Molinetto della Croda, símbolo da paisagem rural em Treviso
Todo mundo sabe que a Itália é um verdadeiro museu a céu aberto. Cada lugar conta um pedaço da história e o mundo rural é um elemento importante que ajuda a conhecer as tradições do país. Aqui no Vêneto, a arquitetura rural é representada não só pelas famosas vilas, mas por construções do passado que ajudam a ilustrar a história do contadino, ou seja, o homem do campo. O Molinetto della Croda é um dos exemplos mais famosos. Trata-se de um moinho construído no século XVII, próximo à cidade de Refrontolo, no meio das colinas do prosecco.Poderia ser qualquer moinho anônimo em uma paisagem repleta de casebres, mas seu estado de conservação e o capricho com que ele é mantido torna-o uma atração que sensibiliza os visitantes, que se sentem como em um quadro ou como se o tempo estivesse parado.
O Molinetto della Croda foi originalmente utilizado para moer grãos. Sua característica mais distintiva é a sua localização em um penhasco de rocha calcária, com uma queda d’água que flui ao longo do riacho local, chamado Lierza, que alimenta o moinho. A água era canalizada para dentro do moinho, onde acionava as engrenagens responsáveis por girar as pedras de moagem.
O Molinetto della Croda se destaca por sua integração à paisagem natural e por sua engenharia avançada para a época. A estrutura se funde harmoniosamente com a rocha, criando uma imagem pitoresca. A forma como o moinho é equilibrado sobre a borda do penhasco, apoiado por suportes de pedra, é uma prova da habilidade dos construtores locais.
A produção de farinha sobreviveu até 1953. O local fico abandonado por anos até que o poder público regional comprou o espaço e o restaurou, criando um pequeno museu. É possível entender como viviam os camponeses dentro da estrutura, já que o restauro recriou os espaços da casa como a despensa para guardar vinho e salames, o estábulo dos animais, a cozinha e os quartos.
Dentro do museu é possível imaginar como funcionava naquela época a produção de farinha, atividade rural principal da zona. O território de Refrontolo era povoado pelos camponeses que trabalhavam duro para vencer a pobreza e os problemas da época
.
O Molinetto della Croda é uma das atrações mais interessantes da Estrada do Prosecco, percurso circular que liga as cidades de Valdobbiadene e Conegliano. Além disso, é um símbolo de preservação histórica e cultural na região. Sua conservação e manutenção ao longo dos anos demonstram o compromisso da comunidade local em proteger e promover seu patrimônio histórico.
Leia mais sobre a Estrada do Prosecco aqui.
Oi Isabela,
Exemplos de fazer do simples uma grande atracao . E como e’ lindo!
Obrigada! Eu também achei tudo muito lindo e genuíno. Prazeroso viver essas experiências. Um abraço
Lindo adorei!
Nossa prima, que lugar hein…. Simples, aconchegante, do jeitinho que eu gosto!!! E com o cachorrinho pra completar, melhor ainda!! hehehe bjos
Vou te levar lá quando vier! Bjos
Olá, meu bisavô nasceu nessa casa e veio para o Brazil fugido da primeira guerra mundial com 3 anos de idade nos braços de sua mãe. Sempre que dizia que alguns irmãos haviam ficado no local. Na sua casinha no interior do Paraná eu tinha um poster do local e sempre que iamos a sua casa dizia que seu sonho era voltar ao Moinho. Infelizmente ele ja faleceu, mais espero algum dia conhecer esse lugar lindo.
Oi,Stephani,
Que história bonita. Espero que você possa vir conhecer este lugar.
Isa