Degustação e tour nas colinas do prosecco
Descobrir o território por meio do vinho. É assim que uma degustação nas colinas do prosecco pode oferecer uma experiência única entre os vinhedos, à descoberta do processo de produção deste espumante, que tem se destacado no mundo inteiro. As colinas do prosecco ficam a 80 km de Veneza. Para quem visita a cidade e tem disponibilidade de tempo, o tour e degustação nas colinas do prosecco é imperdível.
Muitos turistas quando vêm a Itália buscam na degustação uma maneira de descobrir o território e ter o prazer de tomar um vinho exatamente no lugar onde ele é produzido. A enogastronomia tem um apelo tão forte nesse país que por aqui estima-se que o vinho atraia pelo menos 5 milhões de turistas por ano. As colinas do prosecco não ficam atrás.
O consumo de vinho na Itália, mesmo em tempos de crise e em queda, é considerável. Estima-se que o italiano consuma 30 litros de vinho por ano. No Brasil, o consumo per capita anual é de 2 garrafas. O Vêneto é um dos mais importante produtores de vinho, é a região da Itália que mais exporta no mundo.
O prosecco
O prosecco nos últimos anos vem conquistando o mundo com um sucesso fácil de decifrar e que cabe dentro de uma taça: qualidade, preço e forte identidade. O sabor frutado e leve faz com que ela seja um vinho versátil, que pode ser consumido com diversos tipos de pratos, sobremesas ou simplesmente como um aperitivo.
As colinas do prosecco se estendem por um território feito de paisagens incríveis bem próximo à cidade de Treviso. Além da paisagem bucólica de tirar o fôlego, a Estrada do Prosecco tem ainda atrações históricas como a Abadia de Follina, o Molinetto della Croda, além de ter sido palco de batalhas da I Guerra Mundial.
Visita a vinícola e degustação do prosecco
Se você estiver hospedado em Veneza e quiser aproveitar a oportunidade para conhecer as colinas e degustar o prosecco na fonte, vale a pena passar pela região de Conegliano-Valdobbiadene. É a zona de produção do Prosecco DOCG.
Além de admirar a paisagem, candidata ao título de Patrimônio Unesco, você terá a oportunidade de visitar uma vinícola e entender todo o processo de produção não só do prosecco, mas também de outros vinhos aqui do Vêneto. O prosecco feito em Valdobbiadene é especial, pois a posição das colinas, o clima e o terroir influenciam no aroma e no produto final. A colheita é feita de forma manual, com muita fadiga e devoção da parte dos camponeses, já que é impossível utilizar qualquer tipo de maquinário.
Durante a visita, além de degustar os vinhos, um funcionário da vinícola explica o processo de produção do prosecco, da vinificação até o engarrafamento.
A visita guiada às vinícolas é feita com reserva prévia, em italiano ou inglês. Eu organizo passeios privativos às colinas e a uma vinícola. Os passeios saem de Treviso, se você estiver hospedado em Veneza, eu dou todas as orientações de como chegar até Treviso.
É um tour muito agradável, onde passamos o dia explorando o território de produção do prosecco, admirando a paisagem, degustando o vinho na fonte e curtindo o melhor da gastronomia típica da região. Se bateu a vontade de degustar um prosecco e conhecer esta que é uma das paisagens mais ricas da Itália, veja mais informações sobre meus passeios aqui.
Isabela!
Adorei o post! Que vontade deu de experimentar! E o preço de 5 euros para degustar tudo é ótimo!!
Bjos
Que bom que você curtiu. Além da paisagem de tirar o fôlego tinha ainda o prosecco,né? E o preço camarada é sensacional. Bjocas
Isabela, já até mandei o link para meu esposo, ele ama enologia e sei que irá gostar muito do post….parabéns
Que bom,Cynthia. Depois me fala se ele gostou. Ainda vou postar muita coisa sobre o assunto.
Bjo e superobrigada!
