Gôndola traghetto, a famosa gôndola de 2 euros
O Canal Grande é a principal “avenida” de Veneza, que corta a cidade ao meio em duas partes. Sua extensão é de aproximadamente 4,2 km e existem apenas 4 pontes para atravessá-lo espalhadas em todo seu curso. Isso quer dizer que, dependendo do ponto onde você esteja, atravessar a pé para o outro lado da cidade pode ser bem demorado. A menos que você conheça o serviço da gôndola traghetto, a famosa gôndola que custa 2 euros.
As gôndolas traghetto ou “da parada” são um serviço público do Comune de Veneza e facilitam muito a vida dos moradores e até dos turistas. As paradas são espalhadas em alguns pontos nas margens do Canal Grande e o trajeto é sempre o mesmo,de um lado para o outro do canal. Não é um passeio de gôndola, até porque a viagem dura poucos minutos, é só o tempo de atravessar de uma margem à outra.
As gôndolas são compartilhadas, saem cheias de uma margem, e quando chegam do outros lado, os passageiros descem e dão lugar a quem irá atravessar no sentido contrário. A gôndola traghetto se difere das outras porque não é decorada, passa longe da beleza das gôndolas turísticas, mas ainda assim, é muito tradicional. São guiadas por dois gondoleiros posicionados nas extremidades, que muitas vezes conversam entre eles em dialeto veneziano. Quem entende o italiano irá perceber que o dialeto é praticamente uma outra língua.
Fazer a travessia do Canal Grande em uma gôndola da parada custa 2 euros para os turistas e 70 centavos para residentes. E não, elas não substituem o tradicional passeio de gôndola. O serviço existe para viabilizar a travessia do canal de modo fácil e barato e evitar que as pessoas tenham que caminhar muito e dar voltas para chegar até o outro lado do canal. O percurso dura poucos minutos. Se você tem dúvidas se vale ou não vale a pena andar de gôndola em Veneza, custos e outras informações, recomendo que leia este post aqui.
ProcurandOnde pegar?
Existem três pontos ativos com as gôndolas traghetto. Um dos mais utilizados é o que faz a travessia do Mercado de Rialto a Santa Sofia. A parada fica bem em frente ao mercado do peixe e ao atravessar, a gôndola deixa os passageiros ao lado do palácio Ca’ Sagredo. Outro ponto (menos utilizado pelos turistas) é San Tomà, que sai do bairro de San Polo e chega ao bairro de São Marcos. De 1º de outubro a 31 de março, o serviço funciona das 7h30 às 18h30; de 1º de abril a 30 de setembro, das 7h30 às 19h.
Outro ponto da gôndola traghetto de grande interesse turístico é Santa Maria del Giglio, nesta parada é possível atravessar o Canal Grande até o bairro de Dorsoduro, bem próximo à basílica de Nossa Senhora da Saúde. De 1º de outubro a 31 de março, o serviço funciona das 9h às 17h; de 1º de abril a 30 de setembro, das 9h às 18h.
O serviço não funciona nos dias: 25 e 26 de dezembro, 1º de janeiro e 15 de agosto. Nos dias 24 e 31 de dezembro, as gôndolas funcionam até as 13h.
Olá Isa, tenho planos para viajar à Itália no próximo ano. Você faz passeios turísticos? Onde obtenho a informação dos tipos de passeios e valores? Acha viável a hospedagem em Treviso para fazer bate/volta para Bolonha e Veneza?
Olá,Kátia,
Sim, me mande um email com a data e o número de pessoas, que te passo todas as informações.
Isa
Oi, Isa! Esse tipo de gôndula está inclusa no transporte do Venezia Unica? Obrigada!
Olá,
Não está incluído,
Isa
Isa, boa noite!
Na Gôndola traghetto o pagamento de 2 euros é feito direto ao gondoleiro? Devo adquirir antes em algum lugar específico? Muito obrigada pela ajuda!
Oi,Fernanda,
Você paga diretamente ao gondoleiro!
Isa