,

Tour da Grande Guerra, em Treviso

A Itália participou ativamente da Grande Guerra entre 1915 e 1918 e a região do Vêneto foi palco das batalhas mais importantes entre os exércitos italiano e austro-húngaro. Os traços deste capítulo da história ainda estão presentes em trilhas e pontos específicos no território da província de Treviso.

Eu fui conhecer o percurso projetado pela Associação Da Ponte a Ponte, um trekking superlegal pelos locais estratégicos da Grande Guerra, com um cenário espetacular no meio da natureza e circundado de cidades históricas. Um ótimo roteiro cultural.

I guerra itália lugares

O rio Piave, conhecido como rio sagrado da pátria, é o fio condutor do passeio pelos lugares da guerra. A partir da cidadezinha de Vidor em meio onde hoje estão as prósperas colinas do prosecco, a gente encontra os traços de observatórios onde os soldados podiam ver e ouvir de longe a chegada das tropas inimigas. Ainda é possivel encontrar restos de muniçao do período. Inacreditável!

Itália na I guerra

I guerra Itália

O castelo de Vidor proporciona um panorama belíssimo das colinas do prosecco. No passado foi uma fortificação medieval e hoje abriga uma igreja/ossário em homenagem as soldados mortos na guerra. Bem atrás da construção é possível ver ainda trincheiras da época.

I guerra mundial participação itália

A Abadia de Santa Bona, sem dúvidas é o ponto alto do passeio, e hoje pertence a uma família abastada, responsável pela sua manutenção. Ali foram enterrados os restos desta santa de origem egípcia. A estrutura é belíssima com uma vista maravilhosa para rio Piave, que na primavera/verão se transforma na praia dos trevisanos.

treviso rio piave

Muito difícil imaginar voltar ao tempo e imaginar o cenário de batalhas sangrentas quando se visita o parque Fontane Bianche, um oásis de paz e tranquilidade onde o Piave corre tranquilo em meio de uma paisagem silenciosa.

locais I guerra mundial batalhas
Os rastros da guerra estão por todos os lugares nesse território. Abaixo um dos inúmeros monumentos comemorativos e em homenagem aos soldados da guerra que estão espalhados pelas cidades.
soldados I guerra itália
Seguindo nosso roteiro chegamos à graciosa igrejinha de Sant’Anna. Atrás dessa joia, uma trilha nos leva a uma gruta que funcionava como hospital no período da guerra. É impressionante. Ninguém sabia ou se lembrava da existência dessa gruta até que o senhor Diotisalvi Perin se lembrou de que quando era criança brincava num espaço que os antigos diziam ser uma gruta hospital. Procuraram, procuraram e finalmente encontram o lugar. Incrível! Para chegar à gruta hospital a gente passa pelos restos de duas pontes do período romano. Pura história.
roteiro I guerra mundial na Itália
Para quem quer fazer um roteiro diferente ou é um apaixonado pela história da guerra, vale a pena conferir este percurso. Obrigada à colega Valentina Facchin do blog Around and About Treviso e à Associação Da Ponte a Ponte pelo convite. Foi um passeio incrível.
11 replies
  1. Leticia
    Leticia says:

    Bom dia! É possível fazer esse passeio saindo de Veneza, Florença ou Roma? Obrigada!

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Ciao Leticia,
      O território da estrada da Grande Guerra fica bem próximo a Veneza, sua base seria Treviso. Mas você vai precisar de um carro,já que nos pontos principais do passeio não passa muito ônibus. Qualquer dúvida, manda um email pra gente. grazieateblog@gmail.com

  2. ROQUE BRANCO GALLON
    ROQUE BRANCO GALLON says:

    Boa Noite Isa – Fiquei encantado pelas belezas de Treviso, ai na Itália, Acredito que
    esteja em um Paraiso, e desejo mil felicidades na sua vida e do Maridão e Filho.
    Com a finalidade de um dia poder ir a Itália e conhecer a Terra Mãe dos meu Bis-
    Avós: Giacomo Gallon Detto Gregol e Regina Gallon Detto Gregol, meu avô: Natal
    Gallon Detto Gregol, e Tio-avô: José Gallon, ambos nascidos em torno de l.882.
    Cison di Valmarino addi 27 Junho 1889 – Provicia di Treviso (Passaporte)
    Pelo especial favor agradeço: Roque-48 33468622-R Celular 99794867-oi

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Caro Roque,
      Obrigada pelos votos. Treviso é sim uma cidade linda, assim como toda região. Cison di Valmarino é outro lugar maravilhoso. Tem um post no blog, se ainda não viu, faça uma busca. Um abraço e obrigada

      Isa

  3. Silvana Piveta
    Silvana Piveta says:

    Olá Isa.
    Estou estudando Treviso e principalmente Mansué de onde meu avô veio com apensas 5 anos juntamente com seus irmãos e meus bisavós (família Pivetta).
    Estou fascinada com o lugar. Pretendo conhecer ano que vem.
    Caso necessário posso pedir informações à vc, depois que tudo estiver encaminhado?
    Abraços
    Silvana

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Olá, Silvana,
      Que bom que está gostando de estudar sobre Treviso. Tem algum material aqui no blog e espero que possa aproveitar. Se tiver alguma dúvida, me escreva.
      Isa

    • Flavio Cruz
      Flavio Cruz says:

      Olá Silvana. Meu bisavô também é Pivetta, e veio de Mansuè. Provavelmente somo parentes! Entre em contato comigo para compartilharmos história. Abraços. @flaviocruzjr

  4. Celso Salvadori
    Celso Salvadori says:

    Boa Noite, meu avô também era de Treviso, será que consigo buscar alguma informação sobre ele
    Grato,
    Celso

  5. Livia Bortolini Barbosa de Souza
    Livia Bortolini Barbosa de Souza says:

    Boa tarde, dei entrada no processo de cidadania Italiana, depois que estava com todos os documentos em mãos descobri que a igreja onde meu trisavô foi batizado la na Itália foi destruída na guerra, só faltava a certidão de batismo ou de nascimento, existe alguma forma pra conseguir algum documento pra que eu possa terminar esse processo de cidadania italiana, O nome do meu trisavô é Pietro Bortolini

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Olá,Livia,
      Tudo bem? Infelizmente não tenho conhecimento sobre processo de cidadania.

      Att.

      isa

Comments are closed.