Os números de Veneza
Que Veneza é uma cidade completamente fora do comum todo mundo sabe. Seja quem já teve a oportunidade de visitá-la e quem ainda está no planejamento e no sonho. Mas você já parou pra pensar no funcionamento, na logística e nas especificidades de uma cidade tão singular? Os números de Veneza demonstram sua complexidade e o quanto ela é especial.
A Laguna
Veneza está posicionada em uma laguna, ou seja, seu território está disposto em uma grande lagoa que tem comunicação com o mar. Os números da laguna:
550 quilômetros quadrados
66 quilômetros de canais
7.500 ¨bricole”, ou seja, os troncos de madeiras visíveis que servem para sinalizar os percursos dentro da laguna
A cidade e a população
Um assunto atual e polêmico é a diminuição dos moradores do centro histórico em relação ao aumento do número de turistas. Os números:
53.986 habitantes no centro histórico
262.174 habitantes em toda a Comuna de Veneza
855.000 habitantes em toda a Província de Veneza
50 anos é a idade média da população
39.000 número de pessoas que frequentam Veneza diariamente por motivos de estudo ou trabalho
35.000 visitantes por dia com picos de até 150.000
As pontes e os canais
Veneza foi construída em cima da água e esta é a origem de toda sua complexidade. Uma logística complicada e um abastecimento difícil e caro. Os números:
125 ilhotas
178 canais internos
439 pontes
4 km é a extensão do Canal Grande
62 metros é sua média de largura
4 pontes atravessam o Canal Grande
405 são as gôndolas presentes na cidade
Igrejas e arte
As igrejas em Veneza eram muitas, mas depois da ocupação francesa, muitas delas foram fechadas, desconsagradas ou demolidas. Interessante observar caminhando pela cidade, decorações, alto relevos, poços, altares, fontes e esculturas. Os números:
148 igrejas
170 campanários
535 palácios e edifícios de caráter cultural
1.061 brasões
142 fontes
74 cruzes
386 baixo/alto relevos
175 esculturas
231 poços
1.160 portas d’água
Os números de Veneza podem dar uma noção da complexidade da cidade. Alguns posts do blog podem ajudar a entender e aproveitar melhor seu tempo em Veneza. Leia também:
Logística em Veneza, como se locomover na cidade
A fonte para este post: I Numeri di Venezia, de Lorenzo Bottazzo (edição 2017)
Isa… adorando teu blog.
Saberia me dizer quantos euros consigo retirar em cada saque dos terminais eletrônicos? tenho conta no banco do brasil e gostaria de ter uma ideia de valores. Cada vez que viajo isso é uma surpresa… é sempre um valor baixo, rsrs
Olá,Ilca,
Tudo bem? Geralmente a gente consegue sacar 250 euros, mas é melhor você se informar no BB o que eles dizem.
Um abraço,
isa
Obrigada Isa. No fim nem saquei.. já estou de volta ao Brasil. Uma coisa me intrigou e não consegui entender. O que é o Bis que o Italiano usa tanto? No hotel tinha um quarto bis… numa tratoria tinha um “rodizio de massas” com bis????? Pedimos explicação mas não compreendemos exatamente kkkkk.
Sobre Veneza… fiz um bate-volta de Vicenza… peguei um dia lindo de sol com poucos turistas (se é que isso é possível). Pra você ter uma idéia, cheguei da basílica de São Marco tinha 6 pessoas na fila que chegaram concomitantes comigo e no campanário tinha umas 8!! Tudo muito rápido!! Amei! Quero voltar outra vez pra ver mais coisas e ir a Murano.
Adoro tuas dicas e adoro o tour das coisinhas!!!
Que bom,Ilca,
Bis quer dizer bis = repetir!!!
Isa