,

O que ver em Murano

Murano é mais um dos imperdíveis itinerários do Vêneto. Se você estiver visitando Veneza, vale a pena dedicar um tempinho para conhecer a ilha já que ela fica a apenas 1 km de distância da cidade em uma viagem de vaporetto. 

Murano é particularmente famosa pela produção de vidro, é uma arte tradicional secular que sobrevive ainda em sua forma artesanal, apesar da invasão de peças de origem chinesa. Em 1291, as fornalhas para a produção do vidro que inicialmente estavam em Veneza, foram levadas para a ilha para evitar incêndios e o odor desagradável da fumaça e, desde então, Murano ficou conhecida como ilha do fogo.

Neste período Murano era uma ilha muito importante com cerca de 30 mil habitantes e um próprio prefeito, sempre sob o comando da República de Veneza. No século 14, a cidade atingiu todo seu esplendor e importância e muitos nobres venezianos mantinham seus palácios de férias em Murano. Hoje, na ilha vivem aproximadamente 4500 habitantes, que se sustentam com o turismo e a produção de vidro artesanal.

Como chegar

Se o seu ponto de partida é a Piazzale Roma ou a Ferrovia, você pode pegar a linha 4.2, que em aproximadamente 35 minutos chega em Murano. Uma alternativa é a linha 3, que é mais rápida. Saindo de São Marcos, você pode pegar a linha 4.1 ou a linha 7. O sistema de vaporetto pode parecer confuso, não hesite em perguntar no seu hotel ou mesmo nas paradas se você está na direção certa. Para ler sobre a logística e transporte em Veneza clique aqui.

O que ver, principais atrações

o_que_ver_em_murano

O primeiro ponto é Murano Colonna e de lá se inicia o passeio na ilha, onde você irá descer diretamente na Fondamenta dei Vetrai, uma espécie de rua que margeia o canal, onde estão inúmeras lojas e fábricas de vidro artesanal. . Já na parada de vaporetto você irá encontrar agentes das fábricas de vidro que indicam o caminho para visitar as fornalhas. Mas se quiser uma dica, eu tenho a minha preferida, a Ex-Chiesa di Santa Chiara, uma igreja desativada que hoje abriga um showroom com uma enorme exposição de peças. Eles também fazem a demonstração de como são fabricadas as peças.

No final da Fondamenta dei Vetrai, encontra-se a Igreja de São Pedro Mártir, construída no século XIV dedicada a São João Batista. A estrutura foi destruída por um incêndio e depois refeita em 1510, em estilo gótico. No interior estão obras de arte de artistas vênetos importantes. Repare nos belíssimos lustres da igreja e não deixe de admirar a tela San Gerolamo nel Deserto, de Paolo Veronese.

murano

Bem ali perto fica também o Campo Santo Stefano com a torre cívida de Murano e o icônico Cometa de Vidro, uma obra em vidro assinada pelo artista veneziano Simone Cenedese.

A Fondamenta dei Vetrai termina no Canal Grande de Murano, que divide a cidade. Atravessando a ponte e virando à esquerda, no finalzinho está a igreja Santa Maria dos Anjos. A origem é do século XIII, mas a igreja foi reestruturada e reformada ao longo dos anos. Ali funcionava também um monastério, onde eram acolhidas as monjas provenientes de famílias nobres venezianas. Por este motivo, a igreja era conhecida pela riqueza de suas decorações. Infelizmente ela fica fechada a as visitas são feitas somente com agendamento.

 

Santa Maria dos Anjos. A igrejinha é linda e fica num extremo da ilha, paisagem muito bucólica

Voltando pelo canal, logo você encontra o Palazzo Giustiniani, onde funciona o Museu do Vidro. O acervo ilustra a história da ilha e a evolução artística e estilística pela qual passou o vidro ao longo dos séculos. O percurso é cronológico, partindo da época romana até chegar à produção contemporânea do vidro. Um dos destaques é a famosa coppa nuziale Barovier, um cálice azul criado por Angelo Barovier provavelmente em 1460.  Se quiser ter uma prévia, o Museo del Vetro faz parte do Google Art Project.

o_que_ver_em_murano

Um dos maiores tesouros da ilha fica bem adiante do Museu do Vidro no Campo San Donato. A igreja de Santa Maria e São Donato, surge imponente às margens do canal. O Duomo de Murano foi fundado no século 7 e é uma das igrejas mais antigas de toda a Laguna de Veneza. A parte posterior, por onde a gente chega reflete o estilo vêneto-bizantino, com elementos estilísticos românico e oriental. Dentro da igreja o estupor fica por conta dos belíssimos mosaicos do pavimento, de 1140, contemporâneos à Basílica de São Marcos. Pavões, águias, animais fantásticos e repletos de simbologias decoram o chão da igreja, pra mim, uma das mais bonitas de toda Veneza.  

o_que_ver_em_murano

 

Onde comer

Murano tem muitos restaurantes, mas nem todos são bons. Se quiser comer bem e com calma, eu indico a Trattoria Busa alla Torre, que fica em frente ao Cometa de Vidro. Aproveite para pedir pratos com peixe e frutos do mar, especialidades da região.

Um restaurante mais simples, nem por isso menos gostoso é o Ristorante e Pizzeria Marlin. Pode a princípio parecer bem turístico, mas várias pessoas que trabalham na ilha o frequentam pelo preço, comodidade e claro, a qualidade da comida. Fica no início da Fondamenta dei Vetrai.

