Hospedagem em Trieste, o charmoso e histórico Savoia Excelsior
A sobriedade é uma característica de Trieste que não passa despercebida. A cidade por muitos anos esteve nas mãos dos austríacos, considerados pelo resto da Itália, um povo organizado, contido nos modos e com um senso estético muito apurado. O Savoia Excelsior tem o charme de um hotel histórico bem no centro de Trieste e foi onde eu passei meu incrível final de semana por lá.
O hotel fica bem ao lado da Piazza dell’Unità, o lugar mais central da cidade e ótimo ponto de partida para explorar todas as atrações. Para quem vem de carro, o Savoia Excelsior tem um estacionamento privativo. Além disso, existe um estacionamento público bem em frente. Fica cheio, mas nós não tivemos dificuldades em achar uma vaga.
O hotel foi inaugurado em 1911 e na época os jornais diziam que o Savoia Excelsior era o “mais importante e mais luxuoso hotel da Áustria Hungárica”. O projeto do arquiteto austríaco Ladislau Fielder na época se aliou a técnicas ultramodernas para a época, como o uso do cimento armado. A monumental fachada em estilo Liberty chama a atenção de quem passeia na avenida que beira o mar de Trieste.
A rede Starhotels foi a responsável pelo restauro do Savoia Excelsior e respeitou exatamente o projeto original recuperando os móveis de época, tecidos finos, seda, veludo, porcelanas. Tudo isso com o conforto que conquistamos com a modernidade.
A suíte em que ficamos era enorme, a decoração era moderna, mas com elementos mais antigos. Máquina de café Illy, afinal estamos na cidade deles e outros mimos como biscoitinhos, balas e chocolates. O banheiro também muito espaçoso, amenities da Etro e o sonho de consumo de toda mulher em banheiro de hotel: secador ghd, uma das melhores marcas de secadores aqui da Itália.
A cama também grande e confortável. Os quartos com vista para o mar possuem um terraço um pouco mais que os quartos na parte interna. É maravilhoso ver o golfo de Trieste e os navios de cruzeiro que chegam na cidade. Vimos o por do sol do nosso terraço acompanhados de uma taça de vinho e um clima muito agradável e relaxante.
O bar do hotel, Le Rive, é sem dúvidas o ambiente mais interessante, pois retrata fielmente o projeto da época de inauguração do Savoia. O teto em formato de concha, as mesinhas e as poltronas em veludo criam uma atmosfera de outros tempos. Uma experiência muito legal tomar um drink por ali. O bar é aberto ao público e frequentado também pelos triestinos.
O restaurante do hotel tem parceria com a renomada Eataly, que fornece a matéria prima para o menu. O café da manhã é variado e saboroso com vários opcionais no menu sempre assinado pelos produtos Eataly.
Gostamos muito do pessoal que trabalha no hotel. Jovens bem preparados e gentis. A experiência no Starhotels Savoia Excelsior Palace foi muito positiva. Um 4 estrelas acessível que merece muito mesmo mais uma estrelinha.
Encantada Isa, que experiência espetacular. O hotel é um encanto. E gostei das fotos.
Beijos.
Maria Glória,
É tão lindo o hotel e os serviços são mesmo de primeira.4 estrelas só no nome porque é muito mais do que isso.
Bjos,
Isa
Seu blog me dá vontade de chorar. Estou numa busca pela minha idade e ela é italiana. Recentemente aqui em casa, meu irmão achou o caderno de cronologia da minha Nona da nossa família. O caderno tem o nome de todos os nossos antepassados antes mesmo de chegarem no Brasil. A meta é essa. Honrar por completo da onde vim e aprender a língua. Esrou emocionado com esse blog lindo que você fez, com Fedez e Arisa no repeat no Spotify. Muito obrigado. Se possível, gostaria de saber se é de conhecimento seu algum site para aprender italiano e que seja gratuito, com gramática, exercícios e textos. Funciono assim, preciso arregaçar as mangas por conta e entender a meu modo, antes de ir para uma escola de línguas. Aliás, se puder me indicar alguma de confiança aqui em São Paulo, fico agradecido. Um beijo no coração.
Oi,Giulio,
Fico contente que tenha achado o blog útil e interessante. Espero que ajude em algum modo a aumentar seu interesse pela Itália e pela busca de suas raízes. Dê uma olhada neste canal do YouTube para te ajudar com a língua: https://www.youtube.com/channel/UCxBKek-gQRpaGK2q_kJMZ0w Acho eles muito bons.
Abraço,
Isa