Passeio por Padova, conheça as melhores atrações da cidade
Se você for de trem, em poucos minutos de caminhada estará no centro histórico. O passeio pode começar pela antiga arena romana. Hoje o que resta são ruínas, mas que dão a dimensão do que foi a arena nos tempos dos romanos. O jardim da arena é muito bonito e logo ali fica também a Cappella degli Scrovegni, uma das atrações mais importantes de Padova. A pequena igreja é decorada com um ciclo de afrescos de Giotto e é considerada uma das maiores obras-primas da arte ocidental. Para saber mais, clique aqui.
Padova é uma cidade cheia de vida e um importante centro por onde passaram filósofos, sábios e estudiosos. Sua universidade, fundada em 1222, é uma das mais antigas e prestigiadas do mundo. A sede principal fica bem no centro da cidade, no Palazzo Bo, uma construção belíssima que pode ser visitada por qualquer pessoa. Vale a pena entrar nem que seja pra dar uma olhada no pátio interno. As paredes são completamente cobertas de estemas das famílias dos antigos estudantes e de quem ocupava as cadeiras acadêmicas.
Uma paradinha no Caffè Pedrocchi também é uma boa pedida. O Pedrocchi, um dos mais famosos cafés literários italianos, foi inaugurado em 1831 e desde então passou a ser frequentado por escritores, artistas, cientistas e pela alta burguesia padovana. Por lá passaram nomes como Eleonora Duse, Stendhal e Balzac. O prédio em estilo neoclássico abriga as salas verde, rossa e bianca, com uma decoração lindíssima. Você pode pedir um caffé alla menta (café com creme de hortelã e cacau), um cappuccino ou se deliciar com os doces. Lembre-se que os preços são diferentes para consumo no balcão e na mesa.
Uma das melhores experiências de Padova é caminhar pelo mercado da Piazza delle Erbe. As barraquinhas de flores, frutas e verduras são frequentadas pelos padovanos e é uma ótima oportunidade para observar a vida dos locais. Na Piazza delle Erbe, você não pode deixar de visitar o Palazzo della Ragione, o imponente edifício que divide a praça até a Piazza della Frutta.
O Palazzo della Ragione foi sede dos tribunais de Padova e sua construção iniciou-se em 1218. Entrar ali dentro é como se sentir minúsculo diante de um espaço de imensa grandeza e imponência. Uma daquelas experiências emocionantes que a gente guarda na memória. O grande salão é decorado com um ciclo de afrescos tematizados pela astrologia, com a representação dos signos do zodíaco e sua relação com os meses do ano e suas alegorias, as estações, os apóstolos, santos, virtudes, profissões, constelações em um complicado emaranhado que busca representar o caráter e a personalidade das pessoas definidos pelas influência astrais. Em uma das extremidades do salão, estão um gigantesco cavalo de madeira e duas esfinges egípcias.
O Duomo de Padova, não muito conhecido pelos turistas, atraídos pela Basílica de Santo Antônio, também é uma boa pedida. Principalmente pelo batistério adjacente que conta com um impressionante ciclo de afrescos realizado entre 1375 e 1376 por Giusto de Menabuoi.
Com mais de 3000 anos de história, Padova é uma cidade de riqueza cultural e histórica inigualável. Porém é inegável que sua atração principal seja a famosa Basílica de Santo Antônio, por onde passam a cada ano cerca de 6 milhões de peregrinos e turistas para ver o lugar onde em 1231 foram guardados os restos mortais do santo. Além da beleza arquitetônica da basílica, é um lugar onde a fé bate forte no peito dos devotos.
Passagens de trem – pesquise aqui as melhores ofertasNos dias de maior fluxo, as pessoas fazem fila para passar pelo túmulo do santo e fazer sua oração e para ver as relíquias. Se você vier por aqui no verão, não esqueça de levar um lenço para cobrir as costas e decotes, caso contrário corre o risco de não entrar na igreja. Outra dica: as velas que são vendidas do lado de fora da igreja não poderão ser acesas. Você apenas vai depositá-la em um recolhedor de vela. A basílica fica aberta todos os dias das 6h20 às 19h e a entrada é gratuita.
Aqui na Itália, Santo Antônio não é considerado o santo casamenteiro. Na verdade, o santo protetor dos casamentos aqui é São Valentim. Mas para as moças que acreditam e têm esse pedido a fazer ao santo, o que vale é a fé e a intenção.
A poucos passos da Basílica de Santo Antônio está o Prato della Valle, que é um lugar incrível. É a maior praça da Itália e uma das maiores praças da Europa, com 90.000 metros quadrados. No centro da praça existe uma ilha que é circundada por 78 estátuas que representam personagens importantes da cidade de Padova. Hoje, é ponto de encontro dos padovanos e palco de manifestações artísticas, feiras e mercadinhos de antiquariado.
E para quem pensa que o tour termina por aqui, Padova não para de surpreender. Bem atrás da Igreja de Santo Antônio, fica uma verdadeira joia não muito conhecida pelos turistas. O Jardim Botânico de Padova é um passeio imperdível que merece um lugarzinho no seu roteiro. Inaugurado em 1545, é o jardim botânico universitário mais antigo do mundo e em 1997 foi inscrito na lista do Patrimônio Mundial UNESCO. Para saber mais sobre esta atração, clique aqui.
