,

Collagù e igrejinha San Gallo, destinos escondidos nas colinas do prosecco

Existem alguns lugares aqui na Itália que em nenhum livro ou guia de turismo você vai encontrar. Na verdade muitos dos italianos nem imaginam onde ficam certas atrações que se revelam verdadeiros tesouros. É o caso da localidade de Collagù e igrejinha San Gallo, destinos escondidos nas colinas do prosecco.

Quando se fala em colinas do prosecco, é um pouco difícil definir uma cidade base para o passeio. A Estrada do Prosecco é um percurso circular de cerca 80 km que liga as cidade de Conegliano e Valdobbiadene. A rota passa por diversas cidadezinhas, unindo paisagem e história.

Em Valdobbiadene, por exemplo uma das atrações mais conhecidas é a Osteria senza Oste, o bar/restaurante onde não existe garçom, cardápio e ninguém para te cobrar. Você pega o que quer e  deixa o dinheiro em uma caixinha. Para manter a magia do lugar, não existem placas ou sinais que levem até ele. É realmente como um mapa do tesouro no meio das colinas do prosecco.

osteria-senza-oste-atracoes-estrada-prosecco

Leia aqui: 5 atrações imperdíveis na Estrada do Prosecco

Mas existem lugares praticamente desconhecidos como a localidade de Collagù e a igrejinha de San Gallo, escondidos entre as colinas de Farra di Soligo, outra cidade da Estrada do Prosecco.

A igrejinha San Gallo fica em uma colina muito alta na cidade de Farra di Soligo. Por ser isolada e oferecer um panorama estonteante das videiras, há alguns anos ela tem sido a escolha de muitas noivas para as celebrações de casamento.

igreja casamento itália

A construção é de 1354, quando no local vivam alguns eremitas. A igreja no passado era meta de peregrinos que sofriam de insônia, e subiam a pé a colina para serem benzidos. Cada um deles pegava uma lasca da cruz de madeira do santuário e colocava embaixo do travesseiro para poder ter um sono profundo. A igreja não costuma ficar aberta, mas vê-la pela parte externa e admirar o panorama lá de cima já vale a viagem.

lugares românticos n Itália

collagu-e-igrejinha-san-gallo

Bem pertinho da Chiesetta San Gallo, está outro tesouro escondido em meio às colinas do prosecco, a pequena Collagù. Neste caso, até existe uma placa um pouco velha e amarelada com a indicação, na rua principal de Farra di Soligo. Aqui, você tem duas opções: ficar muito atento à sinalização ou perguntar a algum morador como chegar até Collagù. Eles costumar a ser muito gentis e simpáticos.

É muito difícil encontrar informações sobre Collagù. Sabe-se que o Santuário da Beata Vergine Addolorata di Collagù é de 1740 e por ali passavam os fiéis em procissão pedindo as bençãos para uma boa colheita. Após anos de abandono, em 1931, a igreja foi recuperada pela família Bottari de Castello, de Veneza.

collagu-e-igrejinha-san-gallo

Por aqui, o passeio basicamente é admirar as videiras e as construções antigas desta localidade escondida por detrás das colinas. É muito difícil encontrar outros turistas, pois a meta é desconhecida até mesmo pelos moradores das cidades da região. Dependendo do período, é comum ver ciclistas explorarem a meta misteriosa.

collagu-e-igrejinha-san-gallo-2

colinas prosecco itália

collagu-colinas-prosecco

Como Collagù e San Gallo, existem tantas outras joias escondidas entre as colinas do prosecco. Sem placas, indicações ou material de pesquisa, fica quase impossível chegar. Por um lado existe uma magia em manter estes tesouros escondidos.

 

 

13 replies
  1. Bruna Mariano
    Bruna Mariano says:

    Olá Isa!
    Que delícia de post! A região do Vêneto é mesmo linda, né?
    Tantos lugares escondidos que são grandes tesouros!
    A cada dia que vejo as dicas de vocês, mil coisas eu penso para meu roteiro… Quem dera ter tempo de ver tudo!
    Existem trens/ônibus que vão para as colinas do Prosecco? Fica próximo a Veneza?