Onde comprar objetos em vidro de Murano?

onde_comprar_vidro_murano

Murano tem objetos para todos os gostos e bolsos, desde colares, pulseiras, brincos, copos, bandejas e taças aos luxuosos lustres. Eu costumo indicar dois lugares que eu gosto: a Ex-Chiesa di Santa Chiara, além do contexto histórico no qual está inserida, tem uma enorme variedade de objetos de várias épocas. A Carlo Moretti é uma fábrica muito tradicional que vende produtos atemporais, uma linha muito limpa e refinada. Os preços são altos, mas vale a pena o investimento. A loja fica na Fondamenta dei Vetrai.

A maestria, o capricho e o orgulho com que os italianos passam a técnica do vidro de geração a geração são dignos de muitos aplausos. Não perca a oportunidade de ver de perto esse espetáculo e se for comprar algum objeto, tenha certeza de que ele foi produzido mesmo em Murano, desconfie dos preços muito baixos e peça o certificado de autenticidade.Conhecendo esse trabalho incrível a gente pode realmente dar valor a essa arte e ajudar a preservar a tradição.

 

Procurando hotel em Veneza? Clique aqui
24 replies
    • Isabela Discacciati
      Isabela Discacciati says:

      Que bom que gostou. Eu também adoro conhecer coisas novas e, como você disse, adquirir conhecimento…quanto às fotos, o dia não estava dos melhores, mas deu pro gasto…hehe. Obrigada!!!

    • Isabela Discacciati
      Isabela Discacciati says:

      Tia Suely,
      Tô colocando o doce e não vou tirar…hehehehe… Vamos sim, tenho certeza de que você vai adorar. Bjão

    • Isabela Discacciati
      Isabela Discacciati says:

      Oi,Marcela,
      Coloca Burano na lista também que vale muito a pena…vem que a gente toma um spritz juntas. Vou adorar. Bjocas

  1. Anónimo
    Anónimo says:

    Muito legal Isa…fui a Veneza e não conheci Murano. Da próxima é certo que irei! bjão, Dayla

    • Isabela Discacciati
      Isabela Discacciati says:

      Oi,Dayla,
      Pois é…acontece. Na maioria das vezes o passeio em Veneza é corrido e não dá pra curtir as ilhas. Da próxima não deixa de separar um dia pra Murano e Burano que também vale a pena demais. Um beijão

  2. Catarina Gomes
    Catarina Gomes says:

    Olá Isabela, consigo ir de Murano para Burano no mesmo dia?
    Você pode me dar dicas de transporte por favor?

    Obrigada XD

    • Isabela Discacciati
      Isabela Discacciati says:

      Oi,Catarina,

      Você consegue tranquilamente visitar as duas ilhas no mesmo dia. A linha 12, que sai da Fondamente Nove (tá explicadinho no post sobre Burano) para em Murano e depois continua até Burano. Você pode utilizar esta linha. Para saber preços e melhor modo de se locomover procure o post sobre Logística em Veneza. Um abraço e boa viagem!

    • Isabela Discacciati
      Isabela Discacciati says:

      Kell,depende muito do objeto, acho legal aqueles pesinhos de mesa,sabe? Nao sei te dizer um valor preciso, mas o importante é nao comprar em qualquer lugar, ficar esperta com a procedencia. Bjo

  3. Tati
    Tati says:

    Isabela, o que você acha de se hospedar em Murano (LaGare Hotel Venezia)? A logística para Veneza é complicada?

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Tati,
      É um hotel muito bom com a parada de vaporetto bem na frente. Não acho a logística ruim, mas considere o tempo de viagem entre Murano e Veneza (depende da linha do vaporetto que você pega, a 3 é a mais rápida, mas não para em São Marcos) e o custo das passagens. Se precisar de ajuda, tem alguns posts no blog com várias dicas de hotéis.

      Abraço,
      Isa

  4. Josue
    Josue says:

    Acabei de voltar de veneza e dei uma parada em Murano que vale apena nao so pela historia local mas tbm pelo mundo magico das artes, quer seja na arquitetura local ou nos trabalho artesanais em vidro que muito me facinou.

  5. Aline Andrietta
    Aline Andrietta says:

    Olá Isa!
    Iremos à Veneza em janeiro; você acha que é muito complicado passear por Murano e Burano no inverno? Os demais passeios também ficariam muito prejudicados ?
    A propósito, seu blog é ótimo!!!

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Olá,Aline,
      Obrigada. Não acho complicado passear por Murano e Burano no inverno. É bem frio e tem menos movimento em respeito aos meses mais cheios, mas não acho que o passeio é prejudicado. Vocês irão aproveitar do mesmo jeito.
      Att

  6. Elisangela Braga
    Elisangela Braga says:

    Isa,
    Num bate e volta de Milão a Veneza acha que fica complicado dar um pulinho a Murano? O tempo ficaria muito curto?
    Adorei seu blog. Da próxima vez que voltar vou fazer contato com você para nos apresentar os cantinhos de Veneza com bastante calma.
    Obrigada.

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Elisângela,

      Acho pouco tempo. Não vale a pena.
      Que bom que gostou do blog. Fico contente.

      Isa

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] Nove. Espero que tenham gostado do post e das dicas. Se quiserem mais informações sobre Murano e Burano, visitem os links onde falamos sobre as […]

  2. […] A ilha de San Michele fica entre Veneza e Murano. Uma boa ideia é aproveitar a ida a Murano para fazer uma paradinha em San Michele. Saindo do ponto Fondamente Nove (linha 4.1 ou 4.2), Cemitero é a primeira parada, a viagem não dura nem 5 minutos. Você pode dar uma voltinha por lá e depois pegar novamente o vaporetto e seguir para Murano. Quem não viu o post que fizemos sobre Murano, dê uma olhada aqui. […]

Comments are closed.