Bem atrás da principal atração da cidade de Padova, a Igreja de Santo Antônio, fica uma verdadeira joia não muito conhecida pelos turistas. O Jardim Botânico de Padova é um passeio imperdível que merece um lugarzinho no seu roteiro. Inaugurado em 1545, é o jardim botânico universitário mais antigo do mundo e em 1997 foi inscrito na lista do Patrimônio Mundial UNESCO.
O Jardim Botânico foi instituído pelo Senado da República Vêneta para evitar os correntes erros na identificação das plantas e seus poderes medicinais. A criação de um jardim botânico permitia um estudo mais sério e apurado sobre as diversas espécies e seu uso nas terapias e pesquisas científicas.
A parte antiga do jardim preserva sua forma original, um círculo que simboliza o mundo e em seu centro uma fonte de água. Ao longo dos séculos, a estrutura recebeu espécies do mundo inteiro e hoje conta com mais de 6000 plantas.
Desde sua fundação,o Jardim Botânico de Padova contribuiu para avanços na ciência na área da botânica, da medicina, da ecologia e da farmácia, além do empenho na preservação do meio ambiente e da biodiversidade. Serviu ainda de inspiração para várias estruturas na Itália e na Europa, seja do ponto de vista didático-científico que arquitetônico.
A planta mais antiga do jardim botânico é uma enorme palmeira de 1585, apelidada de Palmeira de Goethe, pois serviu de inspiração ao escritor alemão em visita a Padova, em 1786 na formação de uma teoria sobre a metamorfose das plantas.

A palmeira de Goethe fica nesta pirâmide
Jardim da Biodiversidade
Em 2014 foi inaugurado o Jardim da Biodiversidade, a parte nova do jardim botânico que reúne espécies vegetais do mundo todo. Um espaço enorme formado por cinco estufas que simulam as condições climáticas dos biomas do planeta. São cerca de 1300 espécies posicionadas em suas áreas de origem: tropical, semi-úmido, temperado, mediterrâneo, e árido.
O ambiente é uma viagem através da vegetação da terra que conta ao visitante o mundo sobre a forma de vida vegetal. O intuito é a reflexão sobre a importância das plantas na evolução humana e o equilíbrio ambiental.

O espaço foi construído utilizando as novas tecnologias para minimizar o impacto ambiental e otimizar o aproveitamento da energia natural proveniente do sol e da água da chuva.


Vitória régia

Clima tropical e o mamão papaya
Na sua próxima visita a Padova, não deixe de incluir o Jardim Botânico na programação. São muitos os motivos: anos de história, título Patrimônio UNESCO, arquitetura inspiradora e tecnologia em harmonia com o velho e o novo.
O Orto Botanico di Padova fica na via Orto Botanico, bem atrás da igreja de Santo Antônio. Os horários de abertura são:
Janeiro, fevereiro, março: das 9 às 17
Abril a setembro: 9 às 19
Outubro: 9 às 18
Novembro e dezembro: 9 às 17
Fechado às segundas (exceto nos meses de abril e maio)
O ingresso inteiro custa 10 euros e a meia entrada de 5 a 8 euros. Mais informações. clique aqui.
Isa, que espetáculo!
Mais um destino que não deixarei de conferir.
As fotos estão belas, como sempre, un bacio cara, ciao!
Maria Glória, minha querida,
Pra mim foi uma grata surpresa visitar o jardim botânico. Não imaginava encontrar um lugar tão lindo praticamente do lado de casa.
Um bjo grande
Isa