Compras na Itália – mercado popular
Um dos maiores tesouros da Itália sem dúvidas é o poder que a população tem de manter viva certas tradições. No comércio de rua, a coisa não poderia ser diferente. Cada cidade mantém como nos tempos antigos seus mercados, onde os moradores passeiam ou fazem suas compras, inspirados pela confiança nos comerciantes e incentivados pelo puro prazer de encontrar amigos ou conhecidos para bater um papo.
Os mercados são ambulantes e acontecem uma ou duas vezes durante a semana, geralmente no centro da cidade, em uma área reservada. Os comerciantes chegam com seus furgões e montam as bancas pela manhã bem cedinho. Aqui em Treviso, eles batem ponto às terças e sábados, no centro. Em Firenze, por exemplo o histórico mercado funciona às terças-feiras, das 7 às 14 horas, no Parque Le Cascine. Este mercado de Firenze é enorme e muito bom.
O que se encontra em um tradicional mercado frequentado pelos italianos? Um pouco de tudo. Frutas e verduras, artesanato, produtos para a casa, tecidos e aviamentos, tapetes, produtos naturais e biológicos, flores, queijos e salames, balas e doces, sapatos e muitas roupas.
Os mercados populares sempre foram muito bem frequentados, pois você pode encontrar artigos de qualidade com um preço honesto. Alguns comerciantes fazem questão de identificar suas peças com o Made in Italy, visto que o mercado chinês também participa, mas com roupas de qualidade inferior.
Hoje com este período de crise, muitos italianos têm frequentado o mercado para comprar roupas, já que o preço sai sempre mais em conta do que nas lojas. Apesar disso, as pessoas têm reclamado um pouco, dizendo que há alguns anos o mercado oferecia opções mais vantajosas.
Alguns comerciantes vendem produtos com pequenos defeitos ou ponta de estoque de marcas famosas. Eu já comprei um vestido D&G (Dolce e Gabbana), blusas da Replay e jeans Miss Sixty. O chato é para experimentar, já que não tem provador. Você tem que se enfiar em um dos furgões e experimentar ali mesmo. Geralmente eles carregam um espelho para você se ver.
E aí, gostaram do mercado? Procurando dá pra encontrar muita coisa boa a um preço bem legal. Se você estiver passeando por alguma cidade italiana e avistar as barraquinhas do mercado, não deixe de conferir. Garanto que vale a pena.
Ola Isa! Parabéns, tuas orientações me estão sendo muito úteis na Itália. Estou consultando teu blog desde que saí do Brasil. Estou em Bessica de Loria e daqui alguns dias volto pro Brasil, queria ir em algum mercado legal! O de Veneza já fui. Você acha que vale a pena eu sair de Bessica e ir até Treviso para fazer umas comprinhas ? Qual o horário de funcionamento nas terças e sábados? Vc sabe qual o endereço, fica longe da estação Centrale Treviso? ( estou a pé). Semana que vem não estarei mais aqui na região. Fico no aguardo. Grata.
Olá,Sandra,
O mercado começa cedo, por volta das 7h30,8h e termina por volta das 13h30. Fica no centro, da parte oposta da estação, mas é bem pertinho.
Att.
isa
Muito obrigada querida!
Bom dia Isa! Mt boas suas observações sobre a Itália,estou em Veneza e daqui irei a região de Florença e gostaria de algumas dicas de passeio por lá.
Olá,
Tudo bem, veja nos blogs sobre Florença, como o Viva Toscana, por exemplo.
isa