoas são diferentes e as expectativas também. Mas , com certeza, ter dicas ou informações sobre o local por alguém que gosta de escrever e vive lá. já é sucesso. Aos poucos, as proprias pessoas vão te sinalizando o que esperam do seu site. De qualquer forma, você – experiente e amadora deste pais maravilhoso – vai nos transportar para esses lugares. Bem, não me apresentei: Sou Francine Forte, descendente de italianos e com várias experiências de viagem neste país – de norte ao sul. Passear na Italia, em qualquer estáção, visitar lugares, sempre me energiza. Por isso, quando viajo à Europa, sempre dou uma passada na Italia e faço questão de conhecer cidades .. experimentar a comida local, etc. Como você parece “expert” no assunto, vou te contatar quando tiver alguma curiosidade, dúvida, etc.
    Vamos compartilhar! energia no seu trabalho, amor nas atividades e como resultado: o merecido sucesso. Abraço Francine

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Francine,
      Che carina!! Não sei se você conhece a língua italiana, mas esta expressão significa: que fofa! Obrigada! Adorei suas palavras. Eu adoro compartilhar minhas experiência e sentia falta de escrever algo ainda mais pessoal no blog que não só minhas impressões sobre atrações, restaurantes e lugares que visito. Um dos lados positivos da blogagem e da internet em geral é criar comunidades com interesses em comum. Eu tenho uma resposta muito boa das pessoas, principalmente no Facebook e isso me incentiva e me dá forças nos momentos de desânimo (todo blogueiro tem os seus). Fico feliz que você também faça parte dessa comunidade de apaixonados pela Itália e terei o maior prazer de dialogar com você. Un super bacio e me escreva sempre que quiser. Grazie mille!
      Isa

  2. edith
    edith says:

    Boa tarde Isa! Sou apaixonada pela Itália, desde que me conheço por gente sonhei en conhecer esse país, finalmente este ano realizei este sonho e passei 21 dias, sendo que dez em Florença! Voltei ainda mais apaixonada e desejosa de repetir a dose, seu blog foi muito útil na realização desse sonho e enquanto não vou novamente fico me deliciando com seus posts e fotos.
    Parabéns você faz um lindo trabalho. Grazie!

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Querida Edith,
      Fico realmente muito feliz em saber que o blog te ajudou a organizar a viagem. A Itália é um lugar especial, eu também sempre tive o sonho de conhecer e acabei vindo morar aqui. Obrigada por acompanhar e pelo incentivo nas suas palavras. Fundamental. Um grande abraço

  3. deni gottardo
    deni gottardo says:

    que delicia de materia . ! Desanimo,na maioria quase absoluta das vezes é antecessor de ideias,realizaçoes incriveis.Foi o que aconteceu !!!! PARABENS !!!!

    OBS- já estou aguardando a proxima materia (rs rs rs )

    beijocas

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Deni,
      Muito obrigada! O incentivo e o carinho dos leitores é fundamental pra gente seguir em frente. Pra mim é um prazer compartilhar minha vida e descobertas nessa terra maravilhosa. Grazie mille 🙂

  4. Claudia Matoso
    Claudia Matoso says:

    Pão francês fresquinho com manteiga + um bolinho de fubá com queijo + café coado na hora. Dos deuses!! Aposto que até eles iriam gostar da combinação! 😉

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Claudia,
      Eu sinto falta, mas cada país com a sua cultura. Eles jamais aceitariam um café coado e nem a combinação de fubá com queijo. Rs.

      Isa

  5. Leila
    Leila says:

    Isa. Por favor dica de onde tomar café da manhã em Veneza, café e pão na chapa não tem ok. Mas, me diga onde tomar um café com pão e manteiga, ops esqueci que não tem rsss. Com.bom preço bjs

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Leila,
      Não tem pão com manteiga por aqui. Você pode comer brioche e cappuccino por 2,50-3 euros em qualquer bar. Não é caro tomar café da manhã aqui.
      Isa

Comments are closed.