,

Serra dei Giardini, café floricultura em Veneza

Se você já foi à Bienal em Veneza certamente conhece a área dos Jardins da Bienal no bairro de Castello. Para mim, é um dos bairros mais charmosos da cidade, daqueles mais escondidos, onde se vê a Veneza dos venezianos. Bem próximo à entrada dos jardins fica a Serra dei Giardini, café floricultura supercharmoso e cheio de história.

A área que circunda a serra é bem diferente do resto da cidade. O bairro de Castello fica um pouco afastado do tecido urbano de Veneza e a Via Garibaldi é a exceção à regra. Enquanto as ruas da cidade se chamam Calle, esta estrada mais larga que o habitual ganhou o nome de via e é pouco conhecida pelos turistas. A Serra dei Giardini, ou “estufa dos jardins”, foi construída em 1894  em estilo liberty e é a construção permanente mais antiga das instalações originais da bienal.
serra dei giardini café floricultura em veneza (2)
O edifício foi concebido para abrigar plantas exóticas utilizadas durante a Exposição Internacional de Arte, a primeira edição da Bienal de Veneza. A estufa teve vários usos durante os anos até que no final dos anos 90 se encontrava em total abandono. A Comuna de Veneza se responsabilizou pelo restauro e entregou a gestão do espaço à uma cooperativa social para criar um espaço público dedicado à natureza e às atividades culturais.
serra dei giardini café floricultura em veneza (6)
serra dei giardini café floricultura em veneza (3)
Depois de um passeio pela Bienal ou pelo bairro de Castello, vale a pena parar no café da Serra dei Giardini para tomar um chá, um café ou fazer um lanche. O lugar é agradável e a luz é linda, vale lembrar que estamos dentro de uma estufa de vidro. Se você der sorte, irá encontrar alguma mostra de arte, dança, ou manifestação cultural por lá. Além disso, o local manteve sua função original e abriga uma simpática floricultura.
serra dei giardini café floricultura em veneza (4)
serra dei giardini café floricultura em veneza (5)
A Serra dei Giardini fica na Via Garibaldi, 1254. Aberto de terça a domingo das 10h às 21h30. Aos sábados, das 10h à meia noite. Para mais informações, acesse o site do local.
Para saber mais sobre o bairro de Castello, clique aqui.