,

Greve in Chianti e o vinho chianti clássico

Sem dúvidas o vinho italiano mais conhecido mundo afora é o Chianti, assim como a famosa região onde é produzido, a Toscana. Existem diversos tipos de Chianti e geralmente eles são divididos pela área de produção. A denominação de origem controlada e garantida, DOCG, é a classificação máxima de um vinho na Itália e no que diz respeito ao Chianti, em 1984 essa classificação foi dividida em DOCG Chianti e Chianti Classico DOCG.

vinho chianti itália

Para a produção do Chianti, a uva principal utilizada é a San Giovese e são os consórcios de tutela do vinho os responsáveis pelo controle do respeito a uma série de regras de produção para poderem ser reconhecidos como Chianti. Mas não vou me ater às informações técnicas porque o objetivo do post é contar a história do galo negro do Chianti Classico, que a gente sempre vê no rótulo do vinho.

greve in chianti itália

O símbolo do Chianti Classico na praça de Greve in Chianti

A lenda diz que na época medieval existia uma grande rivalidade entre Firenze e Siena. As duas cidades decidiram então demarcar o limite geográfico que as separava lançando um desafio entre dois cavaleiros. De manhã bem cedo, ao primeiro canto do galo, eles deveriam cada um partir de sua respectiva cidade. O ponto onde se encontrariam, seria definido assim como o limite entre as duas repúblicas. Os sienenses pegaram um belo galo branco e o trataram da melhor forma possível, enchendo seu papo de abundante comida. Os fiorentinos por sua vez, escolheram um galo negro e o deixaram por um bom tempo em jejum, tanto que no dia do desafio, de tão cansado e faminto, ele começou a cantar bem antes do nascer do sol. Assim, o cavaleiro fiorentino partiu bem cedo e encontrou o sienense, que tinha se levantado bem mais tarde, em Fonterutoli, a 12 km de Siena. Assim, quase todo o território do Chianti ficou nas mãos dos fiorentinos.

região do chianti

Hoje o Chianti Classico é saboreado no mundo inteiro e a sua região de produção tornou-se um dos destinos de maior interesse dos turistas, enófilos ou não. Dizem que para aproveitar todas as características e prazeres do vinho o ideal seria degustá-lo exatamente onde ele é produzido, admirando a terra, a paisagem, a sua cultura e a sua história. Seria realmente perfeito, o que acham ??

Nessas garrafas é pequenino, mas dá pra ver. Olha lá em cima no gargalo o símbolo do galo negro

Nessas garrafas é pequenino, mas dá pra ver. Olha lá em cima no gargalo o símbolo do galo negro

vinho chianti clássico

chianti na toscana

 

A paisagem bucólica da estrada do Chianti é inspiradora

A paisagem bucólica da estrada do Chianti é inspiradora

A praça principal de Greve in Chianti

A praça principal de Greve in Chianti

 

4 replies
  1. Dani Bisoo
    Dani Bisoo says:

    Oi Isa,
    Estou aprendendo a gostar de vinho tinto e minha uva preferida até agora é a Sangiovese seja no vinho com o próprio nome ou no Chianti. Tomei bastantes esses vinhos dessa vez na Itália. Ah que saudade!
    Bjs
    Dani

    • Isabela Discacciati
      Isabela Discacciati says:

      Oi,Dani,
      Na verdade eu também tenho uma grande queda pelos brancos, até porque eu não como carne e o tinto vai bem com uma carninha. Eu gosto muito dos tintos do sul, como o Primitivo, mas daí tem também o Barolo…o Amarone… ah neeeem.. acho que eu gosto de tudo mesmo..hihihi. Bjão, que bom que gostou do post.

  2. Anónimo
    Anónimo says:

    Adimirei o eu := I +o coracao.
    E o bairrismo,bem caracteristico.?
    Moderno,talvez.
    Concorda?

    • Isabela Discacciati
      Isabela Discacciati says:

      Sim,sim…aqui tem muito bairrismo, mas eu acho que é exatamente isso que ajudou a Itália ao longo dos anos a manter suas tradições. O coração é mesmo lindo!! Um abraço!!

Comments are closed.