Scala Bovolo, a misteriosa escada caracol de Veneza
Se você encontrar o Campo Manin, já está praticamente com as chaves nas mãos. De frente para o grande Leão de São Marcos, olhe para a sua direita e na entrada de um beco irá encontrar a única placa que indica a Scala Contarini Bovolo, dali é só seguir. Em alguns dias, não é muito fácil encontrar turistas por ali, não são todos que conhecem o lugar.
A Scala Contarini Bovolo é uma joia arquitetônica do período de transição entre o estilo bizantino e renascentista. A escada em forma de caracol foi incorporada ao edifício original de 1300 que pertencia à família Morosini. A mudança aconteceu tempos depois do casamento de Caterina Morosini com Zuane Contarini, originário de uma família muito potente da nobreza veneziana. Foi o filho do casal, Pietro Contarini que no final de 1400 pediu que uma escada em forma da caracol, “bovolo” em veneziano fosse construída adjacente ao palácio. O fato lhe conferia prestígio e afirmação social.
A Scala Bovolo se desenvolve em duas partes, um pórtico realizado com arcos renascentistas e uma torre alta 26 metros (o edifício é considerado alto para os padrões de Veneza) com 80 degraus. Os arcos dos pórticos decrescem em tamanho, os arcos do primeiro andar são maiores e os do último menores. Um efeito proposital para fazer com que o palácio pareça mais alto.
Do alto do mirante da Scala Bovolo é possível admirar os telhados de Veneza e ver alguns dos edifícios mais famosos da cidade a 360 graus. A Basílica de São Marcos e suas cúpulas, campanários de algumas igrejas, a Madonna della Salute, em uma das vistas mais lindas da cidade. Fica difícil escolher entre a Scala Bovolo e o Campanário de San Giorgio.
Passagens de trem – pesquise aqui as melhores ofertasDesde que mostrei a Scala Bovolo pelo Snapchat (siga lá), muita gente ficou curiosa para conhecer este tesouro escondido de Veneza. Eu levei até lá dois convidados mais que especiais, Consuelo Blocker e Roberto Leone e com eles pude admirar um magnífico por do sol.
Depois de anos fechada para uma reforma, a Scala Contarini Bovolo reabriu para visitação. O ingresso custa 7 euros. Os horários são das 10h às 13h30, das 14h às 18 (última entrada às 17h). Fechado às segundas-feiras. Mais informações no site
Próxima vez vamos lá!
Com certeza! Vou te levar!
Bjos
Isa, dê mais dicas sobre alguns programas normalmente desconhecidos para os turistas como escala Bovolo, e roteiros para quem quer se sentir um verdadeiro morador das cidades italianas ao invés de turista.
Obrigada.
Oi,Nina,
Tem alguns outros posts sobre passeios alternativos e bairros de Veneza menos conhecidos. Porcure pelo guia Veneza bairro a bairro e Veneza alternativa. Tem muito material por aqui.
Bjos