Supermercado na Itália: 10 produtos para trazer na mala
1- Massa Garofalo
Minha marca preferida é a Garofalo. A massa é produzida em Gragnano, uma comuna próxima a Napoli que é considerada a pátria da massa.
2 – Café Illy
3 – Arroz para risoto
Quer fazer um bom risoto? Escolha o arroz certo. O melhor tipo é o Carnaroli, o Vialone Nano ou um arroz com grãos pequenos e redondos. Não tenho uma marca preferida. Este da foto é bem regional, inclusive faz parte de um Arca do Gosto do Slow Food.
4 – Geleia Rigoni di Asiago
Ela custa um pouco mais caro que as outras, mas a Rigoni di Asiago é totalmente orgânica, só tem açúcar da fruta e tem uma variedade enorme de sabores: frutas vermelhas, morango selvagem, rosa, pera, limão, laranja amarga etc.
5 – Bibanesi
São biscoitos salgados feitos à mão e produzidos aqui no Vêneto. Não posso garantir que se encontram em qualquer supermercado, mas se você encontrar, compre. Dou minha palavra que é bom. Mas vicia. Já fiz um post sobre o Bibanesi. Leia aqui.
6 – Torrone
Minha marca preferida de torrone é a Sorelle Nurzia. Nem sempre eu encontro em todos os supermercados, mas o importante é comprar o torrone “morbido” ou “tenero”, que é o torrone molinho. Eu pelo menos detesto aqueles duros que quase quebram os dentes.
7 – Taralli Pugliesi
Taralli são os salgadinhos típicos da Puglia, mas de tão conhecidos, são vendidos em todo território nacional. Os biscoitinhos também são viciantes e não tenho uma marca de preferência visto à enorme oferta na prateleira dos supermercados.
8 – Cremino
O cremino é um doce feito com três camadas de chocolate e gianduia, inventado em Torino pelo proprietário da confeitaria Baratti & Milano. Hoje várias marcas fazem o chocolate. Acho que não tem uma marca que seja ruim.
9 – Molho de tomate Mutti
O melhor molho de tomate é aquele que a gente faz em casa com os tomates do verão e estoca para o inverno. Mas quando acaba, eu compro o da marca Mutti de tomate datterino. É maravilhoso e você vai ver a enorme diferença entre um molho de tomate normal e este.
10 – Chocolate Novi
Muita calma nesta hora. Esta é a seção das maravilhas de qualquer supermercado, aqui dá pra se perder e nunca mais se encontrar porque as opções são muitas e é tudo muito bom. A marca italiana que eu mais gosto é a Novi, uma empresa do Piemonte que faz barrinhas de chocolate incríveis e para todos os gostos. Eu prefiro a simples ao leite. É realmente uma concorrente à altura da Lindt. Da próxima vez dê atenção à esta marca. Você não vai se arrepender.
Pode levar qualquer tipo de alimento na mala?
O Ministério da Agricultura, por meio de normativa emitida em 10 de maio de 2016 passou a autorizar a entrada no país de produtos que no passado eram proibidos. A partir dessa normativa você pode trazer:
-produtos cárneos industrializados destinados ao consumo humano (esterilizados comercialmente, cozidos, extratos ou concentrados de carne, etc);
– produtos lácteos industrializados (doce de leite, leite em pó, manteiga, creme de leite, queijo com maturação longa, requeijão, etc);
– produtos derivados do ovo (ovo em pó, ovo líquido pasteurizado, clara desidratada, etc);
– pescados (salgado inteiro ou eviscerado dessecado, defumado eviscerado, esterilizado comercialmente);
– produtos de confeitaria que contenham ovos, lácteos ou carne na sua composição;
– produtos de origem animal para ornamentação.
Para entrar no território nacional os produtos devem estar acondicionados em sua embalagem original de fabricação, com rotulagem que possibilite a sua identificação.
A fiscalização em portos, aeroportos, postos de fronteira e aduanas especiais é feita pelo Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Mapa. O trabalho de inspeção evita a entrada de pragas que possam causar danos ao meio ambiente. (Fonte: Ministério da Agricultura)
Para quem quiser dicas de produtos de beleza para comprar nos supermercados italianos, tem um post sobre o assunto. Clique aqui.
Poxa, quanto coisa deixei de trazer ! 🙁
Só trouxe o café e mesmo assim pouco pois fiquem com medo de nao poder trazer mais.
Amo esse cafe.
Fiquei de “olho” no torrone e no molho de tomate.
Mais motivos para retornar 😉
Claro,Ilma,
Motivos para voltar muitas outras vezes.
Bjos
Apesar de mais caros, todos os produtos da lista estão à venda no Brasil, seu café por exemplo é encontrado em qualquer Pão de Açúcar.
Graças ao Brasil ter recebido milhares de imigrantes italianos, nossos patrícios não nos deixam passar vontade de nada. O Eataly em São Paulo, é um verdadeiro paraíso da gastronomia italiana, agrega importados de toda Itália, a restaurantes dignos da nona.
