Expo 2015 em Milão
Milão há muito vem se preparando para sediar a Expo, uma vitrine onde os países participantes apresentam o melhor da própria tecnologia e inovação para o progresso humano. Coincidência ou não, o tema da Expo recai exatamente sobre uma das excelências italianas, a alimentação: Nutrir o planeta, Energia para a vida, mais atual, impossível. Basta pensar à subnutrição, à alimentação equivocada, obesidade, distúrbios alimentares, intolerâncias, organismos geneticamente modificados, agricultura sustentável. A pauta é longa!
Os mais de 140 países participantes irão discutir e apresentar soluções para o problema da nutrição no mundo.Cada país reunirá, em um pavilhão, assuntos relativos ao tema, com realizações científicas, seus produtos típicos e tradições culturais.
Brasil
O Brasil irá mostrar seus esforços na pesquisa e investimento em tecnologia, focando na biodiversidade, recurso fundamental no equilíbrio do planeta, além de apresentar a pluralidade por meio de diversos tipos de produtos alimentares e culinárias.
Bolívia
Outro gigante no que diz respeito à alimentação, a Bolívia mostrará um de seus recursos mais ricos, a quinoa, cultivada de modo sustentável por pequenas comunidades do país. Não irão faltar degustações de pratos realizados por chefs com a quinoa.
Letônia
Parece que será um dos pavilhões mais bacanas do ponto de vista da arquitetura. A Letônia irá construir um pavilhão em forma de uma enorme árvore de carvalho e irá simular o ecossistema do país com pontos sensoriais, música, formas, cheiros e sabores. A ideia é incrível.
Kenya
Um dos maiores produtores mundias de café, o Kenya é um quebra-cabeça seja do ponto de vista geográfico, com suas paisagens estonteantes que cultural, com influência árabe, chinesa, indiana e europeia.
Tanzânia
A Tanzânia ira apresentar sua tradição e história no mundo das especiarias. Açafrão, cardamomo, baunilha, canela, elementos trazidos de diversas etnias que compõem o país e fizeram com que a ilha de Zanzibar ficasse conhecida como “Ilha das Especiarias”.
Itália
Milão foi escolhida pela Lonely Planet como um dos 10 países para se visitar em 2015. A cidade espera receber 20 milhões de turistas no ano que vem. Para quem quer saber o que fazer na cidade, recomendamos a leitura do post 5 motivos para visitar Milão em 2015, escrito pela Mage, do blog Milão nas Mãos.