Como Veneza foi construída?
Passados os primeiros momentos de estupor e encantamento, a pergunta: mas como Veneza foi construída? A reação curiosa de quem se depara com os magníficos e robustos palácios históricos que parecem flutuar em uma lagoa é perfeitamente compreensível. Perspicácia? Genialidade? Sorte? Necessidade? Uma mistura de tudo isso.
Veneza é uma ilha? Não exatamente! Na verdade, a cidade é um conjunto de 124 ilhotas que começaram a ser populadas e anexadas umas às outras a partir do século VII. Cada pedacinho da cidade possuía geralmente uma igreja, um campo (a praça) e um poço, e eram as pontes que interligavam uma parte à outra. Diferente do que muita gente pensa, Veneza não é mar e sim uma lagoa separada do mar por pequenas porções de terra.
Veneza tem a curiosa forma de um peixe. O mapa feito com satélite aí em cima mostra a cidade, a estação de trem, o porto, a ponte que a liga ao continente (terraferma) a as ilhas que a circundam. Repare que dentro do peixe tem o que eu chamo de “tripinha” do peixe, que é o Canal Grande.
O Canal Grande tem aproximadamente 4,2 quilômetros e profundidade de 3 a 5 metros. Uma grande ponte liga a ilha até a cidade de Mestre (como alguns dizem Veneza nova, ou Veneza continente). Por ela passam carros, ônibus e o trem. O único lugar em Veneza onde transitam carros é o Piazzale Roma. Se você for de carro, vai ter que deixá-lo em um dos estacionamentos caríssimos desta praça ou no Tronchetto.
A construção de Veneza
Para construir as casas e palácios, os venezianos fincavam troncos de madeira nos pequenos pedaços de terra para que ele ficassem bem sólidos. Em contato com a água salgada e o “caranto”, mistura de areia e argila das camadas mais fundas da lagoa, os troncos ficavam duros como pedra. A partir daí, os construtores colocavam duas camadas de placas de madeira e uma camada de blocos de pedras e tijolos sigilados posteriormente com grandes blocos de pedra de Istria, uma espécie de mármore muito resistente à água salgada e à umidade.
Os palácios venezianos seguiam o formato das conhecidas “casas magazine”, a residência da família mercantil. O térreo era dedicado ao armazenamento das mercadorias e à cozinha. No mezzanino ficavam os escritórios e o andar nobre abrigava o salão ricamente decorado onde as famílias recebiam as visitas e faziam as refeições. No andar superior ficavam seus aposentos, e, no último andar, era onde dormiam os empregados. A fachada mais importante da casa ficava sempre de frente para o canal.
Os estilos dos palácios ao longo dos anos
Os palácios mais antigos são em estilo vêneto-bizantino, como a Ca’ Loredan, construção do século XIII que hoje funciona como sede do município.
O período gótico é muito bem representado por um dos palácios mais famosos de Veneza, a Ca’d’Oro, do século XV. As janelas parecem um bordado.
Os palácios do período renascentista apresentam fachadas em estilo clássico inspiradas na antiga Grécia e em Roma. Um dos exemplos é Ca’Vendramin, onde hoje funciona o cassino de Veneza.
O barroco triunfa no século XVII, com fachadas decoradas por mascheroni com grande efeitos cenográficos como é o caso da Ca’ Rezzonico.
E o sistema de luz, telefone, água…
As margens das ilhas são revestidas com tijolos para que a erosão não “coma” o terreno da cidade. Com o passar dos anos, esses tijolos tornam-se frágeis atacados pela água salgada, pela variação da maré e pelo movimentos dos motores dos barcos. Assim, de tempos em tempos, e é necessário um restauro. A operação não é nada fácil, deve-se fechar e esvaziar o canal para trocar os tijolos danificados.