Oi,José Mario,
Acredito que sim, mas também sei que as pessoas preferem economizar e comprar aqui durante a viagem, já que a diferença de preço é gritante. Existe uma infinidade de produtos italianos regionais que só podem ser encontrados aqui, mas o post realmente era sobre os supermercados. A Eataly é uma boa opção, onde encontrar alguns desses produtos mais regionais e de nicho, mas sei também que o valor dos produtos não é acessível a todo mundo.
Isa
amei essas dicas!
Com certeza irei ao mercado fazer umas comprinhas.
Que bom! Tem muita coisa que vale a pena.
Um abraço,
Isa
Bom dia alguma dica de se hospedar na parte sul da Itália, depois de Nápoles?
Ótimo dia! Parabéns pelas dicas.
Olá,Joao,
Leia o post sobre a Costa Amalfinata e e Cilento.
Isa
ocorreram algumas alterações quanto a entrada de alimento do Brasil, seria bom que fosse atualizado o site.
ah, anotei todas as dicas de compras, pois pretendo vir de malas cheias.
Sim,Elisangela.
Estou sabendo. Vou atualizar assim que possivel,nosso tempo é sempre muito curto por aqui.
Mas obrigada pela lembrança.
Isa
gostaria de ir para italia para comer essas delicias
Olá, Creudo,
Vale a pena,viu?
Isa
Massa Garofalo essa massa vende aqui no BR, EM VARIOS supermercados. Super nosso e outros ja vedem muitas delicias direto da Itália para nossa alegria.
Que bom, Giselle!
Qdo fui para Milão trouxe Bibanesi. Uma delícia.
Cris,
Eu amo!!!
Bjos
Isa
Eu apaixonei tb!!! O que vc me deu já acabou faz tempo! 😉
Cris,
Precisamos encontrar pra fazer mais contrabando de Bibanesi 🙂
Bjos
Estou em ROma e gostaria de conhecer uma loja que trabalhe com produtos para confeiteria e chocolates. Suas dicas são ótimas sujeitoes de compras.
Oi,Marco,
No moro em Roma, entao te indico o blog http://www.romapravoce.com
Isa
Boa noite!!
Adorei todas as dicas do seu blog…
Antes de vir para a Itália, eu me perguntava se iria encontrar um chocolate que eu e meu marido adoramos. Você saberia me dizer se aqui eu encontrarei um chocolate chamado PIRULIN OU PIROULINE. Comprei ele na Venezuela, mas ele é produto italiano.
Desde já, muito obrigada.
Oi,Adriana,
Que bom que gostou do blog. Eu conheço este chocolate, é uma delicia, comi uma vez na casa de amigos venezuelanos, mas nunca vi por aqui. Acho que nao é feito na Italia. Mas tem muita coisa boa por aqui também.
Um abraço,
Isa
Olá estarei em Milão em dezembro.
Quais supermercados você indicaria.
Parabéns pelo Blog, Estou tirando muitas dicas.
Oi,Mauro,
Que bom que esta aproveitando o conteudo. Nao sei te indicar um supermercado especifico. Existem muitos, qualquer um vende esses produtos.
Att.
isa
Olá Isa! Adorei as dicas! Seu blog é ótimo! Seguinte vou à Roma no final de novembro de gostaria de saber se no aeroporto internacional possui aquele embalador de malas. Quero trazer alguns desses produtos incríveis que vc apresentou, mas estou com medo de ter a mala extraviada ou aberta, já que a empresa no qual viajarei possui muitas reclamações nesse sentido. Muito obrigada pela atenção! Abraços
Oi,Renata,
Que bom, fico contente que aproveite as dicas. Acredito que em Roma tenha sim o serviço, todos os aeroportos tem, mas se quiser ter certeza, dê uma olha ano blog http://www.romapravoce.com também ótimo com dicas de lá.
Um abraço,
isa
Olá!
Embarco para Itália daqui uma semana!Adorei suas dicas e com certeza trarei os 10 itens!!rsrsrs
Uma pergunta…..posso levar daqui do Brasil biscoitinhos,ou seja,beliscão??Na bagagem de mão ou despacho?
Muito obrigado!
Oi,Eliete,
Que bom que gostou das dicas. Eu sempre viajo do Brasil com algum lanche na bolsa de mão. Não pode líquidos, mas biscoito não tem problema. Aproveite a viagem.
Isa
Olá! Sábado dia 08 estarei embarcando pra Roma, amei as dicas!
E vou trazer esse itens, sem dúvida!
Obrigada
Oi,Graciela,
Que bom que gostou.
Isa
Isa..
Adorei seus posts. Sobre o que trazer sempre falta espaço na mal.. são tantas coisas boas… Mas uma dúvida, muito arriscado levar carne para fazer um churrasco para os primos italianos???