Ciao Isabella,
Sono dal nord dal Brasile, Rondonia città di Vilhena, a maggio è probbabile che io e mie amiche, ne siamo in 8 donne, saremmo a Treviso e vorrei conoscere questo posto, grazie per le informazione.
E sui i dolomiti, qual’è il miglior posto vicino a Treviso per visitare e bere una birra speciale?
Abbraccio
SUELI
Ciao Sueli,
Ti scrivo una mail.
Isa
Isabela, que delícia de blog o seu! E para minha surpresa, você fez um post justamente sobre a Vigne Matte, um local que irei conhecer em breve. Vou a um casamento na Itália agora em Setembro, e os noivos organizaram uma recepção com um almoço nesse local, não é o máximo! Com certeza a refeição será acompanhada com o prosecco da casa. Depois de ler o seu post passei a contar os dias! Parabéns pelo blog e obrigada por essa e outras dicas!
Christina,
Que demais!!! Um casamento na Vigne Matte. Sinta-se privilegiada porque voce vai ver um lugar lindo. Rolle é maravilhosa e agora em setembro ainda mais porque é época da colheita das uvas para a produçao de vinho. Nao deixe de visitar o Molinetto della Croda (tem post no blog) que fica a uns 15 minutinhos. Tenho certeza que esse casamento vai ser maravilhoso e voce vai aproveitar bastante a viagem. Fiquei feliz por ter ajudado. Curte a gente no Facebook também porque postamos bastante coisa la. Um beijo
Isabela
Adorei a Vigne Matte. Como te falei fui ao casamento do meu primo em Sacile em 14/9, com uma festa linda a noite, e no dia seguinte um almoço na Vigne Matte. Demais!
A região do Veneto é maravilhosa. Fiquei hospedada num agriturismo muito legal, o Il Follo, que também é produtor de prosecco, e fica pertinho da cantina Bisol, que você descreve em outro post. Prosecco virou nossa água do dia a dia, que delícia! Um sonho abrir a janela do quarto de manhã e dar de cara com aqueles vinhedos maravilhosos. Alugamos um carro e conhecemos vários locais lindos. Vamos voltar, com certeza!
Carissima Christina,
Que legal! Estava esperando notícias tuas!! Viu que pedacinho de paraíso não é aquela cidadezinha de Rolle, onde está a Vigne Matte? Então você deve ter se hospedado em Santo Stefano di Valdobbiadene, no coração da terra do prosecco. Tenho certeza que a viagem foi inesquecível. Sou suspeita para falar, mas o Vêneto é realmente maravilhoso. Um beijo e espero que você possa voltar logo!
Isabela, parabéns pelo blog! Estou planejando ir à Veneto no início de maio do ano que vem e já fiquei cheia de vontade que chegue logo graças a seus posts… É fácil chegar a essa região a partir de Treviso? Onde é bom de visitar a vinícola e fazer degustação de prosecco?
Ciao Juliana,
Que bom que você gostou e está conseguindo pegar informações para sua viagem. Maio é um ótimo período, você vai curtir. Para visitar a área de Valdobbiadene, o ideal é ir de carro. Tem ônibus que chega a Valdobbiadene, mas você fica limitada ao centro da cidade que não tem quase nada para ver. Como vinícola, te indicaria a Villa Sandi que é bem bonita, senão a Vedova ou Ca Salina.
Um abraço,
Isa
Oi, Isa! Antes de qualquer coisa parabéns pelo post e pelo blog. Vou à Veneza no próximo carnaval e quero conhecer essa região também. Queria saber se você me indica alguém que faça algum tipo de tour no local, partindo de Veneza ou Treviso. Obrigado, Luís
Oi,Luis,
Tudo bem? Obrigada, fico feliz que tenha gostado do conteúdo. Eu conheço sim quem faça tour. Por favor me mande um email no: italiaperamore@gmail.com
Grazie
Isa