As ruas de Veneza são cobertas por pedras chamadas trachite e é exatamente debaixo de onde pisamos que está todo o sistema elétrico e hidráulico da cidade. E entre uma ilhota e outra os fios e tubulações também são atravessados pelas pontes. Veneza não possui um sistema de esgoto moderno e utiliza ainda as históricas galerias que levam a água suja aos rios e canais. Duas vezes por dia, a lagoa se esvazia e se enche de água proveniente do mar por três bocas de porto, limpando assim os canais. Em grande parte das construções existem as fossas sépticas, grandes caixas onde ocorre um tratamento da água suja antes que ela seja depositada nos canais.
A vida em Veneza e seus impactos
Desde sua construção, Veneza teve de lidar com as dificuldades de estar posicionada em um ambiente tão insólito. O fenômeno da maré alta, por exemplo, faz parte do quotidiano da cidade nos meses de inverno (leia aqui). Na vida moderna, os impactos no dia a dia não são de se ignorar. O veneziano tem de pensar, por exemplo, no que realmente precisa quando vai ao supermercado fazer uma compra porque ele sabe que vai ter que carregar um carrinho pelas pontes e ruas estreitas. O mesmo vale para o fornecimentos dos bares e restaurantes, tudo chega de barco, por isso as coisas custam mais caro.
O grande desafio hoje é manter Veneza verdadeiramente veneziana. Os custos de manutenção de uma casa, aluguéis e a própria vida na cidade são elevados. Isso tem feito com que muitos moradores se mudem para o continente e Veneza caia nas mãos dos investidores estrangeiros, setor hoteleiro ou endinheirados que compram imóveis na cidade. A cada ano cerca de 2000 habitantes deixam Veneza para morar em outras cidades. Sem contar na quantidade imensa de turistas que passam por ali e também deixam seus impactos.
Veneza luta por um turismo mais sustentável e todo mundo pode fazer sua parte. Quando vier à cidade, privilegie os artesãos locais, não compre por exemplo nas lojas que vendem máscaras e souvenir a baixo preço feitos em grande escala. Não coma em redes de restaurantes como Mc Donald’s (juro que tem gente que faz isso, o Mc fica cheio!), privilegie os restaurantes típicos e se a grana estiver curta, aproveite os petiscos de uma boa osteria. Leia mais aqui. Se utilizar o vaporetto, lembre sempre de tirar a mochila das costas e colocar no chão para não incomodar os outros passageiros.
Alguns venezianos são pouco pacientes com os turistas, mas muitos deles estão sempre disponíveis a dar uma informação, um sorriso resolve tudo. Lembre-se sempre de como essa cidade foi construída e retribua toda a emoção e o encantamento que ela te proporciona com respeito.
Leia mais
Adorei o post Isa, parabéns, muito interessante! Para mim não existe cidade como Veneza no mundo!
Patricia,
É mesmo única e acredito que essa é uma curiosidade de todo mundo,né?
Bjos e obrigada
Isa
Isa o que quer dizer esse Ca’, que está na maior parte dos nomes dos edifícios e/ou instituições venezianas? Ca’ Foscari a universidade, por exemplo???
Oi,Marcia,
Ca’é simplesmente a abreviação de Casa 🙂
Bjos
Isa
Parabéns Isa, por compartilhar teu imenso conhecimento sobre a região
entorno a Veneza.
Para mim tua reportagem nos deixa com mais informado se educados ( no sentido ” educare”). É tão bom saber coisas novas.
Avanti!
Oi,Maria Helena,
Fico contente em dividir as curiosidades e fatos sobre esta cidade que eu adoro. Que bom que você aprecia.
Bjos,
Isa
Conheci Veneza em julho do ano passado. É realmente uma cidade curiosa e impressionante!
Heloisa,
É mesmo única.
Bjos,
Isa
Ninguém deveria deixar este mundo sem conhecer Veneza.
Oscar,
Concordo com você!
Isa
Feliz aniversário!!!!!
Minha esposa a Minelli te acompanha no Snap e adora seus videos..Parabens…Showww…continue neste ritimo e de um “oi” para a Minelli Lupeti….ah estivemos em Veneza no final do ano passado e curtimos muito….minha esposa se pudesse estaria morando na Italia!!
Oi,Luciano,
Que legal! A Minelli tá sempre acompanhando mesmo. Muito obrigada! Tomara que em breve vocês possam voltar.
