Museus de Veneza: Ca’Rezzonico
Um mergulho no passado glorioso de Veneza. Esta foi a minha sensação ao visitar a Ca’ Rezzonico. Um dos palácios mais lindos do Canal Grande é a sede do interessante museu dedicado à produção artística do período dos anos 700 na cidade. Entre os museus de Veneza, a Ca’Rezzonico é sem dúvidas, a melhor estrutura para conhecer a cidade por meio do testemunho de seus nobres moradores.
A Ca’Rezzonico é um dos palácios mais lindos do Canal Grande e é considerado uma obra prima do Barroco, estilo que predominou na cidade no século XVII. De grande efeito cenográfico sua fachada é repleta de estátuas e colunas que acentuam o jogo de sombra e de luz. O palácio foi construído em 1649 a pedido da família nobre Bon, com projeto de Baldassare Longhena. O arquiteto faleceu sem a conclusão da obra e a família, com dificuldades econômicas vendeu o imóvel à família Rezzonico, que finalizou o palácio com um novo projetista, Giorgio Massari.
Os três andares do suntuoso palácio abrigam obras de arte originais da Ca’Rezzonico, além de objetos de outros palácios e coleções de diversas famílias venezianas. Já na entrada, a escadaria de honra projetada por Massari é uma prévia para a surpreendente sala do baile.
As famílias nobres venezianas convidavam os maiores pintores da época para decorarem seus palácios, assim, na Ca’Rezzonico, é possível admirar tetos afrescados por artistas como Giambattista Tiepolo, Pietro Visconti, Jacopo Guarana, entre outros. As paredes de algumas salas são cobertas por veludos, tecidos da época e tapeçarias. É como visitar um palácio exatamente como ele era no século XVIII. O mobiliário, as coleções de cerâmica e porcelana, os espelhos, candelabros, tudo incrivelmente conservado e original.
Uma das melhores partes para mim são os inúmeros e suntuosos lustres realizados em vidro de Murano. Alguns são enormes e cuidadosamente fixados no teto dos salões. Formado por várias peças são realmente um espetáculo de beleza. Outro destaque são as obras de arte dos pintores venezianos. Canaletto, por exemplo, retrata a cidade do ponto de vista arquitetônico e histórico. É maravilhoso perder-se admirando suas obras e comparando com a Veneza da atualidade. Os quadros de Pietro Longhi por sua vez descrevem a atmosfera aristocrática do período, as festas e os costumes da nobreza.
No terceiro andar da casa funciona a Pinacoteca Egidio Martini com um extenso acervo de obras de artistas dos períodos entre os anos 1400 e início dos 1900. Quase todas as obras são da escola veneziana e na coleção estão presentes retratos, cenas do quotidiano, paisagens, quadros religiosos e cenas lindíssimas da mitologia. A pinacoteca é realmente ampla e maravilhosa. Uma dica: durante o passeio, não deixe de reparar nas janelas das salas. Em algumas delas, é possível afastar a cortina e ver Veneza do alto, seus telhados e campanários.
Ainda no terceiro andar, é surpreendente a antiga farmácia que até 1908 funcionou no Campo San Stin e foi levada à Ca’Rezzonico. As elegantes estantes de madeira escura contrastam com os antigos vasos que continham as especiarias e ervas utilizadas no preparo de fórmulas e remédios.
Passagens de trem – pesquise aqui as melhores ofertas
Depois da visita, vale a pena passar pelo book shop, onde além de livros específicos sobre arte, é possível encontrar ampla bibliografia e guias sobre Veneza. Eu comprei mais uma para a minha coleção. Descanso merecido no agradável jardim do palácio que tem entrada livre e recebe os venezianos que param ali para uma merenda, para ler um livro ou levas as crianças para brincar.
A Ca’Rezzonico fica no Canal Grande. Você pode chegar diretamente pela parada de vaporetto com o mesmo nome ou pela entrada lateral, bem próximo à igreja de San Barnaba. O ingresso inteiro custa 10 euros. Clique aqui para comprar. A entrada está já incluída para quem tem o Museum Pass para o Palazzo Ducale e os museus de São Marcos. Mais informações e para comprar, clique aqui.
Procurando hotel em Veneza? Clique aqui
Isa minha querida, auguri di natale!
Muito obrigado por partilhares tanta beleza e aprendizado. Saúde plena, paz e alegrias.
Um beijo e abraço do Brasil.
Querida Maria Glória,
Tanti auguri e saiba que se eu compartilho isso tudo é porque tenho tanto carinho e incentivo. Muito obrigada e muitas realizações pra você a família.