Beijos
Oi,Du,
Não sei qual é a regra pra vir do Brasil pra cá, se a coisa é recíproca. Daqui pro Brasil, se quisermos, nada impede de levar, mas do Brasil pra cá, realmente não sei.
Um abraço,
Isa
Boa tarde, fale sobre a farinha de trigo italiana, a nossa existem aditivos para clarear as farinhas.
Oi,Vicente,
Infelizmente não tenho essa informação.
Isa
Isa voce tem toda razão,amo os produtos italianos,já trouxe muito,principalmente antepastos e enbutidos e até manteiga(burro),acho q foi o que mais troxe,recomendo o Parmeggiano Regiano e o Prociutto de Parma,estando em Roma recomendo o Alfredo di Roma Originale a rua Augusto Imperatore um Fetuchine a Alfredo. Obrigado pelas dicas,gostei muito
Oi,Edilson,
Obrigada por participar e deixar outras dicas.
Um abraço,
Isa
Oi Isa,
Planejando minha viagem para Itália em julho, me deparei com teu blog. Adorei!
Aproveitando este post, será que vc pode recomendar produtos de farmácia italiana? Cremes, make up, etc…
Ab,
Malu
Oi,Malu,
Obrigada, e só você chegar até o final do post que tem o link.
Isa
Olá Isa, vou para a Itália em maio, adorei encontrar seu site com dicas maravilhosas, tudo anotado. Gostaria de mais uma informação sobre onde encontrar lápis de color da linha profissional, pode me ajudar??
Grande abraço
Oi,Thais,
Que bom que está aproveitando as dicas. Procure uma papelaria, aqui se chamam Cartoleria.
Um abraço,
Isa
Muito grata por sua resposta. Abracos
Muito grata por sua resposta. Abracos
Oi Isa, meu irmão me mandou a tua pagina do Brasil…
Caspita que supermercado caro !
Eu vivo em Milão e os preços são mais economico …. mesmo pq Venezia é Venezia…
Mesmo assim… legal as tuas dicas… nunca comi este biscoito bibanese… vou procurar…
Apesar de não exercer aqui na Italia, sou advogada, meu marido italiano, é médico e temos um filho de 9 anos, Lorenzo… gosto muito de encontrar brasileiros… vivo na Italia há 17 anos…
Se de algum modo te interssar fazer amizade ou trocar “receitas”, será um prazer…
Rosangela
Olá,RosAngela,
Que bom que gostou do blog. Espero que possa aproveitar as dicas para quando vier a Veneza.
Um abraço
isa
Oi Isa!!!
Vou para a região dos lagos em Setembro e gostaria de saber onde posso achar produtos de confeitaria!! Trabalho com isso e sei q tem excelentes produtos italianos mas não acho lugares para comprar. E gostaria de saber se vc tem dica de algum restaurante nesses locais.
Como a última parada é em Veneza, vc tem alguma dica de um restaurante bem legal para irmos? Va fui para Veneza 2x mas não achei nada demais os restaurantes que fui 🙁
Obrigada
Oi,Maria Cristina,
Tente no andar de produtos para casa da La Rinascente em Milão.
Não sei que região irá visitar, se é Lago di Garda você encontra post com dica no blog. Idem para Veneza.
Att.
isa
Ola, td bem? Meu filho vai passar um mês em Milão na Itália (dezembro/janeiro), que roupas deve levar? Estou preocupada pois dizem que é muito frio la. Att, Amanda
Olá,Amanda,
Te aconselho a ler o post com dicas de como se vestir no inverno.
Att
isa
Oi Isa,
Vou ficar na itália um tempo, voce tem alguma sugestão de um bom azeite?
Oi,Ketty,
Existem muitos, meu preferido é o azeite produzido no Lago de Garda.
Att.
Vou em setembro e já anotei suas dicas na minha lista.
Sou super fã de supermercado, fico um tempão olhando.
Vou procurar as bolachinhas salgadas, o chocolate.
Amo trazer a mala cheia de comidinhas.
Dizem que todo sorvete italiano é delicioso,
Qual seu preferido?
Oi,Lidimara,
Que bom. Espero que aproveite. Quanto ao sorvete, pra mim chocolate sempre.
Um abraço,
isa
Descobri o seu blog agora. Ano que vem vou a Udine para morar, ansiosa e nervosa esse artigo me animou muito.
Amanda,
Morar na Itália é um privilégio. Espero que você aproveite muito esta oportunidade.
isa
Isa, tudo bem? Adorei este post! Eu e minha esposa estivemos na Itália em setembro e um dos lugares que mais visitamos foram os supermercados! Dá pra se perder lá. As malas vieram cheias de geleias, queijos, chocolates e molhos. Gostei das dicas das marcas pois já estamos planejando uma nova viagem e vou dar preferência para elas. Um abraço!
Olá,José,
Que bom que aproveitaram. Pra mim é sempre o melhor souvenir.
Isa