,

Vale a pena andar de gôndola em Veneza?

Eu nunca fui a pessoa mais romântica deste mundo. E sim, admito ser um pouco crítica em relação aos clichês. Mas a vida me trouxe a Veneza, uma das cidades mais românticas do mundo e eu tive que rever meus conceitos e responder de forma diferente à pergunta: vale a pena andar de gôndola em Veneza?

A primeira vez que pisei em Veneza era um dia muito frio, ainda mais pra mim recém chegada a Europa aos 22 anos. O sonho de ver o Carnaval de Veneza estava mais para pesadelo. Frio, chuva, aquelas calles estreitas e entupidas de gente. Demorou muito para voltar e fazer as pazes com a cidade. Mais ainda para fazer meu primeiro passeio de gôndola. Foi com meu amigo Marcos que havia prometido o passeio à mãe e como eu estava junto, acabei entrando. E adorei!

andar de gôndola

Antigamente, a gôndola era utilizada no passado exclusivamente para o transporte dos venezianos. As pontes não eram numerosas como hoje e este era o único modo de atravessar a cidade.  Hoje em dia, ela é utilizada quase que exclusivamente para os passeios turísticos. Com exceção da gôndola traghetto, que atravessa alguns canais em pontos específicos da cidade. Em 1580, circulavam por Veneza 10.000 embarcações, hoje, são cerca de 500.

Para saber mais detalhes sobre a história da gôndola em Veneza, clique aqui 

Passear de gôndola custa caro. O preço para um passeio de 30 minutos é 90 euros. A partir das 19 horas a tarifa sobe para 110 euros. A gôndola comporta até 5 pessoas, mas geralmente o que a gente mais vê são casais.

andar de gôndola vale veneza

Mas a pergunta do início do post: Vale mesmo a pena andar de gôndola? Vale. Mesmo para quem, como eu, não se acha a pessoa mais romântica do mundo. O motivo é simples: somente com a gôndola você consegue “tocar” certos ângulos de Veneza que eu ouso dizer que são os mais belos.

O percurso da gôndola varia de acordo com o local onde você aborda o gondoleiro. Você pode perguntar por onde ele passa, mas o mais importante é que você peça para ele incluir no percurso os canais menores (canali minori). Dentro destes canais você irá ver uma Veneza onde só a gôndola te leva, porque não existe outro meio de chegar.

andar de gondola em veneza

As fachadas dos palácios, as hortas e jardins secretos, as casas de personagens famosos e um silêncio que só é quebrado com o sinal sonoro que o gondoleiro faz para avisar ao outro que vai passar, ou seja, a buzina deles. Nem preciso dizer que para os mais românticos, é pura poesia, um momento para admirar este lugar único e se surpreender com a ideia quase que improvável de uma cidade construída sobre as águas.

Procurando hotel em Veneza? Clique aqui

 

 

39 replies
  1. Maria Glória D'Amico
    Maria Glória D'Amico says:

    Sabe Isa, assim que cheguei em Veneza eu simplesmente detestei. Cheguei até a não me sentir bem. Tanta gente que eu achava que não tinha nada a ver com a cidade, gente assim um tanto rústica, além de uma enorme sujeira, de lixo e um cheiro nada agradável de comida jogada no chão e até de xixi.
    Fiquei 3 dias, mas no segundo dia já estava conseguindo deletar o turismo de boiada (pois nas pontes, mais parecia que havia aberto as porteiras para a boiada passar) e apreciar o que, de fato, Veneza tem de espetacular.
    Percebi, com muita nitidez, os locais irritados com este tipo de turista. Foi mesmo algo que me marcou.
    Eu tenho que voltar a Veneza, mas não sei quando. Talvez no outono, estaria menos cheia? Quero apreciar melhor esta joia da Itália.
    E foi na gôndola, que eu consegui me acalmar e constatar o quando Veneza é maravilhosa. Vale a pena sim, sim, fazer o passeio de gôndola, concordo!
    Beijoca mille.

  2. Sandra
    Sandra says:

    Fui na praca San Marco para pegar uma gondola e me ofereceram um passeio normal por 80 euros (durando 30 min) e outro passeio “maior” por 120 euros (durando 40/45 min). Tentei pechinchar, mas o gondoleiro que no começo parecia amigavel depois ficou agressivo e ate saiu de perto resmungando porque nao queria tomar prejuizo. Os outros gondoleiros vieram que nem abutres tentar nos convencer de que era um bom passeio e para fecharmos logo o passeio com o gondoleiro da vez, mas acabamos nao fechando pelo mau humor dele. No meio da praça fomos abordadas por outro gondoleiro que disse que faria ompasseio maior por 80 euros e fechamos com ele. Ele mal explicou sobre a cidade pra gente durante o passeio e durante o caminho vimos outros gondoleiros tambem que mal falavam com seus clientes. O passeio realmente correspondia ao passeio maior, mas o trajeto de 40/45 min na verdade corresponde a ida e volta. Ou seja, so andamos uns 15/20 min da praça San Marco e ja voltamos logo em seguida pelo mesmo caminho (e o trajeto da volta tambem demorou 15/20 minutos). Nao achei que valeu a pena. Acho que passeando a pe por Veneza vale muito mais a pena do que andar de gondola que sinceramente nao achei nada demais e nenhum um pouco romatica como nos filmes e reportagens.

