,

Cison di Valmarino – burgos da Itália

O vasto patrimônio cultural, arquitetônico e artístico da Itália inclui os burgos, pequenos centros que mantêm as características do passado mas não são contemplados por um grande fluxo turístico. Essas cidades vivem ainda o drama do despovoamento, com seus jovens que procuram outros lugares para viver e trabalhar. Pensando nisso, foi criado o clube “Os Borgos mais belos da Itália”, uma associação que visa à promoção e à valorização dessas pequenas joias.

cison valmarino

Fazem parte da associação 217 burgos selecionados por meio de uma série de critérios e eles estão espalhados por todo o território italiano. Eu estive em Cison di Valmarino, um dos burgos mais belos da Itália, que fica aqui no Vêneto, bem na rota da Estrada do prosecco. A cidadezinha tem cerca de 2500 habitantes e salvo nos finais de semana e em períodos de eventos, é sempre muito tranquila, como naqueles lugares que parece que o tempo parou.

cison valmarino vêneto

Cison está localizada em um vale e o que mais chama a atenção quando se chega na cidade é o Castelbrando, um dos maiores castelos de toda a Europa, construído na era romana e que com o tempo passou por diversas transformações. Em 1997 foi adquirido por uma família que o restaurou completamente. Hoje funciona como hotel/spa. Já imaginou se hospedar em um castelo? Muito chique.

O Castelbrando visto de cima, a foto é do site do hotel/castelo

O Castelbrando visto de cima, a foto é do site do hotel/castelo

Olha o castelo lá atrás que maravilha

Olha o castelo lá atrás que maravilha

Olha a subida para o castelo. Existe uma funicular para levar os hóspedes e visitantes

Olha a subida para o castelo. Existe uma funicular para levar os hóspedes e visitantes

burgos da itália

burgos italianos

velhinhos da itália

Mas a atmosfera de paz e tranquilidade de Cison se transforma quando a cidade promove seus eventos enogastronômicos e de artesanato. A manifestação mais famosa acontece no verão, quando as ruazinhas do burgo são tomadas por diversas barraquinhas (tudo muito organizado) de artesanato e produtos alimentares do território como queijos, biscoitos, geleias, salames…

A praça principal e a Locanda Castello, parada para o cafezinho

A praça principal e a Locanda Castello, parada para o cafezinho

Igrejinha de São Vito

Igrejinha de São Vito

Um passeio pela Estrada do Prosecco merece uma parada em Cison di Valmarino. O Castelbrando oferece vários pacotes com ofertas especiais e mesmo para quem não quiser se hospedar, vale a pena comer no restaurante. A Estrada do Prosecco fica no território de Conegliano-Valdobbiadene a 50 km de Veneza. Aqui no blog mesmo tem vários posts sobre a região, basta procurar pela tag prosecco. E para conhecerem outras cidades da associação dos burgos mais belos da Itália, dá uma passadinha no site deles.

12 replies
  1. Meire
    Meire says:

    Como é lindo este país… meu sonho de vida!!! E sempre que vejo um lugar novo, me encanta ainda mais.

    • Isabela Discacciati
      Isabela Discacciati says:

      Ciao Meire,
      Que bom que você tem gostado dos posts. A gente fica superfeliz. Um bacione

  2. Ladislau Brun
    Ladislau Brun says:

    Olá! Fiquei simplesmente encantado com suas fotos e as observações sobre Cison Di Valmarino, meu Bisavô nasceu nessa cidade e veio para o Brasil, estou com viagem agendada para fevereiro de 2015, é um sonho poder conhecer essa cidade, obrigado pelos detalhes.

    • Isabela Discacciati
      Isabela Discacciati says:

      Caro Ladislau,
      Que bom que conseguimos levar até voce um pouquinho da terra dos teus antepassados. Cison é realmente uma beleza de cidade. Tenho certeza de que ao vivo voce vai se emocionar ainda mais. Um abraço!

  3. Mirian Lopes
    Mirian Lopes says:

    Oi..Como faço para obter documentos de meus familiares. Estou tentando dar entrada no seu processo de cidadania. Meus bisavós vieram de Cisom de Val Marino e minha avó Maria Possamai. Poderia me ajudar?

  4. Giuliana Brandolini Checchetto Mileipe
    Giuliana Brandolini Checchetto Mileipe says:

    Sonhando em ir ao Cison e mais precisamente ao Castelbrando!! Sou Giuliana Brandolini e irei pra conhecer um pouquinho mais dos meus antepassados!!

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] poucos continuo explorando algumas joias da lista dos burgos mais belos da Itália. Depois de Cison di Valmarino, Arquà Petrarca e Portobuffolè, chegou a hora de conhecer Cordovado. O pequeno borgo medieval […]

  2. […] posts sobre Cison di Valmarino e Arquà Petrarca fizeram o maior sucesso e assim resolvi visitar outra maravilha da lista dos […]

  3. […] nos acompanha viu que nos últimos dias fiz um post sobre Cison di Valmarino, em que falava sobre a associação dos burgos mais belos da Itália, que reúne essas pequenas […]

Comments are closed.