Padova Card – bilhete para as atrações de Padova
Se você pretende visitar as atrações de Padova, vale a pena comprar o Padova Card. Com este bilhete você tem passe livre em alguns museus e atrações e um bom desconto em outras estruturas, além de poder utilizar o transporte público urbano. O Padova Card tem validade de 48 ou 72 horas e o valor é 16 e 21 euros, respectivamente. Para mais informações, clique aqui.
Abaixo listo alguns posts de atrações em Padova e próximas à cidade que valem a pena.
Capela degli Scrovegni, a obra-prima de Padova
Jardim Botânico de Padova, um passeio imperdível
Arquà Petrarca bate-volta a partir de Padova
Conheça o mais belo jardim da Itália
Ai que interessante,quero conhecer Pádua também, quando eu for pro casório do ano.
Suely
Ô véia!!!
Padova fica tão pertinho de Treviso, ontem mesmo eu fui e voltei. Certamente faremos um tour por lá. Vamos rezar pro santo pra sair mais casamentos nessa família. Hihihi. Bjão com saudades
Oi Isa! Realmente Padova é lindo! E eu rezei, deixei vela, fiz tudo pro santo casamenteiro do Brasil!hehehe. Beijos
Esqueci de falar que é Stephanie Giuberti! 🙂
Stephanie querida!!! Por isso insistimos tanto para que vocês passasse por lá. Vale muito a pena. E é o que eu disse, o que vale é a fé e a intenção. E você e a Jessica demostraram fervorosamente.. Ahahaha. Beijo grande!!
che bel reportage… ed intanto nel provare a capire i tuoi post, vuoi vedere che imparo il portoghese? 🙂
Ciao cara! Dai vedrai alla fine imparerai. Grazie. Padova è davvero bella!
Oi Isabela.
Infelizmente quando passei por Padova foi realmente muito corrido e so visitei a Basilica. Preciso voltar com certeza.
Obrigada pelas dicas. Voce me deixou com muita vontade de retornar.
Ja e’ um grande motivo de voltar pra Italia…Concorda?
Bjs
Stephanie. Motivo para voltar não falta, vero? Vamos fazer mais passeios da próxima. Manda um beijão pra tua irmã e pro teu pai.
Oi, Isabela. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Obrigada, Boia e Natalie.
Fico contente que o post tenha sido selecionado. Adoro o Viaje na Viagem. Uma alegria poder participar.
Um abraço!
Isabela
Isabella, tô devorando seu blog! Vou passar 10 dias no Veneto em julho para preparar matérias para meu blog. Tenho família em Adria, mas conheço pouco a região. Treviso está nos planos… Beijos e parabéns pelo blog
Ana
Ciao Ana!!
Nossa! Que coisa boa! Material não vai faltar pra tua pesquisa para o blog. O Vêneto tem uma riqueza imensa de paisagem, de atrações, de comidinhas..você vai amar. Me dá um alô quando estiver por aqui e qualquer coisa que precisar, estamos aqui… Ah,vou bisbolhotar te blog já. Un bacione
Isabela, vou te avisar, com certeza! Beijos
Joia!! Te espero!!! Bacione
Olá Isabela, continuo aqui lendo o seu blog ( li quase todo!!). Estou pensando em ficar 4 noites em veneza ( o dia de chegada do brasil e mais 3). Estamos pensando em fazer um bate-volta a Padua, vc acha que vale a pena ou fica muito corrido? obrigada, bjos
Oi,Cecilia,
Depende da tua programaçao em Veneza. Eu prefiro fazer tudo com calma e aproveitar melhor, ainda mais que voces terao acabado de chegar do Brasil (cansaço da viagem e fuso). De Veneza a Padova é bem rapidinha a viagem e a cidade é linda.
Um abraço,
isa
Obrigada mais uma vez! Pensamos e ficar 2 dias e meio só passeando em Veneza ( esse meio seria o dia de chegada entao nao conta muito) e só no outro dia iria a Padova pela manha e voltaria no final do dia para dormir em Veneza e no dia seguinte viajar de trem para Florença…. no total seriam 4 noites em Veneza… Vi que Padova tem varias coisas legais para fazer, sei que um dia será pouco…mas gostariamos de aproveitar um pouco!
Oi Isa. Sou devota de Santo Antônio. Quando fui pra Padova não tive oportunidade de visitar todos os lugares. Bom que você nos proporcionou isto. Tudo lindo e interessante. Beijos. Adoro seus posts.
Oi,Fatima,
Eu adoro a igreja de Santo Antonio. Acho emocionante entrar la. é mesmo um lugar de fé. Fico feliz que goste das postagens.
Um abraço,
Isa
Olá! A estação de Padova tem guarda-volume para malas?
Passarei um dia por lá no caminho de Veneza para Milão.
Oi,Luiz,
Como nunca usei o serviço, nao sei te falar. Vou ficar devendo esta. Sorry.
Isa
Olá! Muito interessantes as informações. Estão me ajudando muito. Você saberia me dizer como faço para reservar a visita à capela usando o Padova Card?
Abraço!
Oi,Luciana,
Tudo bem? Que bom que esta aproveitando as dicas. Tem um post sobre a Capela, voce encontra as informaçoes la.
Um abraço,
Isa
Já favoritei o link desse artigo para o começo das minhas pesquisas pela região 😀
Para aliviar a minha ansiedade, ainda vou navegar tanto por aqui…!
Beijo enorme
Pri,
Eu tenho certeza que vocês vão curtir muito esta viagem.
Bjão
Meu avô Domingos Bragagnoli veio dessa cidade para o Brasil. Gostaria de conhecce-la .
Olá, Ivonete,
Espero que em breve possa conhecer.
isa