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Sandra,
      Que pena que a tua experiência foi ruim. É sempre bom conversar com o gondoleiro antes e perguntar o trajeto que ele pode fazer. Pedir para passar pelos canais pequenos,além do Canal Grande também é uma boa. Pechinchar realmente não é aconselhável, pois os preços são tabelados. Eu pessoalmente prefiro não pegar a gôndola em São Marcos e dou preferência a outros pontos.
      Um abraço,
      Isa

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Fernanda,
      As gôndolas são tabeladas e não tenho um gondoleiro especial com quem trabalho porque são muitos e em diversos pontos da cidade.
      Um abraço,
      Isa

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Rafaella,
      Gosto de alguns pontos próximos a Rialto, mas o importante é que você peça ao gondoleiro para fazer os canais pequenos.
      Isa

  3. Renata Cavalieri
    Renata Cavalieri says:

    Oi Isa, estou programando uma viagem a Veneza com meus pais e o sonho da mamãe é andar nessas gôndolas… Vim direto o seu blog ler as dicas, porém fiquei com uma dúvida: o valor de 80 ou 100 euros é para a gôndola ou por pessoa? Quantas pessoas podem ir de uma só vez na gondola?
    Beijo querida <3

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Renata,
      O preço tabelado é 80 euros ou 100 euros à noite por passeio para a gôndola e cabem 6 pessoas.
      Espero que vocês aproveitem muito.
      Isa

  4. Eliana Valle
    Eliana Valle says:

    Eu fiquei apaixonada por essa cidade de tirar o fôlego desde a primeira vez , as cores e luzes de Veneza são inesquecíveis e o passeio de Gôndola na minha opinião imperdível

  5. Karen z
    Karen z says:

    Olá Isa estou indo em família total 6 pessoas o preço é por pessoa ?
    ou por passeio no caso por gôndola ? Obrigada amei as dicas .

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Karen,
      Preço tabelado 80 euros por 30 minutos, na gôndola cabem até 6 pessoas.

      Isa

  6. Edina Rodrigues de Lima
    Edina Rodrigues de Lima says:

    Oi Isa,
    Boa tarde querida!!
    Estou a passeio na Itália, na região da liguria, voltompro Brasil final de junho mas antes vou conhecer verona e Veneza.
    Será q eu consigo juntar um grupo pra fechar o passeio de gôndola,?
    E o percurso é a gente quem pede para o gondoleiro? Achei q fosse um trajeto já traçado.
    Eu devo ficar em Veneza alta, esse local está perto de onde sai os passeio?
    Desculpa tanta pergunta, mas estou peedidinha.
    Bjus
    E obrigada pela ajuda
    Edina

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Edina,
      Em Veneza você vai encontrar gondoleiro em vários pontos da cidade, não se preocupe. Para fechar grupos, dê uma olhada em sites que vendam este passeio em grupo, como por exemplo o Get Your Guide. O itinerário depende de onde você pega a gôndola.
      Att
      isa

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Olá,Manoel,
      O importante é solicitar ao gondoleiro de passar pelos canais menores. Eu gosto da zona de Rialto.

      Att.

      isa

  7. Maria
    Maria says:

    Olá,
    Não entendi bem o preço da viagem em Gondola…
    É 80 euros por pessoa?
    Ou com os 80 euros podem ir 6 pessoas?

    Obrigada

  8. Rodrigo Alves Lacerda
    Rodrigo Alves Lacerda says:

    Olá , boa tarde. Gostei do conteúdo. Apenas uma dúvida, posso combinar de o gondoleiro me levar da Estação até a Praça São Marcos ou o trajeto sempre termina no mesmo local?

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Olá,Rodrigo,
      Não é possível ir da estação até a Praça São Marcos de gôndola pela distância.
      Att.

  9. Maurício
    Maurício says:

    Olá Isa,

    Estou em Veneza e devo fazer o passeio de gôndola amanhã. Estou passando só pra agradecer suas dicas foram muito valiosas.

    Obrigado
    Maurício

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Olá,Mauricio,
      Que bom, eu espero que tenha aproveitado muito seus dias em Veneza.
      Um abraço,
      Isa

  10. Amanda
    Amanda says:

    Olá Isa,
    Estou indo com meu marido em março.
    Conseguiria comprar antecipado através de algum site (seguro) o passeio de gondola?
    obrigada

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Amanda,

      Não precisa comprar antecipado. Em Veneza tem gondoleiro por toda cidade e você pode fazer o passeio na hora, sem problemas.

      Att.

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Carla,
      Não. O valor de 80 euros é pela gôndola. E cada gôndola pode comportar até 6 pessoas.
      Isa

  11. susana
    susana says:

    ola, voou ate Veneza esta quinta feira e fico 2 noites, por acaso pode me aconselhar um estacionamento gratuito ou que seja cobrado ao dia. obrigado

  12. Janaína
    Janaína says:

    Gondoleiros italianos grossos. Antes de vc entrar pergunta se pode brindar. Pq não são todos q deixa beber na gôndola.

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Janaína,

      Alguns gondoleiros não são mesmo muito gentis. Entendo sua decepção. Mas realmente para qualquer coisa, quando estamos fora do nosso país, é bom perguntar antes se é permitido. Espero que sua próxima experiência seja bem melhor.

      Isa

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      olá, Adriano,

      Não acredito que seja difícil. Procure o ponto de gôndolas mais movimentado.

      Att.

      isa

  13. Luiz Augusto
    Luiz Augusto says:

    Olá Isa. Na sua opinião, quando é melhor fazer o passeio de gôndola, de dia ou a noite? Quando é mais bonito ou conseguimos aproveitar mais?
    E os gondoleiros combinam o passeio em italiano ou eles falam um pouco de portugues?

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Olá,Luiz,
      Eu particularmente prefiro durante o dia. Mas vai de cada um. Alguns falam português, eles tentam se comunicar.

      Isa

Comments are closed.