,

Passeio pelas Dolomitas,San Candido

A cadeia montanhosa mais famosa do norte da Itália é também Patrimônio Mundial da Unesco e uma meta espetacular para quem deseja esquiar ou mesmo fazer trekking, passear ou viver o clima da montanha. As Dolomitas se estendem entre as regiões do Vêneto, Trentino Alto Adige e um pedacinho do Friuli. Quem vem passear em Veneza, e quer esticar pode visitar Cortina d’Ampezzo, que é a cidade mais conhecida das Dolomitas no exterior. Cortina sempre foi considerada uma cidade muito chique, onde os italianos endinheirados aproveitavam as férias. Outra opção é Dobbiaco e San Candido, cidadezinhas bem mais tranquilas, mas cheias de graça, ótima base para quem quer passear, fazer trekking ou aproveitar as pistas de esqui.

Eu me hospedei em Dobbiaco porque todos os hotéis de San Candido estavam lotados. As duas cidades ficam a apenas 5 km de distância. Foi ótimo dormir em Dobbiaco, mas San Candido é muito mais bonitinha, daquelas pequeninas cidades com construções típicas de montanha, lojinhas, bares e restaurantes.

visitar dolomitas itália

trekking inverno itália

Eu não sei esquiar e prefiro fazer trekking. Gosto de passear, fazer longas caminhada e apreciar a natureza. Então tem atividade pra todo mundo, seja pra quem curte esquiar ou não. Fizemos uma trilha de aproximadamente 4 horas em um dia de muito frio e bastante neve. A trilha partia da localidade de Moso, a poucos quilômetros de San Candido. As trilhas são sempre sinalizadas com os números e você sempre encontra muita gente pelo caminho.

dolomitas visitar itália

 

trekking na neve na itália

No inverno a gente tem que se proteger. Faz muito frio. Se você não tiver roupa para a neve, indico passar em uma loja da Decathlon. Invista em uma calça e agasalho adequados. Os preços não são exagerados. Eu comprei essa calça da foto na promoção por 19 euros. Não senti frio em nenhum momento. Tem um post com 10 dicas de como se vestir no inverno. Leia aqui.

inverno na itália como se vestir

Uma das metas das excursões na montanha são as malgas. São pequenos restaurantes, alguns com quartos disponíveis para hospedagem, administrados pelas famílias que vivem por ali. São locais afastados e por isso todos os produtos são de fabricação própria. Tudo biológico, direto do quintal de casa. Pode apostar: em uma malga você vai comer o melhor queijo e para os carnívoros, a melhor carne da vida! A decoração é típica de montanha, o ambiente é muito simples e divertido. Um ponto de encontro fantástico!

trekking dolomitas itália

Abaixo os pratos: Canederli con funghi: o canederlo é tipo um nhoque feito com pão, é um dos pratos símbolos da região do Trentino. Strudel, o doce de maça que todo mundo ama. Na caneca, suco de maça quente, nunca tinha experimentado. É muito bom, ainda mais depois de caminhar no frio. Iogurte com frutos vermelhos. Tudo de produção própria da malga. Sensacional. A recompensa pela caminhada pesada.

dolomitas na itália

Para quem pensa em esquiar, San Candido tem várias pistas. Uma das principais fica dentro da cidade, mais fácil, impossível!

De Veneza a San Candido são 180km. O modo mais simples de chegar é de carro. A viagem proporciona paisagens incríveis e se você quiser, pode parar em Cortina para conhecer. A cidade é bem pequenina, em 1 hora você vê tudo. De San Candido, se quiser, vale a pena esticar até a Áustria. Até Lienz são 40 minutos de viagem! Existe uma trilha muito legal entre Lienz e San Candido que dá pra fazer de bicicleta. Mas essa é história pra outro post…

16 replies
  1. Marconi Ribeiro
    Marconi Ribeiro says:

    Estive nessa região no final de setembro e realmente é impossível não se apaixonar pela beleza do lugar. Fiquei em Cortina e em Selva di Val Gardena, mas, como estava de carro, explorei bem as cercanias. Em 2016, se tudo correr bem e o dólar permitir, devo repetir o roteiro, e quem sabe ficar hospedado em San Candido.

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Ciao Marconi,
      Que bacana. Setembro também é uma boa época para visitar esse pedacinho lindo! Tomara que voce possa voltar e conhecer San Candido,quem sabe com a neve… Um grande abraço,
      Isabela

  2. Regina
    Regina says:

    Olá!!!!
    Acompanho vcs pelo face e quero agradecer todas as dicas e por ter ajudado-nos em nossa maravilhosa viagem à Itália!!! Suas postagens enchem meus dias de lembranças de momentos felizes!! Valeu!!!!!!!! Bjs

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Ciao Regina,
      Grazie! A gente fica realmente muito feliz que o blog tenha ajudado na sua viagem. Para nos é um grande incetivo. Obrigada por nos acompanhar. Um grande beijo

  3. Ricardo Shinzato
    Ricardo Shinzato says:

    Oi Isa.

    Fique interessado na trilha entre San Candido e Lienz que você mencionou. Será que é possível fazer de bicicleta com a família? (crianças de 12 e 14 anos).
    Você tem mais informações?

