Eventos em Veneza – mês a mês
Um dos modos mais bacanas de curtir uma cidade, é se misturar a seus moradores durante as festas tradicionais. Além do famoso Carnaval, Veneza reserva durante todo o ano, atrações populares e antigas que passam de geração a geração sem perder a força. A gente separou os eventos em Veneza mês a mês para, caso você estiver passeando por aqui, possa participar.
Janeiro – Fevereiro – Março
Auguri di Capodanno
Faz muito frio em Veneza no inverno, mas a cidade é um charme. A neblina e os homens vestidos com os tradicionais tabarros (são mantos de lã) dão o tom à estação. É no meio deste frio todo que no primeiro dia do ano (1º janeiro) acontece a tradicional festa Auguri di Capodanno. Vários banhistas dão um mergulho nas gélidas águas do Lido di Venezia, para saudar o ano novo. O mergulho é seguido de um lanche com especialidades típicas da época como o cotechino e a lentilha. Mais info no site oficial.
Regata da Befana
A festa da Befana acontece no dia 6 de janeiro, dia da Epifania, em toda a Itália. A tradição diz que no dia 6 uma velhinha passa para todas as crianças, assim como o Papai Noel. Se a criança foi boa durante o ano, a Befana (uma velha que parece mais uma bruxa) deixa alguns doces, caso contrário, um pedacinho de carvão. Em Veneza a comemoração se faz com a Regata da Befana, onde senhores travestidos de Befana participam de uma competição que dura 15 minutos. A partida é da parada de vaporetto San Tomá (geralmente às 11 da manhã) e a chegada em Rialto, onde são distribuídos chocolate quente e vin brulè.
Carnaval
O tradicionalíssimo Carnaval que pouco se parece com o nosso acontece geralmente de fevereiro a março. Para saber a programação de 2017, clique aqui. A festa começa sempre com a abertura oficial no bairro de Cannaregio com o espetáculo sobre as águas. As festas no período de carnaval são tantas: A festa das Marias, os concursos de máscaras, as festas privadas nos palácios históricos e o tradicional voo do anjo, um dos espetáculos mais aguardados.
Abril – Maio – Junho
A época de primavera é muito agradável. Temperaturas amenas no início e calorzinho a partir de maio.
Festa de São Marcos e Festa del Bocolo
O padroeiro de Veneza é festejado no dia 25 de abril, na mesma data se comemora na Itália a libertação do país do regime fascista. A tradicional procissão na Piazza San Marco é marcada por uma legião de pessoas carregando a bandeira com o leão símbolo de Veneza. No mesmo dia, junto à procissão você verá algumas pessoas carregando rosas, é que comemora-se também a Festa del Bocolo, quando os venezianos presenteiam sua amada com um botão de rosa.
Vogalonga
Uma das regatas mais importantes da cidade e um verdadeiro espetáculo. A cada ano pessoas de todo mundo vêm a Veneza para participar desta regata,com barcos das formas mais variadas, mas com uma coisa em comum: movidos a remo. No final todos ganham medalha e diploma. A saída é de San Marco e a chegada na Punta della Dogana com um percurso de aproximadamente 30 km. Um verdadeiro espetáculo que acontece no terceiro domingo de maio. Mais info no site oficial.
Bienal de Veneza
Famosíssimo evento que recebe artistas do mundo inteiro e conta ainda com manifestações paralelas. A cidade fica cheia de gente descolada e interessante. As mostras acontecem nos Jardins da Bienal e no Arsenal, além de edifícios espalhados por toda a cidade. Nos anos ímpares acontece a Bienal da Arte e nos anos pares a Bienal da Arquitetura. O evento vai de final de maio até metade de novembro. Consulte a programação no site oficial.