    Parabéns pelo blog, outra vez!

    Bjs, Bruna

    • Isabela Discacciati
      Isabela Discacciati says:

      Oi,Bruna!
      A gente não sabe se ajuda ou se atrapalha as pessoas a montarem roteiro porque cada dia aparecemos com uma coisa nova,vero? Ahahaha… é de deixar qualquer um doido. Então. As colinas do prosecco ficam próximas a Treviso que fica próxima a Veneza. Existe um ônibus que sai de Treviso e vai a Valdobbiadene (a principal cidade do prosecco), mas a melhor maneira para percorrer a estrada do prosecco é mesmo de carro. Quem sabe vocês alugam um carro? Vale muito a pena! Obrigada pelo carinho e por nos acompanhar. Se precisar de qualquer informação, estamos aqui. Bacione

  2. Stephanie Giuberti
    Stephanie Giuberti says:

    Lindo demais, Isa!
    Vontade de passar um mês aí ctg!rs.

    Beijos e parabéns pela formatura! =D

    • Isabela Discacciati
      Isabela Discacciati says:

      Querida!!
      Obrigada!
      Foi tão bom aquele passeio que fizemos com vocês. Volta mesmo e passa quanto tempo quiser pra gente passear bastante. Em tempo: a filhinha do Adriano nasceu…é uma lindeza. Bjão em todos vocês.

      • Stephanie Giuberti
        Stephanie Giuberti says:

        Aquele passeio foi maravilhoso!!
        Pode deixar que estou querendo voltar logo aí e passar mais tempo pra curtir tudo isso que vc põe aqui no blog. 😉

        Ah, que felicidade! Envie meus parabéns e abraços a família, por favor! 🙂

        Beijos

  3. Anónimo
    Anónimo says:

    Que adjetivo seria pra este post…?
    Muitos se encaixariam :
    f a n t a s t i c o! Pra citar um.

    • Isabela Discacciati
      Isabela Discacciati says:

      Quanto a gente fica feliz quando recebe um elogio assim! Grazie!!! Grazie mille….

  4. Gabriel Callegari Gonçalves
    Gabriel Callegari Gonçalves says:

    Que lindo! Amei esse post. Minha tataravó veio ao Brasil, de Farra di Soligo com os pais. Ela foi batizada na igreja de San Vigilio em Col San Martino mas o pai dela foi batizado em San Gallo. Realmente me emociona ver estas fotos. Quero um dia ver pessoalmente. Obrigado por me proporcionar esta felicidade que estou sentindo. Obrigado.

    • Isabela Discacciati
      Isabela Discacciati says:

      Ciao Gabriel,
      A gente fica muito feliz com mensagens como a tua. Muito legal saber que seus antepassados foram batizados em Col San Martino e San Gallo. Tem um post sobre a Primavera do Prosecco onde mostro Col San Martino. Da uma olhada. Abraço e grazie mille!

  5. Enio José Dotto
    Enio José Dotto says:

    Cara Isabela
    Gostei muito destas dicas, principalmente da estrada do proseco e do restaurante Osteria sem ostia. Eu e minha esposa estamos indo para Treviso em 03/10/2015, de carro, pretendo visitar a comune de Santangelo, onde viviam os Dotto que vieram para o Rio Grande do Sul, região de Vale Veneto. Para nós seria ótimo se pudermos receber dicas tuas ao vivo em Treviso.
    Arivederci

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Ciao Enio,
      Que bom que você gostou. Tenho certeza de que irão aproveitar a viagem. Treviso é uma região linda, com muitas cidades interessantes do ponto de vista cultural, histórico e paisagem. Eu não faço passeios, mas tenho contato de agência que oferece serviços, mas em Veneza. Espero que gostem da minha região. Un abbraccio

Comments are closed.