    Atc.,
    Ricardo

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Ricardo,
      Tudo bem? Eu não fiz a trilha, mas quem já fez me diz que é muito tranquila, até porque você pode fazer a volta de trem. Acho que dá pra fazer com a família, sem problemas. Me disseram que a estrutura é muito boa e tem ainda a fábrica da Loacker que faz chocolates e biscoitos.
      Um abraço,
      Isa

  4. Andreza
    Andreza says:

    Adorei o post! Pretendemos conhecer as Dolomitas ano que vem e estávamos com dúvidas quanto a onde se hospedar. O post veio em ótima hora! Obrigada e parabéns pelo trabalho! Sempre com boas dicas.

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Andreza,
      Que bom. Fico contente que tenha gostado. As Dolimitas são lindas.
      Um bjo,
      isa

  5. Andre Fernandes
    Andre Fernandes says:

    Isa, parabéns pelo blog. Deixe-me pedir uma ajuda… Estamos programando uns 10 dias de Norte da Itália em dezembro, eu, esposa e 2 filhos (6 e 8 anos). A ideia é apresentar neve aos meninos e tentar (todos) esquiar um pouquinho pela primeira vez. Mas não creio que vamos querer ficar esquiando por muitos dias e queremos aproveitar a região. A ideia atual é ficar em San Candido uns 4 ou 5 dias e em mais alguma outra cidade, que ainda não definimos (para explorar outros cantinhos). Aí que vem as duvidas e precisamos de ajuda. 1) não temos noção se 4 ou 5 dias em cada localidade é suficiente. É pouco, bom ou muito? 2) Que outra cidade “base” recomendaria para esta viagem? Agradecemos de montão qualquer palpite que possa nos dar… E novamente, parabéns pelo blog.

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,André,
      Superlegal este período para ver a neve e esquiar. San Candido é sim uma boa até porque tem uma estrutura legal também para crianças e a cidade é um charme. E tudo depende também de quantos dias vocês querem curtir a neve. Vocês podem fazer uns dias lá, descer para Cortina e depois ir para Veneza. Assim eles podem ver também a cidade, que é tão diferente aos olhos dos adultos. Pra eles então será muito interessante. De San Candido a Veneza são umas 3 horas de viagem, então é uma oportunidade de curtirem seja a neve que a cidade. Espero ter ajudado. Um abraço,
      Isa

  6. Alessandro
    Alessandro says:

    Isa, estou indo para de Milão para Cortina dia 16/12, mas até agora não consegui comprar a passagem de trem até Calalzo-pieve Di Cadore-cortina. O site só abre opção até o dia 09/12. Vc sabe a partir de quando começam as vendas de bilhetes para o inverno? Ou não tem trem pra lá essa época? Obrigado

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Alessandro,
      Não sei te dizer, pois nunca fui a Cortina de trem. Sei que o trem chega até esta estação que você falou e depois tem um serviço de ônibus.
      Sinto não poder ajudar.
      Att.
      isa

  7. Juliana
    Juliana says:

    Ola tudo bem? Seu post é muito top e me me ajudou a clarear os pensamentos. Veja se voce tem alguma opinião para me dar com relaçao a minha escolha de cidades no norte da italia. Nao tenho pressa, estaremos de carro, de 20/11 a 15/12.
    20/nov Milão
    21/nov Milão
    22/nov Bérgamo
    23/nov Bérgamo
    24/nov Verona
    25/nov Verona
    26/nov Trento
    27/nov Cortina D´Ampezzo ou San Candido
    28/nov Cortina D´Ampezzo ou San Candido
    29/nov Treviso
    30/nov Veneza
    01/dez Veneza
    02/dez Bolonha
    03/dez Bolonha
    04/dez Florença
    05/dez Florença
    06/dez Florença
    07/dez Florença
    08/dez Siena
    09/dez Siena
    10/dez La Spezia
    11/dez Genova
    12/dez Torino
    13/dez Torino
    14/dez Torino
    15/dez Milão

    Quero fazer a parte das montanhas, Toscana e chegando e saindo por Milão.
    Será minha primeira vez na Italia, sei que nao tem Roma aí, mas acho que terei outras mil chances de ir a Roma, e estou meio cansada de grandes cidades. Ja estarei em Barcelona, Londres, Madrid e Berlim. Entao dessa vez quero deixar para a Italia só o romantismo e bons vinhos, a dois. Numa primavera qualquer um dia, farei Roma e demais cidades do sul. O que acha? Consegue de dar pitacos de ajuda? Obrigada e parabéns pelo blog e qualidade dos textos! Tenho um blog também e sei o trabalhão que é. Abraços, Ju

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Olá,Juliana,
      Tudo bem? Eu não trabalho com roteiro personalizado,então é difícil dar pitacos. Se você quiser, me mande email que posso te passar o contato de quem faz este trabalho.
      Att.

      isa

  8. Regina Bernardi
    Regina Bernardi says:

    Boa noite Isa,
    Gostaria de saber, se possível, qual hotel vc se hospedou em Dobbiaco.
    Estaremos nesta região de 07/06/2019 à 09/06/2019.
    Se tiver alguma indicação de San Candido, tb agradeço.
    Obrigada

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Regina,
      O hotel de Dobbiaco se chamava Simpaty. A gente gostou. Nos atendeu muito bem. Em San Candido não saberia de indicar.
      Um abraço,
      isa

Comments are closed.