, ,

Museus em Veneza

Veneza é um museu a céu aberto. Qualquer esquina da cidade captura a nossa atenção, seja pela sua particular geografia que por suas gôndolas, seus palácios e toda atmosfera de romantismo. Mas como se orientar e explorar as atrações da cidade? Quais museus em Veneza visitar, onde e como comprar os ingressos?

Se você quiser curtir a arte que oferece a cidade além dos espaços abertos, pode programar um passeio pelos museus. Os museus da Praça São Marcos são integrados. Com um único ingresso você pode visitar o Palazzo Ducale, Museu Correr, Museu Arqueológico Nacional e as salas da Biblioteca Marciana. Este ingresso é válido por 3 meses, portanto você não precisa visitar todos os museus no mesmo dia. O ingresso reduzido  vale para crianças de 6 a 14 anos, estudantes (com documento) de 15 a 25 e maiores de 65 anos.

atrações de veneza

O Palazzo Ducale

Se você estiver com tempo e quiser mergulhar nos museus de Veneza, outro modo muito conveniente é o Museum Pass, que dá acesso ao circuito de museus da Comune de Veneza, que compreende além dos acima citados, outros 7 museus da cidade. São eles: Cà Rezzonico, Casa de Carlo Goldoni, Museu Palazzo Mocenigo e Centro de Estudos da História do Tecido e dos Costumes, Cà Pesaro, Museu do Vidro (Murano), Museu do Merletto (Burano) e Museu de História Nacional. É museu pra caramba! O passe vale por 6 meses.

o que fazer em veneza

Os museus da Praça São Marcos

Palazzo Ducale: obra prima do gótico veneziano era o centro do poder político da cidade, foi construído entre 1309 e 1424. O palácio era sede do governo na época, comandado pelos doges e além dos apartamentos hospedava os escritórios e as salas de reuniões e votações. Toda a estrutura em torno do pátio central é belíssima, mas o destaque é a Sala del Maggior Consiglio que abriga a impressionante obra Paraíso, de Tintoretto.

museus em veneza

Museu Correr: abriga obras que ilustram a história e evolução de Veneza como antigos mapas da cidade, representações da vida cotidiana, as grandes navegações, a dominação dos doges, além da rica pintura veneziana do período dos anos 1500. O museu está localizado na Praça São Marcos, onde funcionava a procuradoria da república da Serenissima. Para ler o post sobre o Museu Correr, clique aqui.

Museo Arqueológico Nacional: abriga esculturas gregas dos séculos V e VI a.C, além de obras romanas, cerâmicas e gemas antigas. Um dos destaques é a enorme coleção numismática com mais de 9000 moedas que vão do período grego ao bizantino.

Biblioteca Marciana: para os amantes das letras, a Biblioteca Marciana foi a primeira biblioteca pública de Veneza e uma das mais antigas da Itália. Considerando que Veneza foi um dos maiores polos mundiais de tipografia no período de 1500, imaginem só o acervo deste lugar. Manuscritos gregos, latinos e orientais, além das salas decoradas por nomes importantes como Tintoretto, Tiziano e Veronese. O edifício foi projetado por Sansovino.

A Biblioteca Marciana fica entre as colunas do leão e São Teodoro, bem em frente ao Palazzo Ducale

A Biblioteca Marciana fica entre as colunas do leão e São Teodoro, bem em frente ao Palazzo Ducale

O Museu Correr e o Museu de Arqueologia ficam na Praça São Marcos, onde funcionava a procuradoria da República de Veneza

O Museu Correr e o Museu de Arqueologia ficam na Praça São Marcos, onde funcionava a procuradoria da República de Veneza

Não poderia deixar de fora dois museus importantes que não fazem parte do circuito de museus da Comune de Veneza: Galleria dell’Accademia e Peggy Guggenheim.

A Galleria dell’Accademia é um dos mais importantes museus da Itália. Abriga a mais rica coleção de obras venezianas e vênetas dos períodos bizantino, gótico e do renascimento. A galeria fica perto da ponte em madeira que recebe seu mesmo nome, com uma das vistas mais belas da cidade. Para ver o post sobre a Academia, clique aqui.

Em 1948 a simpática e excêntrica senhora Peggy vem morar em Veneza e traz algumas peças de sua vasta coleção pessoal. Em 1979, com sua morte, a casa, à beira do Canal Grande vira um museu. O ingresso custa 14 eutos. Dica da boa: no verão o Guggenheim promove um happy hour famoso e muito disputado. Antes de vir, informe-se no site a programação. Para ver o post sobre o Guggenheim, clique aqui.

A vista da Ponte da Accademia, em frente à famosa galeria

A vista da Ponte da Accademia, em frente à famosa galeria

Para ver todos os posts do blog sobre os museus de Veneza, clique aqui.

 

 

Procurando hotel em Veneza? Clique aqui

 

2 replies

Comments are closed.