Julho – Agosto – Setembro
Festa do Redentor
Certamente uma das festas mais aguardadas da cidade. A igreja do Redentor foi construída em 1577 em projeto de Palladio para agradecer o fim da peste que assolou Veneza na segunda metade dos anos 1500. Ainda hoje, os venezianos agradecem o fim da peste. Vários barcos invadem a bacia de San Marco e dentro deles as pessoas comemoram com pratos típicos e muito prosecco, esperando o espetáculo de fogos de artifício. A cidade fica lotada e quem não tem barco assiste à beira da Giudecca, da Zattere ou dos terraços dos palácios históricos. No dia seguinte todos atravessam o Canal da Giudecca a pé pela sugestiva ponte formada por barcos. É um verdadeiro espetáculo. A festa do redentor acontece no terceiro domingo de julho (os fogos na noite de sábado). Mais info no site oficial.
Venezia Jazz Festival
Superevento para os amantes do jazz, acontece na terceira semana de julho. Os shows acontecem em praças e espaços abertos, mas também em estrututuras importantes como teatros, museus, Peggy Guggenheim e Punta della Dogana. Info no site oficial.
Mostra Internacional do Cinema
É o período em que Veneza fica repleta de VIP’s. Se você der sorte, ou se for até o Palácio do Cinema, no Lido de Veneza, pode ver algum artista famoso. O acesso às salas de projeção é livre, mas a pagamento. Todos os anos, o festival tem uma madrinha que, além do discurso de abertura e fechamento, faz pose para a tradicional fotografia na praia do Lido. Mais info no site oficial.
Regata Histórica
Outra regata famosíssima que acontece no primeiro domingo de setembro. A competição dura o dia inteiro com barcos a remo típicos decorados conduzidos por crianças e adultos vestidos com costumes de época. É um verdadeiro mergulho no tempo, pois o cortejo histórico é um desfile de personagens de época: duques e duquesas em uma reconstrução do passado da República Marinar. Mais info no site oficial.
Outubro – Novembro – Dezembro
Maratona de Veneza
A maratona sai da Villa Pisani, na localidade de Stra (província de Padova) passando pela Riviera del Brenta, Parco San Giuliano e chegada em Veneza pela Ponte da Liberdade. Na cidade, a maratona passa por pontes com passagem pela Madonna della Salute. Para chegar a San Marco, os corredores passam por uma ponte de barcos. A chegada final é nos Jardins da Bienal. A competição acontece em um domingo de outubro. O percurso é de 42,195 km) Mais info no site oficial.
Festa della Salute
Acontece no dia 21 de novembro e, assim como a festa do Redentor, é uma comemoração religiosa em agradecimento pelo fim da peste bubônica. Os peregrinos visitam a igreja da Madonna della Salute, uma das mais bonitas de Veneza. Para facilitar o acesso é construída uma ponte de madeira que liga Santa Maria del Giglio à Punta della Dogana. É um momento também de comemorar com comidas típicas.
Réveillon na Praça São Marcos
Uma versão invernal do ano novo de Copacabana. Música, espetáculos e fogos de artifício para quem tem coragem de encarar o frio e muito calor humano. A Praça fica lotada. Para quem prefere conforto, várias festas em muitos hotéis e palácios históricos são programadas na cidade. Confira no site oficial.
As fotos são da internet
Procurando hotel em Veneza? Clique aqui
Cara Isa,
Seu blog tem me ajudado muito nas minhas andanças aqui pelo Veneto, muito obrigada! Estou em Treviso a trabalho e gostaria imensamente de participar da Festa do Redentor. Você oferece algum programa? Eu vi no site oficial a festa na barca, mas achei muito para mim, pois já passei desta idade, hehehehe, tenho 53 anos e gostaria de algo mais tranquilo e confortável.
Meu chio italiano não me permite falar, mas posso usar o whatsapp, o que estou fazendo mantendo meu número brasileiro que é 55 41 992225793. Se puder me ajudar ficarei muito feliz, agradeço a sua atenção.
Oi,Ana,
Contente que o blog esteja te ajudando. Infelizmente eu não tenho nenhum programa para o Redentor e sinto não poder ajudá-la.
Um abraço,
isa