,

Os estranhos endereços e nomes de ruas de Veneza

Quem já caminhou por Veneza sabe o quanto labiríntica é a cidade. Encontrar algum lugar com um endereço na mão pode ser um desafio. Paciência, preparo e organização podem ajudar. Perguntar no hotel reservado a melhor maneira de chegar, por exemplo é de grande ajuda. O desenho urbano da cidade segue uma nomenclatura muito singular. Mas como desvendar os estranhos endereços e nomes de ruas de Veneza? Eu fiz uma listinha explicando um por um e no final do post, explico melhor como se locomover na cidade.

Sestiere

são os bairros de Veneza. Os sestieri são 6: San Marco, San Polo, Santa Croce, Dorsoduro, Cannaregio, Castello. Você irá encontrar muitas placas que marcam o início e o fim de um sestiere. Para te ajudar, eu escrevi um mini guia de Veneza bairro a bairro.

Calle

são as ruas e vielas da cidade. Se é bem estreitinha pode ser chamada calletta e se é mais larga pode se chamar calle larga. Em Veneza, existem pouquíssimas ruas chamadas em modo diferente. Uma delas é a Strada Nuova, uma rua bem larga para os padrões da cidade, que liga a estação de trem à zona de Rialto. No bairro de Castello existe a única rua chamada “via”, a Via Garibaldi.

Canale

são os canais da cidade. O mais importante é o Canal Grande que mede 4,2 quilômetros e cruza a cidade

Campo

O Campo San Tomà

qualquer praça de Veneza se chama campo. Quando é bem pequenina é um campiello. A única praça da cidade é a Praça São Marcos, todas as outras são chamadas Campo. Geralmente cada campo tem um poço, que era de onde antigamente os venezianos tiravam a água potável. Alguns deles possuem detalhes lindíssimos.

Leia mais: como andar de trem na Itália

Fondamenta

Fondamenta dei Vetrai, em Murano

são as ruas localizadas à beira de um canal

Riva

são as ruas localizadas à beira do Canal Grande, onde é possível a passagem dos pedestres

Rio

um canal bem pequeno

Rio terá

uma rua construída em cima de um canal aterrado

Sotoportego

uma passagem debaixo de alguma construção ou pórtico

Ramo

uma rua lateral bem curtinha,  geralmente fechada, como uma rua sem saída

Corte

uma espécie de pequena pracinha fechada onde existem várias casas, como um pequeníssimo condomínio

Salizada

com esse nome se indicava uma rua importante pavimentada com material diferente

Piscina

área cercada de edifícios onde antigamente existia muita água e sucessivamente foi aterrada

Procurando hotel em Veneza? Clique aqui

Como encontrar um endereço em Veneza?

Os endereços em Veneza são um pouco confusos. Geralmente não são constituídos, como em outras cidades do nome da rua e o número. Eu morei em Brasília e quando me mudei pra lá, me sentia completamente perdida com todas aquelas siglas. Depois de um tempo me acostumei e entendi. Veneza é um pouco pior.

A maioria dos endereços das habitações são constituídos pelo nome do bairro seguido por um número. A agência central dos correios em Veneza fica bem atrás da Praça São Marco, em uma rua que se chama Calle Larga dell’Ascensione, mas o endereço correto é San Marco, 1241, ou seja, nome do bairro + número do edifício.

E se eu me perder?

As famosas placas. Fique atento pois elas podem te ajudar muito a encontrar o caminho certo

Perder-se em Veneza é um clássico. Certamente você não será o único. Existem, porém, três pontos principais da cidade muito bem sinalizados: Praça São Marcos, Rialto e Ferrovia. Existem placas por todos os cantos indicando os caminhos para se chegar nestes lugares. Os itinerários são muitos e diferentes. Mas não tenha medo de se perder, vale a pena descobrir a cidade assim.

Se não conseguir usar o mapa, pergunte gentilmente para alguém ou recorra a algum bar, loja ou estabelecimento. As pessoas estão acostumadas a lidar com os turistas, mesmo que algumas delas sejam um pouco menos abertas.

Qual o melhor modo de se locomover em Veneza?

Os dois únicos modos de se locomover em Veneza são a pé ou de barco. Eu gosto muito de caminhar a pé, pois me dá a possibilidade de viver melhor a cidade e admirar seus espaços. Pode ser cansativo andar a pé. A alternativa são barcos destinados ao transporte público, o famoso vaporetto. Neste post eu explico como pegar e os custos deste barco.

Outra alternativa são os táxis barco, que têm uma tarifa bem alta e a gôndola traghetto, que faz pequenas travessias entre um lado e outro do canal em alguns pontos da cidade. O trajeto dura poucos minutos, mas pode economizar uma longa caminhada para chegar até a outra parte. O custo é de 2 euros. A gôndola traghetto está posicionada em alguns pontos estratégicos da cidade, entre eles, o Mercado do Peixe de São Marcos.

