Um passeio por Soave, no Vêneto
Prosecco, Valpolicella, Amarone, Bardolino e tantos outros. A riqueza do Vêneto a nível de denominações de origem de vinhos e território de produção é inquestionável. A região é a maior produtora de vinhos da Itália e referência mundial do setor. Isso quer dizer que uma viagem pelo Vêneto pode te proporcionar muito mais do que uma simples visita aos pontos turísticos e cidades mais importantes, mas sim um mergulho na cultura do vinho e do território.
Verona é uma cidade com vários pontos de interesse para os amantes do vinho. As colinas veroneses são conhecidas pela produção do famoso Amarone, um dos vinhos mais apreciados do mundo e a proximidade com o Lago de Garda proporciona um clima ideal para o cultivo de uvas Corvina, Rondinella e Molinara, as mesmas utilizadas para produzir o famoso Valpolicella, tanto conhecido aí no Brasil.
Bem pertinho de Verona, pouco antes de chegar à cidade (para quem vem de Veneza), está Soave, uma cidadezinha medieval graciosa que vale a pena visitar. Como tantas cidades medievais aqui na Itália, Soave é cercada por uma muralha e é muito gostoso percorrer com calma suas ruas e ver o vai e vem dos moradores. O ponto alto é o Castello, que é o emblema da cidade com sua muralha de 24 torres e cercado de parreiras. No período do ano em que os cachos de uva estão crescendo, é um visual encantador.
Por detrás do castelo entrei em uma pequena trilha no meio do verde que leva de volta à cidade. É um passeio muito agradável. Uma visita a Soave não vai ser completa se você não experimentar o Soave. Saborear um vinho em seu próprio território de produção é uma experiência que tem um sabor indescritível, só vivendo pra poder sentir,tem coisas que não dá pra contar. O Restaurante e Enoteca Il Drago, pouco antes da ruazinha que leva ao castelo serve pratos deliciosos a um preço bem razoável. Primo (massas) de 8 a 11 euros e secondi (carne ou peixe), de 13 a 20 euros.
Acompanhados claro de uma bela taça de soave. O Soave é feito a partir das uvas garganega e trebbiano di soave e tem um gosto delicado (soave) com toques cítricos e notas de amêndoas e perfume de flores. Uma versão preciosa é o Recioto di Soave, um vinho branco doce com toques de mel e damasco. O Soave vai muito bem com peixe, frutos do mar e queijos.
Soave èe realmente muito graciosa…foi meu o primeiro castello que visitei quando cheguei a italia…fiquei realmente apaixonada pelo ar bucolico da cidade. 🙂
Ciao, Barbara!
Vale muito a pena o passeio,vero? A cidade é pequenina e quem vai para Verona nao pode deixar de dar uma paradinha. Um beijo
Adorei! Ai que tô precisando sair mais de Malta viu rsrs…
Caramba,Jessica. É tão pertinho!! Programe-se. Tem cada “enopasseio” legal pro lado de cá! Bjão
Adorei. Quero provar o Soave agora… Nossa, gostei tanto da fotografia do filme Cartas para Julieta que teve muito da filmagem na região de Verona.
Letícia,
Eu gosto do Soave. Na verdade sou maior fã de vinho branco, ainda mais agora com esse calorão. E Verona é linda demais, fica pertinho de Soave. Eu também amei o filme,sabia. Até chorei no cinema. Maior vexame. Bjo grande
Ola Isabela, adorei o posto, tive perto dessa regiao em Março, mas nao deu tempo de ir a Soave, ficou pra proxima!!! Mas espero poder visitar logo!!!
abs
Deyse,
Que bom que você gostou. O Vêneto pode não ter toda a fama da Toscana, mas tem muito lugar legal de produção de vinho,né?
Bjo
Isa, boa noite! Estou prestes a me mudar pra Treviso e queria conversar com vc, saber de algumas dicas. Poderíamos conversar por email? Agradeço desde já.
Oi,Ana!
Claro. Manda um email pra mim no: grazieateblog@gmail.com
Bacione
Oi, moro em Pisa, quando viemos prá Italia demos um giro pelo norte, Milão , Garda, Trento, Veneza, Verona e seguimos para a Toscana … Sempre que podemos fazemos passeios por cidades pequenas por aqui! Leio sempre seus posts pois dão ótimas dicas! Vou anotar estas para um próximo giro! Bacio
Oi,Virginia,
Que legal. Morei em Pisa por um ano, em 2004. Sinto saudades do período que passei aí. Contente que goste do blog.
Um abraço,
Isa
Estou de mudança, tenho algumas cidades em mente: Vicenza, Asolo, Marostica, Soave, Chioggia, Gargamo, Brenta Riviera.
Qual você indicaria?
Beijos
Isa… sobre a alimentação… essa historia de primo e secondo… eu posso comer/pedir só um secondo sem pedir um primo??? kkkkkkkk
Claro. Pode sim!