Museu Correr e Museu Arqueológico de Veneza
Nem todo mundo sabe que os edifícios que circundam a Praça São Marcos abrigaram no passado os gabinetes e casas dos procuradores da República da Serenissima. As Procuradorias Nova e Velha protagonizaram sozinhas importantes momentos históricos, até que fosse construída sob novo império a Ala Napoleônica, que hoje é a sede do Museu Correr.
A Praça São Marcos não era completamente fechada pelos 3 edifícios. No lugar onde hoje está o Museu Correr existia uma igreja. Depois de invadir Veneza e dar fim à República, Napoleão mandou demolir a igreja e construir um novo edifício que fechava a praça e seria a sede do Palácio Real da nova corte francesa.
Hoje a Ala Napoleônica e a Procuradoria Nova abrigam dois museus: o Museu Correr e o Museu Arqueológico de Veneza, além das salas monumentais da Biblioteca Marciana. São 3 museus em um.
O percurso do Museu Correr inicia pelas salas neoclássicas que hospedavam Elizabeth de Baviera, a famosa Imperatriz Sissi. Recentemente restauradas, as salas representam toda a riqueza do período com tapeçarias refinadas, decorações, mobiliário, obras e objetos de época. A entrada é feita pelo suntuoso Salão de Baile que abriga importantes esculturas de Antonio Canova. O percurso continua por salas de audiência, sala de almoço, jantar e os aposentos de Sissi, sua sala de estudo, seu banheiro e seu quarto.
Mas o mais interessante do Correr é o acervo que conta a história do quotidiano da cidade de Veneza em várias épocas do passado. Eu fiquei muito impressionada com as antigas pinturas realizadas em pedaços de madeira que retratam as artes e oficios da República Serenissima. Mas não só. Os enormes quadros que representam os doges, senadores e procurados e os antiquíssimos objetos de época também impressionam.
Outro fator interessante em visitar o Museu Correr é ter a vista de cima da Praça São Marcos. Em alguns pontos do Museu, principalmente no café, dá pra parar por minutos e ficar observando o que acontece lá embaixo. No dia que eu fui, estava acontecendo a formatura de 1099 alunos da Universidade Ca’Foscari. Olhem só a foto que fiz lá de cima.
A relação de Veneza com o mar, sua posição privilegiada entre Oriente e Ocidente são ilustradas por instrumentos originais e quadros que mostram as épicas batalhas entre venezianos e turcos. Existe uma sala dedicada ao Arsenal, que à sua época, era o maior canteiro naval do mundo.
Museu Arqueológico
O Museu Arqueológico de Veneza faz parte do percurso integrado do Museu Correr. Depois de caminhar e conhecer a história de Veneza por meio do riquíssimo acervo do Correr, é hora de mergulhar em um passado ainda mais remoto. O museu arqueológico conserva uma coleção preciosa de esculturas originais gregas, bronze, cerâmicas, e pedras preciosas.. Um dos destaques é a coleção numismática com moedas do período greco ao bizantino. No espaço é possível ver ainda uma coleção de sarcófagos, monumentos fúnebres romanos, urnas e altares.
O percurso termina nas Salas Monumentais da Biblioteca Marciana, o edifício que fica bem em frente ao Palazzo Ducale. A parte visitável da Biblioteca é a Antiga Livraria de São Marcos, projetada por Jacopo Sansovino e Vincenzo Scamozzi, com uma decoração suntuosa, que abriga algumas mostras temporárias.
Para visitar o Museu Correr, o Museu Arqueológico e as salas da Biblioteca Marciana, o modo mais conveniente é adquirir o ingresso integrado único que também te dá o direito de visitar o Palazzo Ducale. O bilhete inteiro custa 18 euros e o reduzido custa 11 euros. Para mais informações e para comprar o ingresso, clique aqui.
Outros museus em Veneza
Para ler sobre a Ca´d’Oro, clique aqui.
Para ler sobre a Galeria da Academia, clique aqui.
Para ler sobre a coleção Peggy Guggenheim, clique aqui.
aprecio muito suas publicações. já estive oito vezes em Veneza mas não visitei esses museus. Ficarão para a próxima!
Oi, Maria Aparecida,
Fico contente que aprecie as dicas e o blog. Muito obrigada. Espero que você possa voltar em breve.
Um abraço,
Isa
Excelentes explicações , há dias procurava entender como programar minha visita a esses museus. obrigada
Oi,Ana Paula,
Que bom. Fico contente em ajudar.
Um abraço,
Isa
Olá, Isa,
É possível realizar uma visita ao Museu Arqueológico de Veneza em dia diferente do Museu Correr e da Biblioteca Marciana? Adquiri o Venicia Unico dos 11 museus, que contempla os citados locais e queria fazer a visita em momentos diferentes. Desde já, agradeço-lhe e parabenizo-lhe por seus comentários e dicas valiosos. Obrigado.
Oi,Gilson,
Sim. Com o bilhete Venezia Unica você pode visitar os museus em dias diferentes. Sem problema. Tenho certeza que vai gostar dos museus de Veneza.
Att.
Isa
Oi, Isa,
Visitei o Museu Correr e não consegui perceber a ligação entre a Veneza e a Imperatriz Sissi… os aposentos que tive oportunidade de ver são da época do dominio Napeolónico ou quando veneza passou para o Império Austro-Húngaro…. ?
O museu é simplesmente deslumbrante e o café lindissimo também….
Olá, Isa,
Quanto tempo em média você acha que se gasta para visitar esse três museus?
Adoro as suas dicas, acompanho tudo pelo instagram também. Parabéns!
Oi,Prissa,
Acho tão relativo porque cada um tem seu ritmo. Difícil de dizer. Aproveite bastante.
Isa