Um grande abraço,
Isa
Muito interessante saber como Veneza foi construída e como é a vida lá!!
Rosa,
Que bom que gostou.
Isa
stelita,
adorei seu texto e fotos , muito interessante!
Parabens!
Muito obrigada, Stelita.
Isa
Sono già sei volte a Venezia. Cada vez que vou sinto a mesma emoção, de estar numa cidade ÚNICA. É diferente de todas as outras. Suas informações Isa, deveriam ser levadas no bolso de todos os turistas que lá chegam, porque são importantes para que as pessoas percebam que estão pisando em terreno especial e a prestigiem como deve ser. Parabéns pelo que você faz.
Ponto em comum: também “gosto das mudanças e do giro que o mundo dá”.
Oi,Miguel,
Que legal! Obrigada mesmo. Concordo com você, Veneza é especial e tem que ser tratada muito bem mesmo.
Um abraço,
Isa
Adorei a explicaçao amo Veneza si pudesse morava la
Oi,Maria,
Que bom que gostou.
Bjos
Isa
Amo Italia toda, mas quando conheci Veneza, fiquei encantado , até disse,em meus pensamentos, já posso morrer que acredito nos seres humanos que são extra aos edificarem tal preciosidade . ..e com suas informações fiquei mais mais. …Obrigado
Oi,Adauto,
Veneza é fascinante mesmo e saber como foi construida a torna ainda mais incrivel.
Isa
A autora da matéria sobre Veneza está de parabéns. Pelo texto, bem pesquisado e de forma competente, pelas belas fotografias que conseguem mostrar os detalhes das edificações e pela disponibilidade de compartilhar o conhecimento. Para quem pretende visitar a cidade para ver esses monumentos, já é meio caminho andado.
Ola,Lidice,
Obrigada. Fico contente que tenha gostado da matéria. A escrevi depois de pesquisar bastante e de perceber que era uma curiosidade comum entre todos.
Um abraço,
Isa
Muito interessante, Isa! esse post ficou demais! vou salvar nos meus favoritos.
Um abraço!
Oi,Nat,
Que bom que voce gostou. Fico contente!
Um bjo,
Isa
Achei sensacional a matéria! Gostei mto qdo vc fala em respeitar os lugares no qual visitamos! Um bjo!
Oi,Vane,
Infelizmente muita gente deixa sujeira e nao respeita os lugares que visitam. Veneza merece ser bem cuidada, ainda mais sabendo de tudo o que passou e passa para ser o que é.
Bjos
Isa
Excelente matéria! Estive em Veneza em Janeiro e sempre me questionei como seria viver nessa cidade. Parabéns!
Oi,Caio,
Que bom que gostou. Uma curiosidade que muita gente tem, vero?
Um abraço,
Isa
Adorei saber como foi construída a cidade de Veneza! Muito obrigada mesmo.
Bjos.
Teresa Alves
Oi,Teresa,
Obrigada a voce por comentar.
Bjos
Isa
Oiiie. Adorei o post.
Já fui duas vezes a Veneza e adorei, mas nunca tinha sabido de tantos detalhes.
Adorei a ideia do trabalho em Florença. Sou aposentada e tenho cidadania italiana.
Será que conseguiria facil um emprego?
Bjos
Cintia
Oi,Cintia,
Veneza é mesmo surpreendente.
Quanto a trabalho, a Itália está ainda passando por uma crise,todos os setores estão comprometidos. Esperamos que melhore logo.
Um beijo,
Isa
Parabéns Isa! Lindo e esclarecedor seu post. Era um sonho meu conhecer esta maravilha. Estive aí em Abril passado. Quero voltar um dia. Ainda mais dps de ler todas essas informações. Obrigada por dividir seu conhecimento. Bjs, Kátia.
Oi,Kátia
Obrigada a você por acompanhar e deixar seu comentário.
Um bjo,
Isa
Isa, adorei saber em detalhes, sobre a construção. Muito bom! Beijo.
Querida,
É uma curiosidade de muita gente,vero?
