Quem admira os palácios de Veneza pelo lado de fora, não pode nem imaginar as maravilhas que estas construções abrigam. O Palazzo Mocenigo pertenceu a uma família nobre que até não muito tempo atrás, ainda vivia ali. Existem poucas informações sobre a origem do palácio, mas a estrutura é do século XVII e hoje abriga um interessante museu da moda (tecido e costume) e um percurso dedicado ao perfume.
Visitar um antigo palácio veneziano é sempre fascinante. É como se transportar no tempo e imaginar-se dentro da sociedade veneziana do passado. Escadarias, salões nobres, móveis, lustres. E no Palazzo Mocenigo não é diferente. As peças expostas provém de outros palácios históricos e algumas são originais do próprio palácio. O mobiliário provém do século XVIII em estilo rococó e neoclássico e os tetos das salas são afrescados por importantes artistas vênetos como Jacopo Guarana e Giambattista Canal.
O museu do Palazzo Mocenigo se desenvolve em 20 salas com curadoria di Pier Luigi Pizzo, arquiteto e cenógrafo, que concebeu um percurso expositivo aproveitando o mobiliário, objetos e obras de arte antigas provenientes dos Museus Cívicos e de outros palácios venezianos.
A decoração do palácio ilustra diversos aspectos da vida, atividades e costumes dos venezianos entre o século XVII e XVIII. Além dos salões nobres adornados com candelabros, suntuosos lustres e afrescos, o museu abriga uma série de manequins com vestuários do passado. A atenção nos bordados, tecidos, cortes demonstra a habilidade dos artesãos venezianos com a arte sartorial.
Os vestidos femininos e masculinos são ricamente decorados e ilustram a atmosfera refinada e luxuosa em que os patrícios da nobreza veneziana viviam.
Uma inteira sala é dedicada aos coletes, peça do guarda-roupa masculino muito utilizada naquela época. São mais de 50 exemplares. A parte frontal era realizada em seda e a parte posterior em linho ou algodão.
Veneza e o perfume
Como uma grande potência, a República de Veneza avançava na conquista de outros territórios e com as trocas comerciais com o Oriente. Assim, além das especiarias, a cidade tinha um acesso muito fácil às essências e plantas medicinais e logo transformou-se em uma produtora de perfumes, sabonetes e artigos de higiene. O Palazzo Mocenigo dispõe de um percurso inteiramente dedicado à arte perfumista veneziana, com cinco salas onde é possível ver os antigos instrumentos utilizados na produção destes artigos.
Além do acervo proveniente das antigas farmácias e laboratórios de alquimia, é possível, por meio de experiências sensoriais, conhecer as essências e plantas utilizadas na produção dos perfumes e outros artigos. Um percurso multimeios conta também toda a história do perfume veneziano.
Um dos pontos fortes é a coleção de frascos de perfume antigos, de várias cores, tamanhos e épocas. Realmente objetos que parecem obras de arte.
Na loja do museu é possível comprar os perfumes de toda a coleção da perfumaria
The Merchant of Venice, uma marca veneziana que produz essências maravilhosas cheias de história e com frascos caprichados. Saiba mais sobre a marca
neste post.
O Palazzo Mocenigo fica no bairro de Santa Croce, não muito longe da estação de trens Veneza Santa Lucia. A parada de vaporetto mais próxima é San Stae. Para saber mais sobre as atrações deste bairro, clique aqui. O museu fica aberto das 10h às 16 (de 1º novembro a 31 de março) e das 10h às 17h (1º abril a 31 de outubro). Fechado às segundas-feiras, 25 de dezembro, 1º de janeiro e 1º de maio. O ingresso inteiro custa 8,50 euros.Clique aqui para comprar. A entrada está já incluída para quem tem o Museum Pass para o Palazzo Ducale e os museus de São Marcos. Mais informações e para comprar, clique aqui.
Posso comprar esse passe no próprio museu na hora da entrada?
Obrigado.
Oi,Daniel,
Pode sim. Da pra comprar na hora, sem problemas.
Um abraço,
Isa
Nossa, tipo Casanova!
Jà fiquei aqui imaginando.
Deve ser mesmo bem legal, adorei a dica!
Precisamos fazer um tour em alguns palacios daqui de Veneza. Voce vai adorar.
Bjos
Isa