Festa do prosecco, em Treviso
Em qualquer lugar do continente europeu a primavera é sempre muito esperada. Depois de meses de frio, as pessoas querem se vestir em modo mais leve e sair para passear ao ar livre. O humor muda, as flores colorem as cidades e todo mundo fica mais aberto e com vontade de socializar. Em Treviso, a nova estação é comemorada com a Primavera do Prosecco, um evento que acontece há anos e envolve várias cidadezinhas da zona de produção da bebida.
A ideia é reunir a paisagem, as comidas e produtos típicos e promover o enoturismo e as riquezas do território. A agenda é repleta de eventos, a Primavera do Prosecco promove 15 mostras e dura 4 meses. A festa começa sempre em meados de março, exatamente com a chegada da primavera. Vale a pena conferir a programação no site oficial.
Os eventos são distribuídos pelas pequenas cidades que ficam no trajeto da estrada do prosecco. Col San Martino é uma das mais conhecidas e é onde acontece a festa mais disputada.
Durante o evento Primavera del Prosecco, os produtores locais de Prosecco abrem suas portas para os visitantes, oferecendo degustações de vinho, passeios pelas vinícolas e experiências gastronômicas que destacam os sabores regionais que complementam o prosecco.
As diversas vinícolas que participam oferecem o prosecco nas opções brut, dry e extra-dry e é muito interessante poder experimentar a diversidade na produção, pois cada localização dentro das colinas tem suas especificidades de solo, exposição solar, excursão térmica, que determinam o produto final. Estes eventos são uma oportunidade de conhecer as diferenças entre os vinhos de cada produtor.
Quanto aos frequentadores, a Primavera do Prosecco é um grande espaço democrático: crianças, jovens, senhores e é claro, muitos locais, o que torna a experiência genuína.
Tradicionalmente, a primavera do prosecco também propõe trekkings e passeios pelas colinas durante o período do evento. Em Col San Martino, a meta é a igrejinha que fica em uma colina bem próximo ao galpão onde acontece a festa.
Lindo post, cheio de belas fotos e fiquei com vontade aqui,rs…beijos,FELIZ PÁSCOA! chica
Oi,Chica,
Que bom que voce gostou. As festas italianas sao muito animadas e regadas a vinho e boa comida. Deu pra sentir o clima?? Um beijo e Feliz Pascoa para voce também.
Belíssima apresentação. Fico imaginando o tamanho das porções de salame, batatinha e queijo servidas aí na Itália. Sob meu ponto de vista são muito pequenas. Miinha pergunta é uma só: Como se faz ´para encher a pança ? Servem em pratos fundos ? Sai uma polenta com costelinha? Essa tal de tripa frita deve ser deliciosa.. vero ?
Valeu pelas informações. Parabéns pela postagem.
Oi,papito,
Gostou? Ei fiquei só na batatinha frita porque todo o resto era carne.Mas vi muita gente se esbaldando no salame e no queijo. Polenta não tinha e a tripa só às terças. Mas valeu a pena. Bjo grande
Que maravilha!!
Tenho que conhecer essa região, já que sou uma apreciadora do Processo.
Te levo na Franciacorta e vc me leva em Valdobbiadene. Fatto?
Bjs
Mage,
Demais da conta. Você tem que vir conhecer. Certeza que vai adorar nossa terrinha do lado de cá. Amei a ideia do intercâmbio, ainda mais agora com motivos pra comemorar. Um beijo enorme
Se não me engano, em Valdobbiadene, a mostra do prosecco acontecia na Villa dei Cedri, uma autêntica “villa veneta” muito bonita, transformada em espaço de eventos. Vale a pena conferir!