Bjos
Sim, sim! Beijo.
Isa, parabéns pelo post, adorei! Escrevi um parecido no meu blog intitulado “O Que há por Baixo de Veneza?”, mas não consegui o detalhamento em imagens e texto do seu. Adorei também os comentários arquitetônicos. Obrigada por compartilhar conosco.
Oi,Marciam
Legal demais. Fui lá no teu blog e li o post,só não consegui comentar. Que pena que o guia não tirou tuas dúvidas, mas que bom que você correi atrás e pesquisou.
Bjos,
Isa
Quando for viajar uma boa dica é levar o bom senso na mochila. Sempre dá certo! Veneza é um sonho! Valeu, Isa.
Lene,
Concordo com você, acho primordial!
Obrigada por deixar teu comentário aqui.
Bjos,
Isa
Um dos lugares mais lindos que tive o privilégio de conhecer. Os canais estavam limpos e pude fazer um passeio de gôndola inesquecível com um italiano cantando. Parabéns aos que trabalharam na construção e conservação desta maravilha.
Maria José,
É mesmo uma emoção.
Bjos
Isa
Olá Isa
realmente Veneza é um lugar espetacular, pela história, pelos labirintos, pela arte, pelas pessoas, por cada cantinho que tem sua poesia e aroma.
Parabens pelo site e pelo conhecimento que você compartilha. O seu jeito de escrever nos convida a viajar por esse lado, mesmo que em pensamento. Obrigada, Forte Abraço, Francine
Oi,Francine,
Obrigada. Fico contente que você tenha gostado e que possa aproveitar as informações que compartilho aqui.
Um abraço,
Isa
Que belo trabalho Isa ! Te acompanho no Snap e adoro , obrigada ! É um forma que encontro de estar sempre em contato com esse país pelo qual tenho um amor enorme. Tive a emoção de realizar meu sonho de conhecer a Itália recentemente no mês de junho e estive duas vezes em Veneza. Concordo plenamente com o que você falou sobre respeitarmos o local e ajudar a preservá-lo, fiquei espantada com a quantidade de lojas da MacDonald’s que estão espalhadas pela Itália, acho o fim a pessoa ir a Itália e comer MacDonald’s, enfim cada qual com seu costume . Um abraço!
Oi,Samara,
Infelizmente o turismo de massa está ameaçando Veneza. Se todos fossem conscientes e educados e existisse mais controle da parte de quem tem essa responsabilidade, a cidade seria melhor preservada. É uma pena e me corta o coração. Espero realmente que as coisas mudem.
Um bjo,
Isa
Olá Isabel!
Adorei suas informações acerca dessa cidade única!
Adoro a Itália e considero Veneza um monumento histórico.
Parabéns!
Maris Tonon
Olá,Maris,
Fico contente que tenha gostado. Veneza é única e merece ser respeitada e amada.
Isa
Amo seus textos! ?
Oi,Paula,
Muito obrigada pelo incentivo.
Bjos,
Isa
Amo essa cidade onde já estive 9 vezes. Basta cruzar o Atlântico p Veneza estar no caminho, por mais fora de mão q possa parecer. Sempre se dá um jeito. Adorei seu blog e agora vou continuar seguindo Parabens
Maria Cecilia,
Seja bem vinda! Que bom que gostou do blog.
Bjos,
Isa
Oi Isa teu blog levou-me de volta a bela Veneza. Linda e onírica.Lembrou-me do dia em que estavam os na Piazza San Marco sentados a Beira do passeio num café tomando uma “birra” quando fomos interpelado por um jovem veneziano de seus oitenta e poucos anos que sentou junto a nós em nossa mesa e contou-nós a vida de Veneza. De repente estávamos vivendo o dia a dia por seus relatos. E lá ficamos por umas duas horas com ele. Como não voltar. Um forte abraço e obrigado pelo sonho.
Antonio,
Que experiencia incrivel.
Sim, o veneziano tem muito orgulho da cidade. Pudera!
Obrigada pelo relato e um abraço,
Isa
Almocei num restaurante de Veneza uma vez. A conta foi um verdadeiro assalto. Nunca mais retornei.
