Igreja de Santa Maria dei Frari, em Veneza
Veneza possui mais de uma centena de igrejas, impossível vistar grande parte delas. Uma para a lista das imperdíveis, é sem dúvidas, Santa Maria dei Frari, em San Polo, logo atrás da Scuola Grande di San Rocco, outra obra prima da cidade que falei neste post.
Além da belíssima fachada externa localizada em um sugestivo campo (em Veneza as praças se chamam “campo”) de um pequeno canal, Frari abriga obras de arte fantásticas e monumentos fúnebres de doges, artistas e personalidades. Para se ter uma ideia, depois de São Marcos, a igreja é o templo religioso mais importante de Veneza e o bilhete de entrada é somente uma contribuição de 3 euros para a manutenção do espaço.
A fundação da Igreja dei Frari foi no século XII, mas a construção foi modificada ao longo dos séculos. A igreja ganhou prestígio com a maciça presença de fiéis trazidos pelos frades franciscanos. Entre as obras para poder admirar, uma das mais famosas é a Pala dell’Assunta, a Assunção, uma tela de Tiziano que fica no altar da igreja. Mas para chegar até o altar você terá a possibilidade de se perder pelas inúmeras outras obras espalhadas pela igreja. As fotos internas são da internet, pois não podemos fotografar na igreja.
O monumento fúnebre ao escultor Antonio Canova foi realizado por seus discípulos e é repleto de simbologias interessantes inclusive relativas à maçonaria, a qual pertencia Canova. A forma triangular não deixa dúvidas. Figuras mitológicas, as virtudes cardinais, conhecidas como três luzes maçônicas e a esquadra e o compasso, símbolos da maçonaria indicam que Canova foi um maçom muito respeitado na época. As esculturas são espetaculares.
Outra obra impressionante é o monumento ao doge Giovanni Pesaro realizado com esculturas em mármore e bronze. Odiado pelo povo por sua arrogância e despotismo, o doge Pesaro sofreu com uma doença que o deixou sem dentes. O monumento fúnebre é suntuoso e impressionam os escravos mouros que sustentam as colunas de mármore.
Por vontade própria o mestre Tiziano quis ser sepultado na basílica dei Frari. A obra foi realizada pelos discípulos de Canova que a esculpiram em mármore de Carrara. Ao centro do monumento foi colocada uma estátua representando Tiziano.
Outra obra de Tiziano presente na igreja é a Pala Pesaro, no momento em restauro, portanto não visitável.
Outra curiosidade: a igreja abriga uma obra de Donatello, uma escultura em madeira de São João Batista, presença insólita visto que as obras de Donatello são concentradas na Toscana, sua terra de origem.
A igreja de Santa Maria Gloriosa dei Frari organiza frequentemente concertos de música clássica, uma experiência fantástica. Imagina só um espetáculo dentro de um lugar desse nível. Consulte o site para conferir as datas, quem sabe você não dá a sorte de estar em Veneza em dia de concerto.
O post foi só mesmo uma palhinha do que você vai encontrar no Frari, vale a pena ir com tempo para contemplar todas as obras de arte presentes neste maravilhoso templo religioso. A Basílica de Santa Maria Gloriosa dei Frari fica no bairro de San Polo a 7 minutos da estação de trem Veneza Santa Lucia.
Procurando hotel em Veneza? Clique aqui
Docinho, se puder leia isto.
Beijocas.
Belíssimo documentário retratando a Igreja de Santa Maria dei Frari com referência magistral a Antônio Canova. O memorial Triangular em mármore e significativos símbolos atestam a presença da Maçonaria na cultura italiana. parabéns por retrarar tão bem este belíssimo templo venesiano.
OI,papito,
Que bom que gostou. Dizem que Canova era um maçom muito respeitado e uma figura das artes muito séria e querida. O monumento é realmente incrível. Um beijo
Que maravilha! Vou torcer pra que tenha algum concerto nos dias que estarei aí, 23 e 24 de Janeiro…
Obrigada !
Conceiçao,
Ainda nao tive o privilégio de conferir um concerto, mas acredito que seja uma coisa maravilhosa. Tomara que voce consiga. Bacione