Receita de massa com aspargos
A cozinha aqui na Itália é muito baseada nos produtos de cada estação. Quando chega abril temos a alegria de poder elaborar receita com aspargos e os restaurantes aproveitam o ingrediente para oferecer em seu menu. O lado ruim de uma culinária baseada nos produtos da estação é que as melhores frutas como pêssego, cereja, damasco, melão, morango e melancia começam a aparecer em meados da primavera e início do verão.
É possível encontrar no supermercado de tudo, em qualquer estação, mas isso não garante o consumo de uma fruta ou verdura fresca. Geralmente o que vem de fora do continente europeu amadurece nos porões dos navios e não é nada saudável ir contra a natureza e consumir morangos em pleno inverno. Para entender melhor o que cada estação produz, eu consulto sempre a mandala das estações feita pelo Slow Food. Uma pesquisa no Google você acha fácil.
Estamos na época de várias coisas gostosas e uma delas é o aspargo. O período de produção vai de abril a junho, e quando está em seu auge, o aspargo é utilizado em várias receitas e pratos.
Propriedades do aspargo
Além de delicioso, o aspargo é rico em vitaminas e sais minerais e possui propriedade diurética por ter alto conteúdo de água (92%) e fibra. Na indústria cosmética é utilizado para preparar máscaras tonificantes e, por conter ácido fólico, é altamente recomendável para as grávidas. Outro ponto positivo é que o aspargo tem baixa quantidade de calorias e carboidratos, mas é rico em proteínas. Cada 100 gramas possui 29 kcal. Ótimo para a dieta.
O Vêneto é um grande produtor de aspargos. Aqui na província de Treviso, a cidade de Badoere é muito conhecida, pois possui um solo que potencializa o cultivo. Todos os anos acontece a Mostra do Aspargo na cidade e durante quase 2 semanas são servidos pratos típicos a base de aspargo, além de apresentações culturais e musicais.
Além do aspargo verde, mais conhecido e utilizado nos pratos, a versão branca também faz sucesso. Na verdade é a mesma espécie de aspargo, só que cultivado de forma diferente. O branco cresce debaixo da terra e pela falta de sol não desenvolve a cor verde. Um bom aspargo, aquele certificado, com controle de proveniência custa aproximadamente 5 euros, o quilo. Pelos dois maços da primeira foto eu paguei 10 euros. Cada um tinha 1kg.
Como ele pode ser utilizado
Na Itália, o aspargo é feito de várias maneiras. Uma das mais conhecidas é com ovos, ou frito ou cozido. Confira a interpretação da Nigella Lawson para a receita neste link.
Eu preparo o aspargo de duas maneiras. Quando quero estar mais leve e sem peso na consciência, cozinho em uma panela com água por uns 20 a 30 minutos (sempre repondo a água que evapora) e quando está pronto, como assim mesmo, com um pouquinho de sal e azeite de oliva. Para quem quer impressionar, vai aí minha receita sem mistérios e muito fácil de Penne ao Creme de Aspargos:
Receita de massa com aspargos
Lave os aspargos e retire levemente a pele (assim como a gente tira a pele da cenoura), cozinhe em água abundante por 20 ou 30 minutos. Quando estiver mais molinho, retire do fogo e corte em pedacinhos reservando as pontas. Refogue em azeite e cebola, coloque o sal como preferir e regue com um pouquinho de vinho branco. Quando estiver bem mole e se desfazendo desligue o fogo, espere esfriar e bata no liquidificador(se precisar use um pouco da água do cozimento). Está pronto o creme de aspargos. Faça a massa conforme indicação de tempo de cozimento da embalagem, junte ao creme de aspargos e acrescente as pontas. O prato pede um vinho branco à altura. Sugiro Pinot Bianco, Chardonnay e Sauvignon Blanc. E viva o aspargo!
valeu pela receita… claaaro que vou provar!!!
Ei!!!
É uma delícia e simples pacas. Depois me conta se deu certo. Corre porque achar aspargo bom já tá ficando difícil. Minha fornecedora de Badoere já não tem mais. Fiquei arrasada. Bjo
Vou provar a receita!Adoro aspargos,e aqui e caríssimo.Mas mesmo assim,as vezes compro e faço cozidos no vapor .Tbm fica bom!bjs
Enia,
Depois me conta se gostou da receita. Aspargo aí no Brasil é caro mesmo, uma pena.
Um abraço e obrigada
Oi Isabela
Estou adorando seu blog
Acabei de descobri-lo através do link que você deixou no blog da Dri everywhere.
Sou louca por comida e pela Itália e estou aqui me deliciando com seus posts! Parabéns!
Aproveito para te convidar a visitar o meu blog também http://www.comerecocaresocomecar.com.br/
Um abraço
Dani Bispo
Oi,Dani!
Já dei uma voltinha no teu blog e adorei! Comer e viajar são as melhores coisas do mundo! Continua acompanhando a gente pra matar saudades da Itália e eu vou ficar de olho nas tuas dicas.
Um beijão
Olá Isa, nunca comi, fiquei com vontade, vou ver se tem aqui no BR. Gostei do seu blog, conheci pelo seu primo que é meu amigo no face, Henrique Sergio, vou te acompanhar pelo Twitter, abraço.
Oi,Cabral,
Que bom que voce gostou do blog. Seja muito bem vindo!O Henrique é mesmo apaixonado pela Italia. Geralmente no Brasil é mais facil achar aspargo enlatado, que nao é a mesma coisa. Mas em alguns supermercados até que voce encontra. Um abraço e obrigada por seguir!
Isabela