Portobuffolè – burgos da Itália
Os posts sobre Cison di Valmarino e Arquà Petrarca fizeram o maior sucesso e assim resolvi visitar outra maravilha da lista dos burgos mais belos da Itália para poder mostrar para vocês. Desta vez, estive em Portobuffolè, que é a menor comuna da província de Treviso, com 817 habitantes. De todos os burgos que eu visitei, sem dúvidas este é o menor, e acredito que seja exatamente este seu diferencial.
Portobuffolè parece uma cidadezinha em miniatura, com suas ruazinhas estreitas e seus característicos edifícios, com arcos e porticados. Se Cison di Valmarino parecia a nossos olhos calma, Portobuffolè consegue ser ainda mais silenciosa. É um lugar mágico e de atmosfera romântica e não à toa é frequentemente a escolha de diversos casais como cenário ideal para o dia do casamento.
E se hoje Portobuffolè é um burgo pacato, no passado, sua importância era enorme. Sob o domínio da República de Veneza, a cidade fervilhava com a presença de famílias nobres, grandes advogados, artistas e literatos, dentre eles Gaia da Camino, poetisa que teve grande influência na história da cidade, citada por Dante Alighieri no Purgatório de sua Divina Comédia. O próprio Dante esteve em Portobuffolè no período em que foi hóspede da família Camino.
Este mês, um famoso programa de turismo transmitido pela RAI está escolhendo o “Burgo dos burgos”, ou seja, o burgo mais belo da Itália. Vinte burgos, um por região da Itália, concorrem ao título e Portobuffolè foi indicado para representar o Vêneto. O concurso é em colaboração com a Associação dos burgos mais belos da Itália, e mais que uma competição, tem como objetivo promover o conhecimento e a preservação destas pequenas joias do patrimônio italiano. A votação será feita pelo site do programa Kilimagiaro e a premiação oficial será feita no dia 20 de abril.
Portobuffolè fica a 30 km de Treviso, que por sua vez fica a cerca 40 km de Veneza.
Oi, Denya e Isabela. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Caros Natalie e Boia,
Muito obrigada, ou melhor, GRAZIE!! É sempre uma alegria participar do Viaje na Viagem! Um grande abraço aqui da Itália.
Isa e Denya
bellissima Portobuffole’, brava, hai fatto bene ad andarci!!
Vale,merita davvero…!!! Grazie per avermi parlato di questa meraviglia!
Dai che ho in serbo altri luoghi da suggerirti, tipo… Castelfranco!!!! 😉
Yes…per Castelfranco ce la farò..devo ancora risolvere delle cose…ahahaha..poi ti dico
Lindo e encantador o lugar! Vou confessar o que mais me agradou: as ruas todas de pedras que parecem milimetricamente postas uma após as outras. Simplesmente belíssimo. Fotos radiantes!
Lindo e encantador o lugar! Vou confessar o que mais me agradou: as ruas todas de pedras que parecem milimetricamente postas uma após a outra. Simplesmente belíssimo. Fotos radiantes!
Adelina querida,
É realmente uma graça. A cidade é muito limpa e super bem cuidada,como você disse, as pedras colocadas uma após a outra, não tem nada fora do lugar. Grazie mille pelos elogios. Um beijão
Uma graça de lugar! E a bandeira brasileira no bar? Tem brasileiros vivendo nesse burgo? Beijos!
Oi,Mônica,
É lindinha demais a cidade,vero? É engraçado que aqui na Itália até mesmo nas cidades pequeninas a gente encontra brasileiros e bandeiras do Brasil. Não pude perguntar porque era realmente um dia que não tinha ninguém por lá, mas certamente algum brasileiro vive em Portobuffolè… a gente está em todos os lugares. Um beijo
woww!!ficaram muito belas as fotos…bjin
Viu só? Comprei um novo livro sobre os burgos aqui do Vêneto. Vou me organizar para visitar alguns e te chamo. Bjo
Isabela, como faço para chegar lá?
Oi,Ana,
Portobuffolè é tão pequenininha que é quase meio escondida pelos campos próximos a Treviso. Temo que seja possível chegar só de carro. É um dos grandes problemas de certas cidades da província de Treviso e do Vêneto em geral, uma falha tamanha o transporte público. Uma pena.
DESCOBRI HJ q tenho raízes em Portobuffole, meus tataravós nasceram em Portobuffole, se casaram e vieram para o Brasil com meu bisavô q tinha na época 7 anos ???????
Oi,Alessandra,
È uma cidade linda!
isa