Oi,Santos,
Veneza nao é uma cidade muito simples. Leia o post sobre o que voce tem que saber sobre Veneza antes de visita-la.
Isa
Muito bom.
Nunca sai do Brasil.
Veneza é uma das cidades que me desperta curiosidade.
Agora mais do que nunca.
Oi,Anita,
Espero que possa visita-la um dia.
Isa
Oi..Anita oi Isa. Vcs sabem informar uma agencia de turismo para Veneza. Estou em Minas Gerais.
Jair
Olá Jair,
Por favor me mande um email com suas dúvidas: italiaperamore@gmail.com
Isa
Muito boa a Matéria. . Tinha uma enorme curiosidade de saber como foi construída. Quero muito conhecer . Bjs.
Oi,Marcia,
Que bom que gostou.
Um abraço,
Isa
Oi Isa,
Cheguei ontem de Veneza e cheguei com imensa curiosidade de perceber como a cidade foi construida.
Posso dizer que amei Veneza desde o primeiro instante, de uma forma tão absoluta que nem o turbilhão dos turistas arrastando as suas malas por todo o lado conseguiu perturbar,,,,, Ficaria mais tempo se pudesse…. Porque apesar do tanto que vi há sempre qualquer coisa, qualquer lugar que tive que prescindir…..
As suas dicas foram muito úteis, e foi muito bom ter descoberto o seu blog antes de partir,,,,
Obrigado
Oi,Cris,
Que bom. Fico contente que tenha aproveitado assim. Veneza não é uma cidade fácil, mas não é difícil se apaixonar por ela.
Isa
Muito bom! Gostei do artigo Isa, estive em anos anteriores, mas ano passado em novembro/2016, dei uma atenção especial para Veneza e arredores, e o curioso que, é a simplicidade do lugar e das pessoas muitas vezes que desperta em nós, um sensação e a realidade de que a vida deve ser apreciada nas pequenas e simples coisas, isto nos traz um sentimento de muita satisfação!
Obrigado por compartilhar sua experiência.
Oi,Alan,
Que bom que gostou do post e sua experiência em Veneza tenha sido tão bela.
Um abraço,
isa
Gostaria muito de saber como funciona a coleta de lixo. Ja observei que é recolhido de porta em porta em carrinhos e depois levados aos barcos. Mas e depois? Para onde vão os barcos, onde é feita a compostagem?
Olá,Carla,
O luxo recolhido é levado até uma estação de tratamento em Fusina, no continente.
Att.
isa
Isa , estive em Veneza 2 vezes e fiz tudo que um turista tem que fazer nessa maravilhosa cidade. É cara mais vale a pena. Tenho uma curiosidade : você mora em Veneza ?
Abraço
Ernani
Oi,Ernani,
Moro em Treviso 🙂
Boa tarde a minha curiosidade sobre essa cidade milenar e atualmente de alta rotatividade era justamente saber sobre” aquilo que não se da valor”exceto quando falta ou transborda,kkkk, compreendo que a agua e a energia são bem mais fáceis de serem blindadas e a principal questão seria justamente o pós utilizado dos banheiros e das cozinhas, por melhor que seja o tratamento haverá um chorume e um aglutinado de gorduras. A| rotatividade e quantidade de pessoas circulando talvez não permita que a fermentação biologica neutralise os germes patogenicos e etc…e esse caldo todo mesmo indo para a agua salgada deve ainda ter um efeito nocivo. Pergunto se nos canais há cheiro e caso alguem caia ou entre em contato com as aguas pode ter a saúde comprometida
Olá,Leinad,
Sobre o cheiro, você pode ler no post “Verdades e Mitos sobre Veneza”. É proibido nadar ou entrar nos canais e é passível de multa.
Att.
Mc Donald’s não como nem de graça no Brasil. Ha como eu gostaria de conhecer a culinária local em Veneza. Delizie!
Olá,
Melhor prestigiar a culinária local.
Att
isa
Excelente texto!
Parabéns!
Obrigada!