Leia mais: logística em Veneza, dicas para se locomover na cidade

 

16 replies
  1. Marina Di Lullo
    Marina Di Lullo says:

    Oi Isa! Adorei a aula de geografia veneziana e terminologias afins. Em se tratando de Veneza, perder-se é uma maravilha! Beijos, Marina

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Marina,
      Concordo. Acho muito legal saber e entender as ruas e logradouros, mas perder-se é mesmo muito bom.
      Bjos

  2. Lucienne Machado
    Lucienne Machado says:

    Muito bom, adorei saber de todos esses detalhes,super útil Isa! Bjos e até o próximo!

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Querida,
      Que bom. É sempre legal conhecer as curiosidades das cidades que a gente visita, né?
      Bjos

      isa

  3. Cleiva Freitas
    Cleiva Freitas says:

    Realmente é muito fácil se perder em Veneza, apesar que eu não acho que é ruim, se você não estiver com hora marca eu acho que vale a pena se perder por Veneza.
    Sempre é tempo para aprender e aprender sobre Veneza é diversão.

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Cleiva,
      Concordo com você. Perder-se faz parte e é muito legal encontrar novos lugares por onde nunca passamos. Por isso acho mais proveitoso estar em Veneza mais tempo que os normais 2 ou 3 dias.
      Bjos,
      isa

  4. Fernando Oliver Pérez
    Fernando Oliver Pérez says:

    Oi, Isa, todos concordamos com você, vale a pena perder-se em Veneza(em italiano Venèzia,em
    vêneto Venexia); foi me perdendo lá que encontrei um pequeno Teatro de Ópera! Com programa
    durante o dia! A Itália é um dos países mais lindos do mundo e,talvez, o mais lindo da Europa;
    sou descendente somente de espanhóis(com a cidadania),portanto isento de patriotismo, adorei
    Veneza, uma cidade realmente ‘sui generis”: “Ver Veneza, depois morrer”,semelhante ao ditado
    sobre Napoli; abraços, Fernando Oliver Pérez, fop.

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Fernando,
      Que bom saber que você gostou tanto assim de Veneza. Sou suspeita, mas acho uma cidade única. Espero que possa voltar mais vezes.
      Um abraço,
      Isa

  5. Melissa Sandler
    Melissa Sandler says:

    Olá Isa, eu me chamo Melissa, viajei para a Itália no meio do ano passado, realizando meu sonho de conhecê-la, e é realmente um lugar magnífico, me apaixonei por cada detalhezinho, e sempre procurei uma maneira de me manter conectada a ela, quando encontrei suas redes sociais, tanto o blog, como o snapchat, facebook, pude relembrar como foi estar lá, e realmente, a Itália é para aqueles que amam ❤️ Sonho em morar ai, como você, obrigada por trazer minha terrinha pra mais perto de mim….

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Ciao,Melissa,
      Obrigada pela mensagem carinhosa. Fico contente de poder compartilhar com pessoas como você a vida e o dia a dia por aqui. Espero que em breve você possa voltar.
      Um abraço,
      Isa

  6. Emanuele de souza
    Emanuele de souza says:

    Tenho um sonho de conhecer Veneza. Gostaria de manter contato com alguém que morasse e tivesse bastante informações do local.
    quero conhecer vilarejos. Junto do meu esposo e filho.
    email:Jorge. Sidney@yahoo.com.br

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Emanuele,
      Siga o blog nas redes sociais também porque sempre posto informações e fotos.
      Isa

  7. Francine
    Francine says:

    ItaliA pra mim significa amor. Amor à família ( descendente de italianos), Amor à Arte ( música, esculturas, museus, pinturas..).Amor à gastronomia..Seja do Norte ou Sul. ..
    Amor ao convívio, aos aromas, às conversas e principslmente à natureza.
    Muitas vezes estive na Itália. ..viajando por várias regiões e em cada momento descobri outras coisas..Outros lugares. E sempre aprendendo algo.
    Mas o mais importante é o respeito que tenho por esta cultura, os habitantes e sua forma de compartilhar. Que Feliz herança está! Enfim..Porque idolatro este lugar? Para que as pessoas sintam vontade de conhecer lugar tão especial e queiram retornar. Assim espero que eu faça.
    Gosto muito do seu blog e das informações e das conversas compartilhadas. Sucesso e que todos possam usufruir para que possamos aproveitar este aprendizado. bjs

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Olá,Francine,
      Muito obrigada pela sua mensagem. Fico contente que você tenha aproveitado tanto assim o período em que esteve na Itália e que guarde boas lembranças; Espero que possa voltar em breve.
      Um abraço,
      isa

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Olá, não. Não existem carros, já que a cidade foi construída em cima da água.

      isa

Comments are closed.