Molinetto della Croda, símbolo da paisagem rural em Treviso
Todo mundo sabe que a Itália é um verdadeiro museu a céu aberto. Cada cantinho conta um pedaço da história e o mundo rural não fica de fora nesse grande emaranhado de tradições. Aqui no Vêneto, a arquitetura rural é representada não só pelas famosas vilas, mas por construções do passado que ajudam a ilustrar a história do contadino, o homem do campo. O Molinetto della Croda é um dos exemplos mais famosos. O moinho foi construído no século XVII e era utilizado por uma família de camponeses para produzir a farinha. A cascata d’água do rio Lierza fazia com que a engrenagem do moinho funcionasse, o que aconteceu até 1953, ano em que a última farinha foi moída. O local fico abandonado por anos até que o comune de Refrontolo, pequena cidade onde o moinho se encontra, na província de Treviso (Vêneto), comprou o espaço e o restaurou, criando um pequeno museu.
Dentro do museu é possível imaginar como funcionava naquela época a produção de farinha, atividade rural principal da zona. O território de Refrontolo era povoado pelos camponeses que trabalhavam duro para vencer a pobreza e os problemas da época.
Outro risco que eles corriam eram as enchentes. Em muitos episódios elas devastaram o território e tudo tinha que ser reconstruído. A última delas ocorreu em 2014 fatalmente no período em que ocorria a festa popular de Refrontolo.
Festa do Molinetto della Croda
Tradicionalmente todos os anos acontece a festa de verão do Molinetto della Croda. Aqui na Itália essas festas são chamadas de sagras e são mais ou menos como as nossas quermesses e festas populares, onde a comunidade se encontra e pode aproveitar os pratos típicos com um ótimo preço e a companhia dos amigos. Geralmente monta-se uma estrutura simples com mesas grandes e bancos e um palco para shows e apresentações.
O interessante é que você senta próximo ao seu vizinho e pode até fazer amizade, tem bem aquela coisa família, típica aqui da Itália. Na mesa você encontra um folheto com as opções do cardápio. Basta marcar o que quer e pagar no caixa. Logo depois o prato chega à sua mesa. Tudo muito simples, mas bem gostoso.
Outra coisa legal do verão na Itália é que as pessoas aproveitam ao máximo o período do calor. Quem não viaja pra longe, coloca no carro mesa, cadeira, bolsa térmica, comida e bebida, encontra um cantinho fresco e monta um verdadeiro pic-nic.
O Molinetto della Croda é uma das atrações mais interessantes da Estrada do Prosecco, percurso circular que liga as cidades de Valdobbiadene e Conegliano. A paisagem é meta também de muitos artistas que vêm de todo o mundo para retratar esta maravilha.
Leia mais sobre a Estrada do Prosecco aqui.
Oi Isabela,
Exemplos de fazer do simples uma grande atracao . E como e’ lindo!
Obrigada! Eu também achei tudo muito lindo e genuíno. Prazeroso viver essas experiências. Um abraço
Lindo adorei!
Nossa prima, que lugar hein…. Simples, aconchegante, do jeitinho que eu gosto!!! E com o cachorrinho pra completar, melhor ainda!! hehehe bjos
Vou te levar lá quando vier! Bjos
Olá, meu bisavô nasceu nessa casa e veio para o Brazil fugido da primeira guerra mundial com 3 anos de idade nos braços de sua mãe. Sempre que dizia que alguns irmãos haviam ficado no local. Na sua casinha no interior do Paraná eu tinha um poster do local e sempre que iamos a sua casa dizia que seu sonho era voltar ao Moinho. Infelizmente ele ja faleceu, mais espero algum dia conhecer esse lugar lindo.
Oi,Stephani,
Que história bonita. Espero que você possa vir conhecer este lugar.
Isa