Taxa para entrar em Veneza. Como funciona?
Há alguns anos vem se discutindo o estabelecimento de uma taxa para entrar em Veneza. Mas como funciona? Antes de mais nada é preciso entender a motivação para esta cobrança. Veneza é uma das cidades mais visitadas no mundo e a presença maciça do turismo acarreta uma série de problemáticas ligadas principalmente ao deterioramento da cidade. Os impactos da mudança climática e do turismo de massa colocam em questão um risco real e irreversível para uma cidade que é muito frágil. Assim, é necessário limitar o fluxo turístico principalmente nos períodos mais críticos.
Meu intuito com esse artigo é informar sobre como funcionará a cobrança da taxa de ingresso, mas não posso não emitir minha opinião sobre o assunto. Acredito que a proteção de Veneza não dependa da cobrança de uma taxa e sim de políticas conjuntas que incentivem a possibilidade das pessoas viverem na ilha com custos menores e um melhor controle do crescimento de estruturas turísticas como airbnb e bed & breakfast, além de rever concessões para estruturas comerciais como lojas, bares etc. Um olhar mais sistêmico para toda a situação, com a participação nas decisões de representantes residentes, comerciantes locais, artesãos, estudantes etc.
A taxa de acesso começou a ser cobrada em 2024 e torna a ser aplicada em 2025. Parece um pouco confuso, mas abaixo reporto as informações oficiais apuradas junto ao site da prefeitura.
O que é a taxa de acesso?
A taxa de acesso é uma medida adotada pela prefeitura de Veneza com o objetivo de favorecer o turismo sustentável regulando o fluxo de turistas na cidade. Durante um período específico do ano a taxa será cobrada para quem quiser ingressar no centro histórico (Veneza ilha). Não será cobrada a taxa para quem transita pelas ilhas menores (as mais famosas delas Murano, Burano, Torcello e Lido de Veneza). A arrecadação será destinada a financiar programas ligados ao turismo, a manutenção dos bens culturais e ambientais e os serviços públicos locais.
Quem precisa pagar a taxa de acesso?
QUEM PAGA
A taxa de acesso será cobrada somente de pessoas maiores de 14 anos de idade, que NÃO se hospedam nos hotéis do centro histórico (ilha). Turistas que se hospedam nas cidades que ficam ao arredor da ilha, como por exemplo Mestre, que é considerada a Veneza continental DEVERÃO pagar a taxa. Ou quem por exemplo está hospedado em outra cidade e quer fazer um bate-volta em Veneza.
QUEM NÃO PAGA
Quem se hospeda na ilha, já paga a normal taxa turística, a chamada “tassa di soggiorno”, um valor diário que é pago diretamente no hotel, airbnb ou bed & breakfast. Portanto não deve se preocupar com o pagamento da taxa de acesso. Porém, mesmo quem terá a isenção do pagamento, deverá registrar a própria presença na cidade por meio de um portal multilíngua, que estará em função a partir de 16 de janeiro.
Moradores da cidade, moradores provenientes de outras cidades do Vêneto, trabalhadores, estudantes e pessoas que entram em outros casos também não deverão pagar.
Qual é o custo da taxa de acesso?
O custo da taxa de acesso é de 5 ou 10 euros por pessoa.
Se o pagamento é realizado até 4 dias antes da data em que você estaria na cidade, o valor é de 5 euros.
Se o pagamento é realizado depois disso, ou no dia em que chegar à cidade, o valor passa a ser 10 euros.
Quando a taxa de acesso será cobrada? Datas de 2025
Em 2025, a taxa de acesso será cobrada nas seguintes datas:
ABRIL: todos os dias entre 18 e 30 de abril
MAIO: 1, 2, 3, 4, 9, 10, 11, 16, 17, 18, 23, 24, 25, 30 e 31.
JUNHO: 1, 2, 6, 7, 8, 13, 14, 15, 20, 21, 22, 27, 28, 29.
JULHO: 4, 5, 6, 11, 12, 13, 18, 19, 20, 25, 26, 27.
A faixa horária em que o pagamento da taxa se aplica é das 8h30 às 16h. Portanto se você chega na cidade depois das 16h, em um dia que a taxa é prevista, não é necessário pagá-la.
Onde e como fazer o pagamento:
O pagamento da taxa de acesso obrigatório para quem não se hospeda no centro histórico (Veneza ilha) ou a reserva (apenas registro de que você estará na cidade, caso você se hospede na ilha ) deverá ser feito antecipadamente pelo portal dedicado: http://cda.ve.it. No momento do pagamento ou registro, o site gera um código QR e você pode escolher entre fazer o download do voucher com esse código ou recebe-lo por email. Você deverá guardar esse código no celular ou imprimir caso seja necessário exibir em um eventual controle.
Se não for feito com antecedência, o pagamento poderá ser realizado no momento, nos totens ou na estrutura montada na frente da estação de trens Veneza Santa Lucia. Neste caso, o pagamento será de 10 euros. Para evitar filas, a melhor maneira é fazer o pagamento ou reserva antecipadamente pelo site.
Como é feito o controle?
O controle é feito eventualmente por agentes da prefeitura devidamente identificados por crachás.
O que acontece se eu não pagar a taxa?
Os agentes podem aplicar uma multa que vai de 50 a 300 euros