O radicchio de Treviso: aprenda a fazer um maravilhoso risoto
Uma das regras da boa alimentação na Itália é o respeito às estações do ano. Já falei por aqui sobre legumes, frutas e verduras que a gente usa na cozinha de acordo com o clima. No inverno, o protagonista é o radicchio que nos acompanha pelos meses mais frios. O radicchio pertence à família da chicória e é uma folha vermelha e branca de sabor amargo, que a gente usa crua para preparar saladas ou cozida em pratos como o risoto e a massa.
Existem vários tipos de radicchio e aquele encontrado no Brasil geralmente parece um repolho, mas vermelho. O radicchio de Treviso só pode ser encontrado aqui e é protegido por um consórcio de tutela, que reforça seu título IGP (Indicazione Geografica Protetta), o que quer dizer que o radicchio só pode ser comercializado com esse nome se for produzido no território da província.
Geralmente o radicchio é colhido nos campos em novembro e nada se parece com a forma que a gente vê no supermercado ou na mesa. Em seu estado bruto, o radicchio é colocado em enormes banheiras com água pura e temperatura controlada por aproximadamente 15 dias, para poder desenvolver suas propriedades naturais e oferecer mais sabor. O radicchio é chamado também de Flor de Treviso por causa de sua forma curiosa, mas muito bonita. Realmente parece uma flor exótica.
A gente usa muito o radicchio como salada. Às vezes coloco só um pouco de sal, azeite e balsâmico. Quando quero incrementar, acrescento atum, milho, muçarela de búfala, além dos condimentos básicos. Outro modo de consumir o radicchio é no risotto. Fica tão bom! Em uma panela refogo o radicchio com um pouco de azeite e cebola bem fininha. Em outra panela faço o caldo de legumes, basta colocar cebola, cenoura e salsão para ferver com água. Quando o radicchio está bem molinho basta colocar o arroz e aos poucos ir acrescentando o caldo de legumes.
tipo assim…eu nao curto radicchiio..mas amei esse artigo eheheh!!! Muito completo, bem profundo.. me lembrou aqueles programas dominicais italianos tipo “Mela Verde”, “Pianeta Mare” que eu adoro assistir…e deu até vontade de provar esse risotto…
Jura que não gosta?? Dizem que o radicchio ou você ama ou você detesta. Outro dia fiz um creminho, um molhinho pra comer com a pasta ficou especial. Que bom que curtiu. Eu achei muito bacana visitar o cultivo…é uma trabalheira doida…é muito bom conhecer o processo todo e saber de onde vem o produto, a gente passa a valorizar ainda mais.
Nossa não imaginava que fosse dessa forma. Gostei muito de saber, pois gosto muito desse ingrediente. Obrigada por compartilhar.
Oi,Ines,
O radicchio é um pouco amargo, mas é delicioso.
Um abraço
Isa
Uso o radicchio em uma receita de risotto de linguiça toscana e barolo. É muito bom. Nunca vi o radicchio de Treviso. Que bonito é!
Oi,Carlos,
Sim, é a flor mais bela de Treviso.
Isa
Oi , Isa
Adorei seu post, estou fazendo a Faculdade de gastronomia , e estou adorando a cozinha italiana , estou querendo fazer um tour gastrônomico no próximo semestre na Itália .
Olá,Gilberto,
Você vai adorar. A Itália é o lugar ideal.
Abraços,
isa